Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Civil / Matriz Curricular

Matriz Curricular

por marcelo.figueiredo — publicado 29/08/2016 10h17, última modificação 11/07/2018 11h19

Coordenação: Derival das Graças Martins Rosa
Duração do Curso: 10 semestres
Ato de autorização: Resolução Conselho Universitário nº. 18, 06 de novembro de 2008
Reconhecimento: Portaria n° 38, de 15 de fevereiro de 2013
Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Aguardando divulgação da nota do ENADE 2014

 

1º Semestre

Introdução à Engenharia

Carga Horária: 40h
Ementa: Conceito de Engenharia. Regulamentação Profissional. Atribuições do Engenheiro; Sistema profissional CONFEA E CREA. O SENGE Minas Gerais. A Evolução da Engenharia; O Engenheiro, o Cientista e a Sociedade. As engenharias no contexto sócioeconômico Brasileiro. Campos de atuação e mercado de trabalho. O exercício profissional da Engenharia. As atribuições profissionais. As responsabilidades profissionais. A ética profissional. Boa Comunicação Anotação de responsabilidade técnica. Salário mínimo profissional. Normatização e a ABNT.

Introdução ao Cálculo

Carga Horária: 40h
Ementa: Números Reais. Produtos notáveis. Fatoração. Frações algébricas. Funções reais: Domínio, Imagem e Gráficos. Composição de Funções. Função par, ímpar, composta e cálculo da inversa. As principais funções Elementares (incluindo gráficos, equações e inequações): Linear, Quadrática, exponencial e Logarítmica.

Metodologia Científica

Carga Horária: 40 h
Ementa:
 Análise dos procedimentos técnicos e metodológicos de preparação, execução e apresentação da pesquisa científica. Estudo das formas de elaboração dos trabalhos acadêmicos e normas técnicas neles utilizadas. Tipos e modalidades de pesquisa científica: classificação das pesquisas; tipos e estruturas básicas; e diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa. Etapas de realização uma pesquisa científica: seleção do tema e referencial teórico, estabelecimento do problema e justificativa, definição de hipóteses, seleção das fontes de pesquisa, categorias de análise, instrumentos de coleta de dados, coleta e representação dos dados obtidos, análise, crítica e interpretação dos resultados. Estrutura de apresentação de trabalhos científicos. Documentação, anotações e fichamento. Organização do trabalho acadêmico. Normas da ABNT.

Lógica Computacional

Carga Horária: 40h
Ementa: 
Introdução ao estudo das operações lógicas. Bases numéricas, conversões e aplicações. Portas lógicas. Estudo das equações de saída das principais portas lógicas. Redução de equações lógicas com aplicação dos teoremas da álgebra de Boole. Montagem dos circuitos lógicos a partir das equações dadas e de algoritmos. Minitermos e desenvolvimento das equações a partir da tabela verdade de saída dos circuitos.

Desenho Técnico e Computacional

Carga Horária: 80h
Ementa: Conhecimento e utilização dos materiais e instrumentos utilizados para a representação gráfica do projeto. Identificação das normas e convenções da ABNT para desenho técnico. Estudo do desenho projetivo, desenho geométrico e da axonometria, isométrica e oblíqua. Aplicações do desenho à engenharia. Utilização de software CAD. Modelamento geométrico 2D. Escrita em desenhos técnicos. Uso de sistemas de camadas; formatos ABNT; blocos e hachuras; dimensionamento e cotagem. Elaboração e plotagem de desenhos em 2D.

Química Geral e Inorgânica

Carga Horária: 80h
Ementa: Apresentação dos conceitos de átomos, elementos e distribuição eletrônica. Estudo das ligações químicas e das forças intermoleculares. Introdução às características das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos). Estudo das reações químicas. Apresentação de metodologias para balanceamento de equações químicas. Introdução às noções de cálculo estequiométrico. Introdução às noções de eletroquímica.

