Você está aqui: Página Inicial / Direito / Corpo Docente

Corpo Docente

Para acessar ao currículo lattes basta clicar no nome do docente. 


  • Alexandra Fátima Saraiva Soares - Pós-Doutorado em Direito Público pela Università degli Studi di Messina - Itália. Doutorado e Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Direito e em Engenharia Civil; Especialização em Direito Ambiental e em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas. Atualmente é Perita do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Professora Universitária: UFMG, Instituto Metodista Izabela Hendrix e Escola Superior Dom Helder Câmara.

 

  • Alexandre Magno Caldeira Figueiredo  - Mestre em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo, Bacharel em Direito pela Universidade de Itaúna. Ex-coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atualmente é Professor do Curso de Direito Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Advogado.

  • Alexandre Magrineli dos Reis - Graduado em Direito pela UFMG (1997) e especialista em Direito Ambiental pela PUC-MG (2003), ramo com o qual trabalha há mais de dez anos em instituições do Governo de Minas Gerais (SEPLAN, FEAM e SEMAD). Atualmente é Assessor da Presidência do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Centro UNESCO/HidroEx), centro de categoria II do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. É professor da disciplina "Direito Ambiental e Sanitário" no Centro Universitário do Instituto Metodista Izabela Hendrix e de disciplinas ligadas ao direito e gestão ambiental e legislação hídrica em cursos de Pós-graduação lato sensu.Sua área pesquisa acadêmica é governança das águas, (direito e gestão de recursos hídricos e saneamento).

  • Andrezza Feltre da Cunha Peixoto - Graduada em Direito pela Universidade FUMEC (2007), Pós-Graduada em Direito Material e Processual do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2008), Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior e Gestão Educacional pelo Centro Universitário Izabela Hendrix, Mestre em Direito ? Área de Concentração ?Instituições Sociais, Direito e Democracia? pela Universidade FUMEC (2012), advogada e professora universitária.

 

  • Bernardo Augusto Ferreira Duarte - Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). É também especialista em Direito Constitucional pelo Instituto de Educação Continuada/PUC (2008) e mestre em Direito Público Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Foi estagiário docente no Curso de Direito da Unidade Coração Eucarístico, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Departamento de Direito Público. Atualmente assessor na Procuradoria da República de Minas Gerais e professor universitário do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direitos Humanos e Teoria do Direito. E-mail para contato: bernardoafduarte@hotmail.com.

 

  • Carine Silva Diniz - Possui graduação em Direito - Pontifíca Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Betim (2002) e mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e advogada de Família e Sucessões da Associação dos Oficiais Polícia Militar e Bombeiro Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes ramos: Direito Civil, Direito das Obrigações, Responsabilidade Civil, Contratos, Direito de Família, Direito de Sucessões, Direito do Consumidor e Biodireito.

 

  • Claudio Henrique Ribeiro da Silva - Graduado (1998), Mestre (2003) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor (2013) em Direito Privado pela PUC-Minas. É professor do Curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto-MG) e do Centro Universitário Izabela Hendrix (Belo Horizonte-MG). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Privado e História do Direito. 

 

  • Fernanda Alvim Ribeiro de Oliveira - Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais sob a orientação do Prof. Dr. Humberto Theodoro Júnior e aluna especial do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de São Paulo (USP) sob a coordenação do Prof. Dr. Cândido Rangel Dinamarco e José Roberto dos Santos Bedaque. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participante do programa de intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE em Brasília. Advogada com experiência na área cível, notadamente área bancária, securitária e consumerista. Experiência na gestão de escritório regional (São Paulo) com apoio à área tributária, trabalhista e administrativa. Professora Universitária dos cursos de Direito dos Centros Universitários Metodista Izabela Hendrix e Newton Paiva. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.

