Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / Curso de direito realiza palestra sobre carreiras jurídicas

Curso de direito realiza palestra sobre carreiras jurídicas

por Isabela Carvalho publicado 09/04/2019 18h01, última modificação 09/04/2019 18h01
Curso de direito realiza palestra sobre carreiras jurídicas

No dia 26 de março, o curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou o Ciclo de Palestras do curso com o tema "Encontro com a Defensoria Pública: carreiras jurídicas". A palestra foi ministrada pelos Defensores Públicos Dra. Samantha Vilarinho, Dra. Francis Coutinho e Dr. Wladimir Rodrigues.

A professora, Luciana Calado, explicou os objetivos do evento. “O evento foi planejado pelo coordenador do curso de Direito, professor Dr. José Luiz Quadros de Magalhães, com o intuito de contribuir para que os discentes entendam porque os profissionais optaram pela carreira e quais os obstáculos que enfrentaram ao longo da jornada profissional. O primeiro encontro foi com a Carreira das Defensorias Públicas. A atuação do Defensor Público é fundamental para  a garantia do Estado Democrático de  Direito, pois tem como missão zelar pela dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse.

A defensora Samantha Vilarinho comentou a relevância do assunto para os alunos. “Eu acho que o aluno precisa conhecer a carreira para que depois consigam escolher qual área seguir. A faculdade de Direito é muito ampla e dá margem a uma infinidade de carreiras muito diferentes umas das outras. Se eles não conhecerem como funciona cada uma, não vão conseguir identificar a própria vocação”, falou.

A palestrante Francis Continho falou sobre a importância da participação da sociedade na atividade jurídica. “Eu trabalho com educação e direitos em um coletivo formado por professores e estudantes voluntários. Acredito que não basta falar de instituições e de sistemas de justiça. A justiça não se constrói sem o povo e sem o estudante entender que o direito se faz de uma forma mais plural e mais aberta do que dentro da academia. O direito é feito com o povo e para o povo. O direito não se faz dentro dos fóruns, ele se faz nas ruas”, explicou.

O defensor Wladimir Rodrigues abordou sobre a atuação do defensor público de forma geral e ligadas a homoafetividade e a diversidade sexual. “Esse tema é muito relevante na área jurídica e de forma geral, pois o Brasil é um pais muito diverso e extremamente LGBTfóbico. Não existe nenhum avanço em direitos da comunidade LGBT que não sejam vindos a partir do judiciário, ou seja, não existe construção de políticas públicas vindas nem do executivo nem do legislativo. É importantíssimo que os futuros advogados, juízes, promotores que aqui estão estejam a par do tema para que possamos contar com eles para avançar nessa pauta”, pontuou.

O evento foi direcionado a alunos do curso de Direito e demais interessados.