Você está aqui: Página Inicial / Direito / Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 10/11/2015 16h18

O Centro Universitário Metodista, de uma maneira geral, se preocupa com a formação de profissionais com alto grau de precisão técnica, todavia, sem olvidar das competências crítico-reflexivas, voltadas para o desenvolvimento multidisciplinar como forma de se estabelecer uma intercomunicação entre profissionais das mais diversas áreas, bem como, em formar não apenas o profissional, mas a pessoa humana, que assume uma responsabilidade social em um projeto social emancipatório.

 

Por isso mesmo, em consonância a essa ótica, o Curso de Direito formará o profissional do Direito preparado para uma sociedade em rápida e permanente mudança. Este profissional deverá, portanto, estar apto a responder, competência as demandas deste mundo, o que só será possível com uma sólida formação teórica e prática que lhe dê segurança nos desafios diários. Esse novo profissional do Direito deve estar preparado para essa sociedade complexa e fluida, lidando com a alta tecnologia da informação e da biotecnologia, com repercussões no direito à intimidade, no direito à saúde, no direito à informação, no direito ambiental, no direito urbanístico, no direito do consumidor, no direito empresarial, no direito à propriedade e essencialmente sem desconsiderar a preocupação com a liberdade e os Direitos Humanos nos seus muitos aspectos.

 

Naturalmente, o perfil desejado do formando de Direito repousa em uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídico-sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

Nesse sentido, o curso deve proporcionar condições para que o formando possa, ao menos, atingir as seguintes características em sua futura vida profissional:

 

  • Permanente formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais.

 

  • Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional.

 

  • Capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito a partir da constante pesquisa e investigação.

 

  • Capacidade para equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com as demandas individuais e sociais.

 

  • Capacidade de desenvolver formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos.

 

  • Capacidade de atuação individual, associada e coletiva no processo comunicativo próprio ao seu exercício profissional.

 

  • Domínio da gênese, dos fundamentos, da evolução e do conteúdo do ordenamento jurídico vigente.

 

  • Consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

 

  • Formar bacharéis em Direito com habilitação suficiente para, uma vez atendidas as exigências de ingresso, o exercício de uma das muitas profissões jurídicas, tais como a advocacia, a magistratura, o ministério público e o magistério
            

              EDUCAR


              O QUE VOCÊ SABE

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”

Nelson Mandela

 

A educação é o bem mais precioso de uma nação. O homem que busca mais na vida, procura seus sonhos e realiza conquistas através da educação. Não existem vitórias sem esforço e sem trabalho. A continuidade do processo de busca por conhecimento é o meio pelo qual podemos estar preparados para ter sucesso.


O QUE VOCÊ NÃO SABE

O curso de Direito não é uma fábrica de Advogados. Na realidade, o curso de BACHARELADO em Direito forma, exatamente isto, bacharéis, ou seja, especialistas com conhecimento crítico.

O bacharel em Direito têm inúmeras possibilidades profissionais, além da Advocacia, existem carreiras jurídicas na Magistratura, Magistério, Promotoria, Procuradoria, Defensoria Pública, Consultorias, diversas carreiras públicas, entre outras possibilidades.

Assim, o curso do Direito é direcionada para preparar o aluno, do ponto de vista científico, intelectual e crítico, para seguir o caminho que desejar, objetivando fornecer os meios para se adquirir o conhecimento do Direito suficiente para tanto.