Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Civil / Corpo Docente

Corpo Docente

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 05/08/2020 18h49

Alexandre Souza Lopes

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Engenheiro Mecânico com ênfase em Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), graduado em Processamento de Dados pela FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura (1991) e Pós Graduado em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Newton Paiva (2010). Foi gerente de produção da Manoel Bernardes onde implementou um programa de qualidade que foi premiado. Tem 20 anos de experiência em consultoria e na docência. Na consultoria foi Sócio Proprietário da Solvermax Consultoria e Treinamentos e é parceiro de outras empresas. Desenvolveu vários projetos relacionado as áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Materiais, Modelagem da Produção, Implementação de Indicadores, Otimização de Processo entre outros. Na docência atua tanto na graduação como na pós graduação nas áreas relacionadas a Otimização da Produção, Planejamento e Controle da Produção, Cronoanálise, Gestão de Materiais, Logística e Análise Estrutural. Ministrou aulas graduação, no MBA e Educação Corporativa do IBMEC. Atuou como apoio a coordenação e professor do Instituto Izabela Hendrix. Foi diversas vezes professor Homenageado, Patrono e Paraninfo na graduação. Foi o responsável pela criação das escolas de Engenharia do Centro Universitário UNA e do Centro Universitário Newton Paiva. Atuou como Professor, Coordenador de Curso e Diretor de Instituto. Acompanhou as avaliações do MEC em oito cursos obtendo sempre o conceito 4. Trabalhou nestas instituições com o desenvolvimento de equipes, criação e melhoria de indicadores acadêmicos e financeiros, estimulo a parcerias e atividades empreendedoras, participando da criação do primeiro FABLAB de Minas Gerais. Foi membro da CPA? Comissão Permanente de Avaliação, membro do CONSEPE? Conselho de Pesquisa e Extensão e do CONSUP? Conselho Superior, participando de diversos projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão
Currículo Lattes

Carine Silva Diniz

Meu nome é Carine Silva Diniz. Possuo graduação em Direito - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Betim (2002) e mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas G,erais (2009). Atualmente, atualmente sou professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica. Sou ainda advogada e avaliadora INEP/MEC para renovação de reconhecimento de cursos de Direito na modalidade presencial. Tenho experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente no Direito das Obrigações, Responsabilidade Civil, Contratos, Direito das Coisas, Direito de Família, Direito de Sucessões, Direito do Consumidor e Direito Empresarial. Atualmente, coordeno projeto de Pesquisa e Extensão denominado Propriedade Industrial e Intelectual - Função social, econômica, jurídica e técnica no mundo globalizado e que como objeto a promoção da comunidade rural quilombola de Cachoeira dos Forros, situada em Passa Tempo/MG, para proteção de sua produção agrícola e de cultivares (em especial, do arroz vermelho produzido na região), de maneira sustentável, e consequente comercialização, por meio do registro de marca da comunidade e constituição de cooperativa.
Currículo Lattes.

Dalter Pacheco Godinho

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, especificamente sobre pavimentação com concreto de cimento Portland e pavimentos intertravados. MESTRADO em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).
Currículo Lattes

Geraldo Magela Perdigão Diz Ramos

Mestre em Administração de Empresas pela Centro Universitário Unihorizontes (2009). Especialista em Gestores de Instituições Educacionais pelo CEFET/MG (1998). Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1992). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atua na área de Educação, há 26 anos como professor das seguintes disciplinas: Estatística, Métodos Financeiros e Avaliação de Valor, Métodos Quantitativos, Administração de Materiais, Raciocínio Lógico e Matemático, Trabalho de Conclusão de Curso - Projeto e Pesquisa (Metodologia Científica). Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia da Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Graduação Tecnológica: Gestão de Negócios, Gestão de Marketing, Gestão Ambiental, Gestão de Saúde e Gestão Financeira.
Currículo Lattes

José Francisco Vilela Rosa

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Especialização em matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras e Informática em Educação, também pela Universidade Federal de Lavras; Professor titular do Centro Universitário Newton Paiva. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Construções Rurais e Ambiência e Pré-processamento de produtos vegetais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Transferência de calor, Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transporte, Hidrologia, Análise Estrutural, Climatologia, Física, Cálculo diferencial e Integral e Cálculo Numérico.
Currículo Lattes

