Você está aqui: Página Inicial / Direito / Núcleo de Prática Jurídica - NPJURIH / NPJURIH integra apoio à comunidade Cigana para evitar despejo

NPJURIH integra apoio à comunidade Cigana para evitar despejo

por Ilsa Martins Goncalves publicado 20/06/2018 15h22, última modificação 20/06/2018 15h29
NPJURIH integra apoio à comunidade Cigana para evitar despejo

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJURIH) do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix participou de uma reunião na prefeitura de Ibirité/MG no dia 7 de junho para tratar da ordem de despejo da Comunidade Cigana de São Pedro. O objetivo do encontro, que reuniu diversos órgãos, foi evitar o despejo de 12 famílias que habitam, há mais de sete anos, uma área abandonada que é propriedade da prefeitura. O NPJURIH, representado pela professora Carine Diniz e aluna Márcia Paranhos, também participou de uma visita, no dia 8 de junho, com a intenção de entender a ordem de reintegração de posse.

As famílias da Comunidade Cigana de São Pedro foram surpreendidas na última semana de maio com uma liminar que exigia a desocupação da área. A partir disso, uma Rede de Apoio foi criada e uma reunião foi realizada na prefeitura de Ibirité com a participação do procurador do município Wagner Fernandes Miguel e as lideranças ciganas.

Na reunião um compromisso inicial foi firmado, no qual a prefeitura se comprometeu a analisar a suspensão do processo judicial. Porém, antes da efetivação dessa medida, a Defensoria Pública de Minas Gerais da área de Direitos Humanos conseguiu suspender a ocorrência de despejo.

Aproximadamente 80 famílias ciganas vivem em Ibirité atualmente, divididas em dois acampamentos: a Comunidade Cigana de São Pedro e a Comunidade Cigana do Cascata, além de muitas outras espalhadas pela cidade.

A Rede de Apoio
A Rede de Apoio que auxiliou a Comunidade Cigana de São Pedro a evitar o despejo foi formada por: Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES), Comissão Pastoral da Terra (CPT-MG), Associação Nacional das Etnias Ciganas do Brasil (ANEC), Advogadas e Advogadas Populares da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP), Procuradoria Geral do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Edmundo Antônio Dias Neto Júnior, Núcleo de Prática Jurídica (NPJURIH) do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, professores e professoras da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade de Ibirité, Núcleo de Estudos Ciganos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Defensoria Pública Estadual (DPE/MG), representada pela Dra. Ana Cláudia Alexandre, União (DPU), Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e representação da Gabinetona da Câmara de Vereadores de BH.

Veja mais fotos da visita (passe o mouse sobre a foto):

Comunidade Cigana de São Pedro