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Carga Horária: 80h
Ementa: Matrizes. Determinantes. Sistemas de equações lineares. Espaços Vetoriais: definição e exemplos. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores: soma, produto por escalar; produto interno, produto vetorial e produto misto. Estudo da reta (plano e espaço), ângulo entre retas, intersecção de retas.

 

2º Semestre

Algoritmos e Programação

Carga Horária: 80h 
Ementa: 
Introdução ao Sistema Computacional: hardware e software. Definição de algoritmos. Tipos de dados, variáveis e constantes. Estruturas de Decisão, Introdução à Linguagem de Programação, Estrutura Condicional com Múltiplas Possibilidades de Escolha. Repetição Controlada por Variável. Repetição Condicional com teste no Início e no Final.

Probabilidade e Estatística

Carga Horária: 80h
Ementa: Introdução à Estatística: descritiva e inferencial. Estudo de populações e amostras. Introdução às séries estatísticas. Análise de gráficos. Estudo da distribuição de frequências. Estudo das medidas de posição e de dispersão. Análise de correlação e regressão linear. Estudo de probabilidades. Introdução às distribuições discretas e contínuas: Normal, Binomial e Poisson. Introdução aos testes de hipótese com uma amostra.

Saúde e Segurança do Trabalho

Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos de segurança do trabalho e saúde na perspectiva das relações sociais de produção. O impacto do processo da organização e condições de trabalho sobre a saúde. Caracterizar os fenômenos de desgaste, doenças e sofrimento psíquico dos trabalhadores. Estudo da portaria 3214 - Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Normas Regulamentadoras. Instrumentos e metodologia para implantação de um SGASST - Sistema de Gerenciamento Ambiental de Saúde e Segurança do Trabalho. Análise e gerenciamento de risco. Certificações de sistema de saúde e segurança do trabalho. Saúde e Segurança do Trabalho – OHSAS 18.001 e 18002.

Redação Técnica
Carga Horária: 40h

Ementa: Processamentos de leitura e funções de linguagem. O texto e suas condições de produção. O texto, os elementos de textualidade e processos argumentativos. Produção e recepção de textos que circulam em esferas de atividade social em que atua o profissional desta instituição. Leitura e produção de textos técnicos e científicos: resumo, esquema, síntese, relatório, resenha, artigo, projeto, monografia.

Cálculo I

Carga Horária: 80h
Ementa: Números reais. Funções de um variável real. Limite e continuidade de funções de um variável real. Derivada de funções de um variável real. Regras avançadas de derivação. Otimização de funções de uma variável. Teorema Fundamental do Cálculo. Teorema do Valor para derivadas. Aplicações da Derivada. Regra de L’Hôpital . Noções de Integração.

Física I

Carga Horária: 80h
Ementa: Dimensões e sistemas de unidades. Vetores e operações vetoriais básicas. Cinemática da partícula. Leis de Newton. Estática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação da energia. Momento linear e sua conservação. Noções de Colisões. Noções de momento angular da partícula e de sistemas de partículas. Noções de rotação de corpos rígidos.

 

3º Semestre

Equações Diferenciais A

Carga Horária: 40h
Ementa: Equações Diferenciais Ordinárias de primeira , segunda ordem e ordem n. Métodos para resolução de equações diferenciais. Sistemas de equações diferenciais. Aplicações de equações diferenciais.

Sistemas de Gestão

Carga Horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos, evolução, métodos e ferramentas para gestão e aperfeiçoamento da qualidade. Apresentação da importância da gestão da qualidade, da produtividade e da normatização para o desenvolvimento do país e dos negócios. Explanação dos Sistemas de Gestão, seus princípios, relação com o cliente e suas vantagens. A visão processual das organizações e sua gestão.

Cálculo Numérico

Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos e aspectos gerais da Análise Numérica: modelagem, particularidades e erros associados. Algoritmos de solução numérica de problemas matemáticos: sistemas lineares, interpolação, ajuste de curvas, raízes de equações.