 

  •  Giselle Fernandes Corrêa da Cruz - Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Direito (2012) e graduada em Direito pela UFMG (2004). Atua principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Migrações Internacionais, Intermediação cultural, Justiça Restaurativa, mediação de conflitos, prevenção social à criminalidade e violência e acesso à justiça. Pesquisadora do Projeto de Intermediação Cultural com imigrantes do Programa de Pesquisa-ação Cidade e Alteridade da UFMG. Pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais de Minas Gerais. Professora no curso de graduação em Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - CEUNIH. Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos do CEUNIH. Coordenadora dos Projetos de Extensão universitária: Justiça Restaurativa Comunitária e do Projeto Mediação de Conflitos do Núcleo de Práticas Jurídicas do CEUNIH. Atuou como Coordenadora/ gestora do Projeto Justiça Restaurativa executado no âmbito da parceria Ministério da Justiça-Governo de Minas Gerais (2014). Atuou como supervisora de metodologia do Programa Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Defesa Social (2005-2010). Mediadora de Conflitos pelo Programa Pólos de Cidadania da UFMG (2007) e pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil - IMAB (2009).

 

  • Guilherme Cardoso Vasconcelos - Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e Pós graduação em Direito Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. É mestrando na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na linha de pesquisa Direitos Humanos: Processo de Integração e Constitucionalização do Direito Internacional. É professor da graduação em Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e de da disciplina de Direitos Humanos na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, ACADEPOL-MG.

 

  • Helena Lanna Figueiredo - Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é advogada e professora universitária. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil.

 

  • João Lopes - Graduado em Direito. Especializado em Direito Penal, Processual Penal e Criminologia. Mestre em Administração Pública/Fundação João Pinheiro. Experiência no ensino jurídico e em gestão pública.

 

  • José Aparecido de Oliveira - Membro da Pró-Reitoria Acadêmica; Coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica e Coordenador Editorial do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Filosofia do Direito, Ética, Bioética, Sociologia e Humanidades do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Antropologia, Filosofia e Metodologia Científica da Faculdade de Estudos Administrativos de MG, FEAD. Membro do Núcleo Docente Estruturante. Doutor em Ciências da Comunicação pela Umesp, jornalista graduado pela Fundação Cultural de Belo Horizonte (2002); especialista em Docência de Filosofia pela Unimes (2008) e teólogo pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Editor, instrutor e consultor de editoração científica. Pesquisador do Grupo de Estudos de Comunicação e Linguagem e do Programa de Pesquisa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

 

  • Laysa Maria Akeho - Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialização em Psicologia da Educação: psicopedagogia preventiva pela Pontifícia Univeridade Católica de Minas Gerais (2005) e mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2013). Finaliza especialização em Psicologia Clínica: existencial e gestáltica pela Faculdade de Estudos Superiores de MInas Gerais (FEAD). Possui ProLibras para docência em ensino superior (2010) e estudou Libras na ASMG_BH. Atualmente é integrante do projeto de extensão Inclusão Social e Educacional de Pessoas com Deficiência no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e nesta instituição é docente nos cursos de Licenciatura (Pedagogia, Música, Ciências Biológicas, Educação Física), Fonoaudiologia, Teologia, direito e Enfermagem. Ministra disciplinas de LIBRAS, P.P.Educação Inclusiva, Tópicos especiais em educação e linguagem, P.P projetos interdisciplinares, Psicologia da Aprendizagem e Teoria do desenvolvimento. É Psicóloga clínica bilíngue (Libras/Português-Português/Libras) de orientação Fenomenológico-Existencial. Nos últimos anos, atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Inclusão, língua de sinais, psicologia e fenomenologia. Aprovada em Concurso Público para atuar como professora de Libras na UFVJM (DOU de 01/10/2014).

 

  • Leonardo de Carvalho Barbosa - Advogado Criminalista. Procurador Geral do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Futebol. Professor de Processo Penal da Faculdade de Direito do Cento Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual do IEC PUC MINAS. Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual da Universidade FUMEC. Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Desportivo do CEDIN. Mestre em Processo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos.

