Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / Alunos do curso de Direito realizam trabalho sobre o Sistema Único de Saúde

Alunos do curso de Direito realizam trabalho sobre o Sistema Único de Saúde

por Isabela Carvalho publicado 20/12/2018 15h02, última modificação 20/12/2018 15h08
Alunos do curso de Direito realizam trabalho sobre o Sistema Único de Saúde
Foto: reprodução/vídeo

Os estudantes do 3° período do curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizaram uma oficina com o tema "Direito à saúde em tempos de crise" em que explicaram como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do projeto é debater sobre o funcionamento do sistema de saúde constitucionalmente estabelecido no Brasil.

O professor Bernardo Duarte falou sobre a importância de se conscientizar a população sobre os desafios relativos à efetivação do direito à saúde no país. “A ideia do trabalho é fazer um estudo do sistema público e do sistema privado, explorando os desafios e peculiaridades a eles atrelados, foram discutidos os desafios afetos à discussão das prestações de saúde em juízo. Pretendia-se com o projeto superar alguns mitos e melhorar o debate público sobre o tema”, pontuou.

Segundo o professor os estudantes demonstraram interesse na disciplina, elaborando um produto que extrapola o modelo convencional atrelado ao ensino. “Pelos vídeos que eles produziram percebo que eles compreenderam como o SUS é superior ao antigo sistema de saúde existente no Brasil, quais são os verdadeiros desafios a ele atrelados, principalmente, demanda crescente e diminuição gradual do orçamento. Visivelmente compreenderam a importância de um sistema universal de saúde, além de notar as suas diversas facetas preventivas e curativas. Por fim, como ocorre a complementação desse sistema público pelo sistema privado”, explicou.

O acadêmico Vinicius de Assis explicou que a realização do projeto foi baseada no livro escrito pelo professor do curso, Bernardo Duarte. “A ideia do trabalho veio do livro ‘Direito à saúde em tempos de crise’, obra escrita pelo professor Bernardo Duarte. Na atividade, exploramos o tema e debatemos durante o semestre. Com o objetivo de apresentar um pouco do que absorvemos do livro, produzimos o vídeo explicando como funciona o SUS”, afirmou.

A estudante Izabela Rodrigues falou que no decorrer do trabalho pode aprender mais sobre o SUS e como essa área do Direito é importante. “O projeto nos mostrou o real motivo pelo qual o SUS foi criado, expandiu em áreas que antes não tínhamos interesse, proporcionando estimular nosso senso crítico”, finalizou.

O livro “Direito à saúde em tempos de crise”, do professor Bernardo Duarte, terá sua 2ª edição publicada em 2019.