Cálculo II

Carga Horária: 80h
Ementa: Integrais definidas.Técnicas de integração. Cálculo de áreas.Cálculo de volumes de sólidos de revolução.Integrais impróprias.Sequências.Séries infinitas.Testes de convergência.Séries de Taylor e Maclaurin.Séries de potência. Secões cônicas. Superfícies cônicas. Superfícies quádricas.

Mecânica Geral

Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução aos fundamentos conceituais de mecânica com ênfase em estática. Princípios de representação de forças no plano e espaço, da aplicação de operação com vetores e do uso das condições de equilíbrio de uma partícula, ou de um corpo rígido, na busca de solução de problemas em mecânica.

Ciência e Tecnologia dos Materiais

Carga Horária: 80h
Ementa: Tipos de Materiais – metais, cerâmicas, polímeros e compósitos (aspectos físicos e químicos (ligações químicas); Materiais aplicados em Engenharia: Aços, ligas de Ti, Al, Mg, Cu, Zn, Ni, Cr, Co, W etc. Exemplos e aplicações de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos; Estrutura Cristalina – sistemas cristalinos e redes cristalinas; Defeitos Cristalinos – importância (aplicações), vantagens e desvantagens; Propriedades Mecânicas (ensaio de tração); Relação entre estrutura cristalina X propriedades mecânicas; Diferença entre as propriedades químicas e mecânicas dos metais, cerâmicas, polímeros e compósitos utilizados em engenharia; Difusão – mecanismos e a relação desta com os processos de aumento de resistência mecânica; Diagrama de Fases – ênfase para o sistema Fe-C e discussão da microestrutura/fases (estrutura de grãos); Mecanismos de aumento de resistência mecânica por defeitos cristalográficos, difusão e alteração da microestrutura; Desempenho dos Materiais: Falhas (fratura, fadiga e fluência), Tribologia (desgaste, atrito e lubrificação) e Corrosão; Ensaios Não-Destrutivos e Destrutivos (descrição e finalidade dos principais ensaios); Caracterização / Técnicas de análise dos materiais (descrição e finalidade das principais técnicas empregadas).

Física II

Carga Horária: 80h
Ementa: Lei zero da termodinâmica. Primeira lei da termodinâmica. Quantidade de calor. Calor específico. Calor e trabalho. Noções da teoria cinética dos gases. Segunda lei da termodinâmica. Entropia e noções de maquinas térmicas. Oscilador harmônico simples. Energia no movimento ondulatório. Noções de oscilações forçadas e amortecidas. Frequência natural de ressonância. Noções da óptica geométrica; reflexão, lentes e espelhos. Noções da óptica ondulatória: refração, difração, interferência e polarização.

 

4º Semestre

Resistência dos Materiais I

Carga Horária: 80h
Ementa: Fundamentos metodológicos de resistência dos materiais. Princípios de sistemas em equilíbrio e dos métodos de cálculo de forças e momentos internos de elementos estruturais bem como das tensões nominais e deformações resultantes. Demonstração destes métodos e de recursos para resolução de problemas fundamentais para o cálculo de estruturas em diferentes materiais.

Noções de Direito

Carga Horária: 40h
Ementa:
 Noções gerais de direito: Acepções da palavra Direito; breve conceito de Direito. Direito Objetivo e Direito Subjetivo; Direito e Moral; Caracteres do Direito. Direito Civil: Personalidade e Capacidade; Fatos e Atos Jurídicos; Direito de Propriedade; Propriedade Industrial; Propriedade Intelectual. Direito do Trabalho: Conceitos de Empregado e Empregador; Direito Coletivo do Trabalho; Direito Individual do Trabalho. Legislação Profissional Administrativo: Administração Pública; Atos Administrativos; Contratos Administrativos; Poder de Polícia; Propriedade Pública; Intervenção no Domínio Econômico e na Propriedade Privada. Código de defesa do consumidor.