 

  • Leonor Natividade de Medeiros Campos - Possui três graduações em PSICOLOGIA, sendo: Bacharelado e Formação de Psicólogos pelo Centro Universitário Newton Paiva (1981), graduação em Licenciatura Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1980) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). E, várias especializações e experiencia profissional. Desde 2002 até o momento é docente do ensino superior e orientadora de monografias e artigos científicos (TCC) do CENTRO UNIVERSITÁRIO IZABELA HENDRIX , faz atendimento Psicológico a discentes, docentes, funcionários do Centro Universitário e coordena o setor de Orientação Profissional vinculado ao núcleo de estágios da Instituição. Tem experiência profissional como: a) Psicóloga Educacional: ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, orientação a pais, professores e coordenação pedagógica; b) Psicóloga Organizacional: atuando em consultoria de: gestão de pessoas, cultura organizacional., clima organizacional, pesquisa de clima organizacional. e terceiro setor. Treinamento e Desenvolvimento; Cursos de pequena duração. Motivação; Dinâmica de grupo e outros. c) Docente do ensino superior desde 1989 até o momento. Registro no CRP de Minas Gerais sob o número: 04/3487.

 

  • Lucas Zandona Guimarães -  Mestre em Ciência Política (2011), Bacharel em Ciências Sociais (2015) e em Direito (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ouvidor da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais - AOPMBM. Professor Universitário. Especialista em Direito Processual. Especialista em Direito Público Advogado militante em Belo Horizonte.

 

  • Luciana Calado Pena - Mestre em Direito pela Universidade FUMEC (2012). Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2002). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2004). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2001). Experiência na Docência Superior há mais de 10 (dez) anos, desempenhando função de apoio a gestão e coordenação do Curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix desde 2011. Advogada há mais de 10 (dez) anos, com ênfase em Direito Civil e Direito Administrativo, atuando especialmente com os seguintes temas: família, sucessões, administração pública, contratos, Lei n. 8.666/93. Foi assessora Jurídica da Auditoria Setorial da Polícia Militar de Minas Gerais exercendo a análise de Processos de Licitação, Auditoria de Gestão e Auditoria Operacional. Também atuou como assessora Jurídica da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais auxiliando na análise e parecer em todos os atos afetos ao treinamento, à formação e ao aperfeiçoamento dos oficiais e praças da Polícia Militar de Minas Gerais. 

 

  • Manuel Alfonso Díaz Muñoz - Possui graduação em Ciências Eclesiásticas - Facultad Teológica Del Norte de España (1989), licenciatura em Psicologia - Universidad de Deusto (1987), doutorado (2011) e mestrado (2006) em Teologia, na área de Religião e Educação, pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo, RS)e mestrado em Psicologia Social pela Universidad del Pais Vasco (2007). Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos e educação para a paz. Sua tese, "Educar para paz: comportamentos pró-sociais" obteve Menção de Honra no Prêmio Capes de Teses 2012.

 

  • Marcelo Jabour Rios - Possui graduação em direito pela UFMG (1993), mestrado pela PUC/MINAS (2003) e doutorado pela USP (2015). Atualmente é sócio da Lex Legis Consultoria Tributária e da Jabour Rios sociedade de advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente em relação aos tributos que incidem sobre o consumo (ICMS/IPI/PIS/COFINS/ISSQN). É articulista do jornal Valor Econômico.

 

  • Maria Luísa Costa Magalhães - Doutoranda em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Graduação em Direito pelo Instituto Vianna Júnior (2001) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Atualmente é professora da Faculdade de Direito da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Possui experiência na área de Direito Processual, com ênfase em Teoria Geral do Processo, Processo de Conhecimento, Processo de Execução e Procedimentos Especiais.

 

  • Rafael dos Santos Queiroz - Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2005) e especialização em Direito Tributário pela PUC-MG. Está cursando regularmente o mestrado em Direito Público pela PUC-MG. Atualmente é advogado - Cassini Queiroz e Fialho Advogados e professor do Centro Universitario Izabela Hendrix, nas disciplinas de Direito Tributário I, II e Prática Tributária e Conselheiro no Conselho Administrativo de Recursos Tributários da Prefeitura de Belo Horizonte.