Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / Desdobramentos sociais e ambientais em Brumadinho é tema de palestra no Izabela Hendrix

por Isabela Carvalho publicado 06/09/2019 15h15, última modificação 06/09/2019 15h15

O curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 21 de agosto, uma palestra sobre os desdobramentos sociais e ambientais em Brumadinho. A atividade faz parte da disciplina Projeto Interdisciplinar.

A professora do curso de Direito, Carine Diniz, falou sobre o tema. “Neste semestre, a temática para a disciplina é tratar sobre direito minerário, responsabilidade civil, meio ambiente e preservação em Minas Gerais com ênfase nos desastres de Brumadinho e Mariana. A ideia é discutir como funcionam essas práticas e qual a responsabilidade das empresas com o meio ambiente”, disse.

Carine ainda ressaltou com é importante para os estudantes discutir as consequências do desastre. “É importante para os alunos de Direito ter conhecimento do que de fato aconteceu em Brumadinho, como estão as pessoas que sofreram com o desastre”, explicou.

O palestrante Leonardo Esteves, comentou sobre a postura do poder público em relação ao desastre. “Acredito que há uma demora dos órgãos em tomar as providências cabíveis no que diz respeito às questões ambientais e sociais que não foram avaliadas”, pontuou.

Sobre o valor acadêmico do tema, Leonardo disse que contribui para se pensar novas estratégias e formas de mineração. “Abordar uma discussão neste viés coloca em pauta como trabalhar com mais responsabilidade e quais métodos de punição devem ser adotados para que não ocorra pela terceira vez. É um trabalho grande que a Instituição tem se proposto a fazer com os alunos de Direito, que ajuda no crescimento do pensamento em sociedade”, concluiu.

Algumas ações em conjunto com a Fundação Renova, de Belo Horizonte, estão sendo pensadas para que os alunos possam fazer uma visita técnica, esclarecer dúvidas sobre os impactos, degradação ambiental e problemas sociais em Brumadinho e Mariana.