Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / “Ética e Direito” é tema de palestra no Izabela Hendrix

“Ética e Direito” é tema de palestra no Izabela Hendrix

por Isabela Carvalho publicado 19/03/2019 16h52, última modificação 19/03/2019 16h56
“Ética e Direito” é tema de palestra no Izabela Hendrix

No dia 12 de março o curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou apalestra “Ética e Direito” ministrada pelo professor da Universidade de Concepción Del Uruguay, Juan Ignácio Weimberg. A palestra também contou com a participação do advogado e professor da Universidade de Bolonha da Argentina, Plauto Cardoso, que ajudou a mediar a conversa.

O convidado, professor Juan Weimberg, contou sobre os objetivos de sua palestra. “A ideia é discutir as mudanças no conceito de ética e direito para que os alunos possam adquirir as habilidades que são requeridas dentro do novo contexto que pensamos para a área. Acredito que o aluno deve sair para o mercado com uma formação sólida e com as ferramentas que são necessárias ao profissional de advocacia. Essa formação só pode ser adquirida em instituições de ensino que abrem espaço para debates, como o Izabela Hendrix”, disse.

O coordenador do curso, professor José Luiz Quadros de Magalhães, comentou sobre a realização de atividades como essa. “Esse é o primeiro evento do semestre, dentre tantos outros que queremos fazer para discutir o direito contemporâneo. Sempre ressaltamos para os alunos que estamos vivendo um momento de grandes e rápidas transformações, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Por isso, os estudantes precisam estar preparados para dialogar com outras áreas e ter conhecimentos para enfrentar as mudanças”, pontuou.

A professora Luciana Calado falou sobre importância do evento para a formação pessoal dos estudantes. "A palestra contribui para a reflexão da nossa comunidade acadêmica sobre a importância de nossas ações. Além da capacidade técnica para a qual estão sendo capacitados no curso de Direito do Izabela Hendrix, a formação promovida em Direitos Humanos e, em especial, no presente evento servem para demonstrar que o cotidiano da profissão, e até mesmo da vida, exigirão que todos nós tenhamos formação moral capaz de nos orientar na busca da justiça acima de tudo", explicou.

A atividade foi direcionada a alunos do curso de Direito e demais interessados.

Conheça o palestrante
Catedrácio para a solidariedade e a paz pelo Parlamento Internacional dos Estados para a Segurança e a Paz das Nações Unidas (ONU), Juan é advogado, docente e pesquisador nas áreas de Filosofia do Direito e Direito Constitucional. É vice-diretor do Instituto de Direito de Integração, AAJC, doutorando em Direito pela Universidad Nacional Del Litoral, Santa Fé, Argentina. Professor titular de Direito Civil I, e professor Adjunto de Direito Administrativo na Universidade de Concepción Del Uruguay, professor convidado da Universidad Católica Argentina Santa Fé. Membro da Associação Argentina de Filosofia do Direito (AAFD).