Cálculo III

Carga Horária: 80h
Ementa: Comprimento de arco . Funções de várias variáveis. . Limites e continuidade de funções de varias variáveis. Derivadas e diferenciação de funções de várias variáveis. Diferencial exata..Aplicações das derivadas parciais. Multiplicadores de Lagrange.

Introdução à Economia

Carga Horária: 40h
Ementa: Funcionamento do sistema econômico, análise dos seus principais agentes e fluxos, incluindo as formulações teóricas estudadas na macro e microeconomia, desenvolvendo competências para aplicação dos conceitos nas organizações.

Mecânica dos Fluidos

Carga Horária: 80h
Ementa: Estudo das propriedades dos fluidos (Fluidoestática e Fluidodinâmica); Aplicação da equação fundamental da hidrostática e da Lei de Pascal, Pressão Absoluta e Pressão Manométrica; Forças hidrostáticas em superfícies planas submersas; Equilíbrio dos corpos flutuantes; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli para fluidos ideais e reais; Perda de Carga; Ábaco de Moody; Cálculo da potência fornecida por uma bomba para o escoamento de um fluido em um conduto de seção circular constante; Aplicação da equação da quantidade de movimento em regime permanente; Análise Dimensional - Semelhança; Noções de Instrumentação para medida das propriedade dos fluidos e dos escoamentos.

Física III

Carga Horária: 80h
Ementa: Lei de Coulomb: conceito de interação entre cargas. Lei de Gauss: conceito de campo elétrico. Corrente elétrica. Variação da corrente elétrica. Introdução à teoria de circuitos. Lei de Ohm: circuitos em série e em paralelo. Voltímetro e amperímetro. Lei de indução de Faraday – Lenz. Lei de Gauss para o magnetismo. Lei de Ampère - Maxwell

 

5° Semestre

Empreendedorismo e Inovação I

Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos de Empreendedorismo e inovação. Empreendedorismo digital. Intraempreendedorismo. Perfil e habilidades empreendedoras. Estágios na criação de um negócio. Delimitação da estrutura e desenvolvimento do negócio. Pesquisa mercadológica. Planejamento de marketing. Plano operacional. Plano financeiro.Laudo de viabilidade. Formação de preços. Aspectos jurídicos do empreendimento. O Direito entre o imaginar, o planejar e o realizar. Os Direito Básicos do Consumidor. Panorama do Direito do Trabalhador. Os Regimes Tributários que regem os negócios. Excertos do Direito Societário Aplicáveis ao Empreendedorismo. Estruturação do Canvas.

Gestão de Resíduos Sólidos

Carga Horária: 40h
Ementa: Resíduos sólidos: conceito, classificação e caracterização. Atividades de limpeza urbana: acondicionamento, coleta, transporte e transferência, tratamento. Coleta seletiva. Reciclagem. Tratamento e disposição final dos resíduos sólidos, compostagem, incineração, pirólise, aterros sanitário e controlado, manejo de biogás e chorume. Gestão dos resíduos sólidos. Resíduos sólidos da construção civil e resíduos especiais. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS e Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC.

Optativa I

Carga Horária: 40h
Ementa:  Conjunto de disciplinas a serem ofertadas para composição da formação do aluno. Estas seguirão características de formação complementar e serão definidas pelo colegiado do curso. Sua oferta se dará por demanda de matrícula dos discentes do curso. A ementa será detalhada quando da definição dos tópicos pelos docentes selecionados para a disciplina.

Topografia e Cartografia

Carga Horária: 80h
Ementa: Apresentação do campo da Topografia, recursos e aplicações na engenharia. Sistema Internacional de Unidades aplicado à Topografia. Noções de Cartografia, Sistema UTM e Sistema Geodésico Brasileiro. Escalas. Equipamentos Topográficos. Planimetria. Ângulos e direções. Azimutes e Rumos. Declinação Magnética. Poligonação e Irradiação. Altimetria. Planialtimetria. Curvas de nível. Levantamento Topográfico. Desenhos Topográficos. Normalização - ABNT, NBR 13.133/94 (Execução de levantamento topográfico). Cálculo de áreas e volumes. Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Hidráulica de Condutos Forçados

Carga Horária: 80h
Ementa: Estudos do escoamento em condutos forçados e da perda de carga, influência da linha piezométrica com relação ao perfil da tubulação, condutos equivalentes e redes de condutos. Estudo e desenvolvimento de instalações elevatórias: altura manométrica, potência, rendimento, diâmetro econômico da tubulação de recalque; classificação e tipos de bombas; escolha de bombas centrífugas, curva de bombas e curva dos sistemas, operação de múltiplas bombas, cavitação em bombas.

