Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Civil / Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 04/03/2016 15h12
Formação crítica se transforma em alternativa para problemas
Estudantes são incentivados a refletir sobre o momento da sociedade atual com intuito de criar e aprimorar tendências do mercado
 
Educar e formar cidadãos qualificados e críticos, com base em valores cristãos, para atuar na transformação da sociedade é parte da missão do Centro Universitário. Entretanto, a formação crítica não se completa sem uma reação propositiva. A reação à critica deve ser traduzida numa alternativa, numa solução, numa proposta criativa de superação de uma situação-problema. 

O cidadão criativo atua em prol de estilos de vida sustentáveis. Busca soluções alternativas para problemas comuns ao dia-a-dia, voltados para um padrão de bem-estar social, baseado em produtos e serviços sustentáveis, que viabilizem soluções eficientes e acessíveis para o cotidiano das pessoas. São práticas de inovação social sustentável que, aplicadas ao cotidiano, propiciam novos modos de vida responsáveis.
 
OBJETIVO GERAL
 
Oferecer aos egressos do Curso de Engenharia Civil uma formação genera­lista para que possam atuar em diferentes áreas de sua atuação profissional, seja na esfera de projetos, consultoria ou execução, quer seja no desenvolvimento de ativi­dades de planejamento e administração de empreendimentos voltados para o cres­cimento e fortalecimento da região em que se insere. 

OBJETIVO ESPECÍFICO

· Desenvolver práticas inovadoras no ensino de Engenharia Civil;
· Promover o espírito crítico entre os docentes e discentes, desenvolvendo a criatividade e o caráter exploratório do graduando;
· Desenvolver a capacidade de trabalho do futuro profissional, tanto do ponto de vista prático quanto teórico; 
· Favorecer o desenvolvimento de habilidades particulares, de acordo com as aptidões, o interesse e o ritmo próprios do aluno identificado pelo corpo docente; 
· Apresentar atividades que revelem os alunos potencialmente capazes de se dedicarem a atividades voltadas para a carreira docente e para a pesquisa; 
· Desafiar o aluno a manifestar e desenvolver sua capacidade de liderança e de tomada de decisões; 
· Formar profissional capaz de delimitar problemas, definir objetivos e metas, bem como adotar metodologias de trabalho adequadas; 
· Intensificar a formação humanística do futuro profissional; 
· Oferecer ao egresso a possibilidade de desenvolver uma formação continua­da
· Possibilitar, através de vivências, que o perfil profissional agregue o valor de responsabilidade social no exercício da atividade de engenheiro. 
· Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.