Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / Curso de Direito realiza visita ao Plenário da Jucemg

Curso de Direito realiza visita ao Plenário da Jucemg

por Jeferson Tavares publicado 23/04/2018 16h04, última modificação 02/05/2018 11h37
Curso de Direito realiza visita ao Plenário da Jucemg

No último mês, estudantes de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix visitaram o Plenário da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), em Belo Horizonte. A Junta Comercial recebeu os alunos do 1º, 3º e 4º períodos, acompanhados pela professora Carine Silva Diniz, com o objetivo de aproximá-los das atividades mercantis ligadas ao Direito Empresarial.

O evento foi aberto pelo vogal com assento no Plenário, José Ailton de Carvalho, representante da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), que explicou o papel dos vogais na Jucemg, além das competências das Turmas de Vogais e do Plenário.

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de participar das palestras de Joaquim Alhais, analista de Registro e Gestão Empresarial, que explicou a história do Direito Empresarial e da Junta Comercial em Minas Gerais. Em nome da Secretária-Geral Marinely Bomfim, Joaquim falou sobre as competências da Secretaria, e, em sequência, o papel da Procuradoria como órgão de fiscalização, consulta jurídica e de fiel cumprimento das normas legais e executivas.

O novo papel da Jucemg e os procedimentos no campo do registro empresarial ficaram a cargo de Vinícius Mourão, gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais. Mourão explicou sobre a atuação da Jucemg em simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios com a criação da Redesim, que visa gerar um procedimento integrado e unificado para o registro de empresas em todo o país, bem como os benefícios do registro digital, como segurança jurídica, comodidade e acessibilidade, uma vez que todo o procedimento de abertura, alteração e extinção de empresas passa a ser feito exclusivamente pela internet.

Para a aluna do 4º período de Direito, Isabella Cristina de Oliveira, a visita à Junta Comercial foi importante para complementação de seus conhecimentos em Direito Empresarial, além de poder se atualizar sobre as últimas práticas comerciais.

Idealizado pela Assessoria de Comunicação e coordenado pela Escola Permanente, o programa Portas Abertas recebe alunos dos cursos de Direito, Contabilidade e Administração envolvidos no registro empresarial. O programa conta ainda com o envolvimento da Secretaria Geral, Diretoria de Registro Empresarial e demais setores da autarquia.

Confira fotos da visita:

Visita Técnica à Junta Comercial