Núcleo de Prática Jurídica presta assistência a Comunidade Cigana
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJURIH) do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix integra a Rede de Apoio que auxilia a Comunidade Cigana de São Pedro, de Ibirité. A Rede foi criada para evitar o despejo das famílias ciganas quando a prefeitura de Ibirité exigiu a desocupação da área em que elas estavam instaladas.
O NPJURIH participou de uma reunião da Mesa de Diálogos e Negociações do Governo de Minas com as Ocupações Urbanas e do Campo e também comunidades tradicionais envolvidas em conflitos socioambientais, realizada na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. Na reunião, o Núcleo foi representado pela professora do curso de Direito, Carine Diniz.
A reunião discutiu os Direitos do Acampamento Cigano São Pedro em Ibirité e contou com a presença de 12 famílias ciganas. Em junho, os representantes do NPJURIH fizeram uma visita à comunidade com a intenção de entender a ordem de reintegração de posse.
Após a assistência de toda a rede de apoio, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Armando Freire, suspendeu a liminar. A prefeitura de Ibirité terá que realocar as famílias. Negociações estão sendo feitas e o NPJURIH continua prestando apoio à comunidade juntamente com os outros integrantes da rede.
As informações sobre a reunião estão disponíveis no site do Frei Gilvander Moreira.