Tecnologia das Construções - Serviços Preliminares, Estrutura e Vedações

Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução sobre processos e técnicas construtivas na construção civil. Procedimentos legais para o início da obra. Estudos preliminares: Conceitos e definições, noções de viabilidade, dados básicos para a elaboração de elementos de anteprojeto e projeto. Implantação da edificação: Canteiro de obras, instalações provisórias, movimentação de terra e locação de obra; Fundações, Tipos e métodos executivos; Estruturas: Tipos e métodos executivos, fôrma, armação, concreto e lajes; Vedações verticais, Alvenaria: materiais utilizados e técnicas construtivas.

 

6º Semestre

Saneamento Básico

Carga Horária: 40h
Ementa:  O saneamento básico - saúde pública, órgãos de saneamento, serviços públicos, padrões de qualidade das águas, Parâmetros de qualidade de águas de abastecimento e águas residuárias; Concepção de sistemas de tratamento de águas de abastecimento; Concepção de sistemas de tratamento de esgotos.

Equações Diferenciais B

Carga Horária: 40h
Ementa: Equações diferenciais ordinárias de primeira e segunda ordem. Métodos para resolução de equações diferenciais. Sistemas de equações diferenciais. Transformada de Laplace. Noções de equações diferenciais parciais.

Materiais de Construção - Cimento, Argamassa e Concreto

Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução à ciência dos Materiais. Materiais para Construção Civil. Aglomerados Hidráulicos e Aéreos. Agregados: Tipo e características. Cimento: tipos e características. Concreto: Dosagem, estrutura, características das primeiras idades. Propriedades do concreto endurecido (resistência, estabilidade dimensional, durabilidade). Concretos Especiais: Tipos e características.

Mecânica dos Solos I

Carga Horária: 40h
Ementa: Origem e Formação dos Solos. Análise granulométrica e Sedimentação. Índices de Consistência (Limites de Atterberg): Limite de Liquidez; Limite de Plasticidade; índice de Plasticidade. Estruturas dos Solos e Índices Físicos. Compacidade e Consistência. Identificação Tátil-Visual dos Solos. Prospecção do Subsolo. Classificação dos Solos. Solos Orgânicos e Solos Lateríticos. Compactação: Ensaio Normal de Compactação; Influência da Energia de Compactação; Estrutura dos Solos Compactados; Compactação.

Gestão e Liderança

Carga Horária: 40 h
Ementa: Habilidades e competências de gestão e liderança. Funções gerenciais do líder. Estilos e abordagens de liderança. Comunicação e motivação. Equipes de alta performance. Papéis contemporâneos do líder.

