Você está aqui: Página Inicial / Direito / Núcleo de Prática Jurídica - NPJURIH

Núcleo de Prática Jurídica - NPJURIH

por Thiago Tamošauskas publicado 10/11/2015 18h20, última modificação 31/08/2016 17h35

O Núcleo de Prática Jurídica é um serviço social prestado pelo Curso de Direito do Instituto Metodista Izabela Hendrix. O atendimento à comunidade carente, dentro das especialidades relativas ao Direito Civil (Família, Sucessões, Contratos, Direito de Vizinhança, Consumidor, entre outras) fazem parte da tradição e compromisso da Instituição com os Direitos Humanos e valores sociais.

Sendo um escritório escola, o NPJURIH, possibilita ao aluno o contato direto com clientes e casos reais, complementando o aprendizado com a experiência prática, sobre a supervisão de advogados professores, ao mesmo tempo em que garante à população acesso ao judiciário com a devida assistência jurídica.

Atualmente, o NPJURIH funciona nos dois campi: Praça da Liberdade e Venda Nova, onde dispõe de estrutura física separada, com salas de atendimento, salas de trabalho, biblioteca, arquivo, secretaria e sala de professores. Estruturas necessárias à realização da tarefa de atender a contento a população que necessita da assistência judiciária gratuita e ao mesmo tempo, propiciar um ambiente próprio ao aprendizado e reflexão jurídicos.

A população que procura o atendimento do Núcleo é formada por assistidos(as) em situação de vulnerabilidade social, econômica e socialmente carentes. Obedecendo ao pré-requisito do perfil financeiro, qualquer pessoa, residente de qualquer zona de Belo Horizonte e imediações, poderá ser atendida pelo Núcleo, não se preterindo nenhum atendimento, exceto em razão de competência territorial constatada em ações judiciais e perfil socioeconômico, ou em razão de ter sido alcançado o patamar máximo de atendimento possível, considerando o número de alunos e professores. A atuação do Núcleo se dá perante o Fórum Lafayete de Belo Horizonte. Dependendo da situação, quantidade de professores, bem como disponibilidade, poderá haver interferência jurídica em Juizados Especiais fora das dependências da Instituição.

O Núcleo de Prática Jurídica do Izabela Hendrix atende a comunidade carente para o ajuizamento de demandas no Fórum de Belo Horizonte: direito de família, direito das sucessões, ações cíveis são objeto de nosso trabalho.

Os agendamentos são feitos pessoalmente, de segunda à sexta feira, de 14h00min as 18h00min, sendo necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e carteira de trabalho.

Campus da Praça da Liberdade: Rua Espírito Santo, n.° 1989, Lourdes, telefone 3244 7238.