Lucas Paglioni Pataro Faria

Possui graduação em Engenharia Mecânica (Ênfase em Mecatrônica) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente atua como professor do ensino superior nas seguintes instituições: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Centro Universitário Newton. É responsável pelos Ensaios Térmicos do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Coletores Solares e Reservatórios Térmicos realizados pelo laboratório GREEN da PUC-MG. Atua também como pesquisador do Centro Universitário UNA em projetos vinculados à Eletrobrás e CEMIG. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia térmica solar, mecânica dos fluidos, termodinâmica, transferência de calor e massa, otimização e modelagem matemática.
Currículo Lattes

Marcela Bruna Braga França Guerra

Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2008), mestrado em Engenharia de Estruturas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2010) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017). Possui experiência em Ensaios e Caracterização de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento das barras de aço adotadas no concreto armado, comportamento das propriedades microestruturais, ambientais, físicas e mecânicas do concreto dosado a partir da reciclagem de resíduos sólidos de siderurgia para estudos de sua aplicação em obras sociais e de arte corrente de engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, elementos finitos, biela-tirante e otimização topológica. Como engenheira civil, dedicou-se na realização de laudos técnicos, projetos estruturais e de reforços de torres metálicas. Atualmente, leciona disciplinas da Engenharia de Estruturas nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (IMIH) interior, projeto arquitetônico, projeto mobiliário, acompanhamento obra e detalhamento e especificação de materiais de acabamentos.
Currículo Lattes

Norma Saraiva Soares

Graduada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996), graduada em Licenciatura Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), especialização em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado Profissional em Economia de Empresas pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2009). Sócia Diretora da empresa Pension Ltda. Professora do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Experiência profissional na área Administrativa, com ênfase em Ciências Contábeis.
Currículo Lattes

Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa

Graduada em Arquitetura e Urbanismo? FUMEC. Especialista em Engenharia de Produção Civil pela FUMEC. Mestrado em Construção Civil pela UFMG. Sócia-diretora da PgB Arquitetura, Consultoria e Negócios. Professora do curso de Especialização em Construção Civil da UFMG, do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos de Engenharia da UNI-BH. Professora do Curso de Especialização em Estruturas - Newton de Paiva. Professora, auxiliar de coordenação e membro do NDE - Núcleo de Diretrizes Estruturantes do curso de graduação em Engenharia Civil do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Professora dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Representante da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído no SIMAC - Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP-H. Coordenadora do Grupo de gestão de Projetos e Desempenho do DEMC - Escola de Engenharia da UFMG. Conselheira Suplente CAUMG - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais. 2018 a 2020. Desenvolve atividades de consultoria e pesquisa na área de gerenciamento e coordenação de projetos, com ênfase em questões de construtibilidade e desempenho.

Currículo Lattes

Silas Fernandes Rocha

Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas de Caratinga (Centro Universitário de Caratinga - UNEC) (2000). Mestre em Administração pela Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo (2004). Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior e Gestão Educacional pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2017). Experiência como professor Universitário há mais de 17 anos. Ex-coordenador dos cursos de Administração e Ciências Econômicas do Centro Universitário de Caratinga ? UNEC. Ex-coordenador do curso de Administração e Ciências Contábeis no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Experiência profissional nas áreas de Marketing e Recursos Humanos. Ex-Subdelegado do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. Experiência como Diretor do Hospital BH Mater em Belo Horizonte. Atualmente professor e Assessor de Ensino de Graduação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte/Minas Gerais.
Currículo Lattes

Sílvio Xavier Santos

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy (1999), pós-graduado em Gestão Estratégia de Negócios (2004) e Mestre em Administração na área de conhecimento de Gestão em Organizações e linha de pesquisa sobre Inovação e Organizações, no MPA - Mestrado Profissional em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Atuou como Professor no Sistema SESI/SENAI por 2 anos nas disciplinas de Gestão e Planejamento Industrial e Normalização e Qualidade das Organizações. Exerceu atividade como Diretor Técnico e Desenvolvimento sendo Representante da Alta Direção para assuntos relacionados ao Sistema Empresarial na empresa Precon Industrial S.A.. Atualmente desempenha atividades de consultoria e assessoria em diversas empresas no segmento da Construção Civil - Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Gestão Técnica, Gestão Industrial, Desenvolvimento Organizacional, Recuperação de Rejeitos e Reciclagem, Sistema de Qualidade e Ambiental e Desenvolvimento de Novos Produtos pela S. Xavier Engenharia e Consultoria Ltda e ministra aulas das disciplinas Introdução a Engenharia Civil, Tecnologia das Construções, Materiais de Construções, Gestão de Resíduos na Construção Civil e Avaliação e Perícias no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.  
Currículo Lattes