Izabela discute o Direito nas relações sociais
O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 29 de setembro, a palestra “O Direito nas relações sociais contemporâneas”. O evento contou com a participação dos professores do curso, Marcelo Jabour, Carine Diniz, Giselle Cruz, João Lopes e Luciana Calado, e discutiu questões relacionadas ao direito nos dias de hoje.
O coordenador do curso de Direito, Marcelo Jabour, explicou o objetivo da palestra. “A ideia é relembrar aos alunos quais os princípios que nos sustentam, que elegemos para nossa estrutura de representatividade e quais são os propósitos fundamentais, como linhas principais a direcionar os nossos trabalhos no Direito”, explicou.
O professor falou ainda da importância de se discutir o direito contemporâneo em épocas de eleições, como a que estamos vivendo. “O meio termo é o que se busca e só é capaz de meio termo quem conhece a história, quem possui temperança na hora de eleger os seus caminhos, e quem vota com conhecimento”, reforçou.
Os professores, João Lopes e Guilherme Cardoso, explicaram como surgiram as Fake News e como elas estão sendo usadas para disseminação de conteúdos falsos e manipulação dos resultados eleitores. Por ser um tema relativamente novo, os professores ressaltaram a necessidade de se discutir a legislação adequada para o assunto.
A professora Luciana Calado falou sobre a importância do empoderamento feminino nas redes sociais e da ocupação das mulheres em cargos majoritariamente masculinos na indústria digital.
A professora Giselle Cruz explicou o que é o revenge porn e debateu como os casos de exposição pornográfica e a pornografia de vingança devem ser tratadas pelo direito contemporâneo, levando em conta a violação da privacidade e problemas psicológicos que podem ser causados na vítima.
A professora Carine Diniz anunciou a segunda edição do e-book do consumidor. O e-book é um trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJURIH) e foi escrito pelos alunos do curso de Direito e docentes. A cartilha tem o objetivo de levar informações aos consumidores para que evitem problemas diante das relações de consumo. Para acessar a Cartilha do Consumidor clique aqui.
Veja mais sobre o evento (passe o mouse sobre a foto).