Hidráulica de Escoamento Livre

Carga Horária: 80h
Ementa: Características Básicas dos Escoamentos Livres: escoamentos livres e forçados; parâmetros geométricos e hidráulicos característicos; variação da pressão e da velocidade. Energia e Controle Hidráulico: regimes de escoamento; o número de Froude; caracterização do escoamento crítico; ocorrência do regime crítico (controle hidráulico); transições. Escoamento Uniforme: caracterização; equação de Manning; cálculo do escoamento uniforme (verificação do funcionamento hidráulico, dimensionamento hidráulico, seções circulares); coeficiente de rugosidade de Manning; coeficiente de rugosidade para seções compostas. Software para dimensionamento hidráulico. Escoamento Gradualmente Variado: caracterização do escoamento gradualmente variado; análise das linhas d’água; cálculo da linha d’água no escoamento gradualmente variado; cálculo em condições de vazão não definida. Escoamento Bruscamente Variado: caracterização do escoamento bruscamente variado; ressalto hidráulico; força específica. Princípios de Hidráulica Fluvial: escalas e dinâmica da configuração dos sistemas fluviais; processos de formação do canal fluvial (transporte de sedimentos, características do leito fluvial, tensão de arraste, ábaco de Shields); quantificação do transporte de sedimentos; morfologia do leito e do canal fluvial em escala local; morfologia dos sistemas fluviais. Estruturas Hidráulicas de Condução: canais; pontes; bueiros. Estruturas Hidráulicas de Reservação e Controle: barragens; vertedores; dissipadores de energia.

Instalações Elétricas Prediais

Carga Horária: 40h
Ementa: Projeto de instalações elétricas prediais: definições, simbologia,previsão e localização de cargas elétricas, quadro de cargas,cálculo de demanda, dimensionamento de eletrodutos e condutores, luminotécnica, aterramento elétrico, proteção contra sobrecargas, curto-circuitos e SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Projeto de instalações telefônicas: definições, simbologia, esquemas e dimensionamento de tubulações e cabos (entrada, primária e secundária), rede interna: distribuição e blocos terminais. Aula teórica e prática no laboratório de instalações elétricas.

 

7º Semestre

Instalações Hidráulicas Prediais
Carga Horária: 40h

Ementa: Instalações Prediais de Água Fria. Instalações Prediais de Água Quente. Instalações Prediais de Esgoto Sanitário. Instalações Prediais de Águas Pluviais. Instalações Prediais de Combate ao Incêndio. Instalação Predial de Gás.

Materiais de Construção - Práticas de Laboratório

Carga Horária: 40h
Ementa: Prática Laboratorial e vídeos instrutivos: Caracterização dos agregados. Dosagem de argamassas e teste de resistência. Aditivos. Testes de resistência do Concreto: rompimentos de corpo de prova, prisma cheio de bloco de concreto, prisma oco de bloco de concreto, slump do concreto, dentre outros. Métodos de ensaios não destrutivos: métodos esclerométricos, resistência a penetração, método de maturidade, método do ultrasson, termografia infravermelha e carbonatação.

Teorias das Estruturas I

Carga Horária: 80h
Ementa: Estudo das estruturas isostáticas. Análise de vigas, pórticos, arcos, treliças e grelhas

Engenharia de Transportes

Carga Horária: 40h
Ementa: Introduz os fundamentos de estratégia de transporte: modalidades de transporte e custos; importância dos transportes para a economia; modelos de distribuição/ cadeia de suprimentos. Aborda os subsistemas rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário e dutoviário; e capacidade e custos dos meios de transportes.

Hidrologia Aplicada

Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução à hidrologia. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico global, superficial e subterrâneo. Bacia hidrográfica (aspectos gerais; hidrograma; características físicas; tempo de concentração). Precipitação (formação e tipos de precipitação; pluviometria: pluviômetros, pluviógrafo, pluviômetros automáticos e radares meteorológicos; preenchimento de falhas; análise de consistência dos dados; precipitação média espacial; variações nas precipitações). Vazões nos cursos d’água (formação das vazões; escoamento direto e escoamento de base; fluviometria; curvas-chave; análise dos dados fluviométricos: fluviograma e curva de permanência). Estatística aplicada. Regularização de vazões em reservatórios. Hidrograma Unitário (aspectos gerais; proporcionalidade; superposição; convolução; obtenção do HU em uma bacia com dados de chuva e vazão; HU Sintético – triangular e adimensional do SCS; HU para chuvas de diferentes durações; limitações).

Tópicos Especiais I

Carga Horária: 40h
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia Civil ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias. A ementa será detalhada quando da definição dos tópicos pelos docentes selecionados para a disciplina.

Resistência dos Materiais II

Carga Horária: 40h
Ementa: Estudo dos fundamentos metodológicos de resistência dos materiais. Apresentação dos princípios e os métodos de cálculo de elementos estruturais que atendam aos requisitos de resistência, rigidez e estabilidade. Demonstração destes métodos e de recursos para resolução de problemas fundamentais para o cálculo de estruturas.

Tecnologia das Construções - Instalação e Acabamentos

Carga Horária: 40h
Ementa: Execução dos serviços de impermeabilização. Montagem das esquadrias. Execução das coberturas. Execução dos revestimentos de pisos, paredes e tetos. Execução de serviços relativos aos projetos: elétrico, telefônico, hidrossanitário, incêndio, gás liquefeito de petróleo (GLP) e complementares. Execução dos serviços de pintura. Procedimentos para entrega da obra e Manual do Proprietário/Usuário.

 

8º Semestre

Teoria das Estruturas II

Carga Horária: 80h
Ementa: Estudo das estruturas hiperestáticas. Cálculo de deslocamentos pelo princípio dos trabalhos virtuais. Análise de estruturas pelo método das forças. Introdução ao método dos elementos finitos.

Estruturas em Concreto Armado - Vigas e Lajes

Carga Horária: 40h
Ementa: Introduz os conceitos, fundamentos, histórico, características mecânicas e reológicas do concreto; aborda o estudo dos aços empregados na construção civil, as bases de seus dimensionamentos; destaca os elementos de cisalhamento, flexão normal simples, aderência, ancoragem e emendas de barras de armação. Vigas: flexão normal simples, cisalhamento.

Materiais de Construção - Especificações de Materiais para Estrutura e Acabamento

Carga Horária: 40h
Ementa: Normas e especificações de Aço e Materiais Metálicos; Materiais Cerâmicos; Pedras, Madeiras, Polímeros e Plásticos; Vidros; Tinta e Asfalto.

Patologia das Construções

Carga Horária: 40h
Ementa: Patologia das Estruturas - Metodologia da Análise Patológica - Recalques de Fundações – Reforço de Pilares, Vigas e Lajes de Concreto Armado - Análise de Projeto para Recuperação, Reformas e Ampliações - Defeitos em Alvenarias de Blocos - Infiltrações - Defeitos em Armações de Telhados - Problemas de Isolamento Térmico e Acústico - Vibrações nos Edifícios Industriais.

Empreendedorismo e Inovação II

Carga Horária: 40h
Ementa: Aspectos jurídicos do empreendimento. O Direito entre o imaginar, o planejar e o realizar. Os Direito Básicos do Consumidor. Panorama do Direito do Trabalhador. Os Regimes Tributários que regem os negócios. Excertos do Direito Societário Aplicáveis ao Empreendedorismo. O plano financeiro. O laudo de viabilidade A formação de preços.

Fundações e Contenções

Carga Horária: 80h
Ementa: Investigações geológico-geotécnicas: SPT, CPT, CPTU, Dilatômetro, Pressiômetro, Provas de carga. Classificação das fundações. Determinação da capacidade de carga dos solos para fins de fundações. Determinação de recalques de fundações rasas e profundas. Grupos de estacas. Monitoramento da cravação de estacas. Proteção de fundações. Estruturas de contenção: tipos e dimensionamento. Escavações. Paredes diafragma. Cortinas atirantadas. Terra Armada.

 

9° Semestre

Estradas

Carga Horária: 40h
Ementa: Estabelecimento e utilização das estradas. Escolha do melhor traçado. Projeto geométrico de rodovias. Interseções. Projeto de Terraplenagem.

Estrutura em Concreto Armado - Pilares e Estruturas Especiais

Carga Horária: 80h
Ementa: Dimensionamento de lajes especiais: nervurada, cogumelo. Punção e Torção. Caixa d’água e Escadas. Pilares: compressão simples, flexão normal composta, flexão oblíqua composta. Deformação por flexão.

Avaliações e Perícias

Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução a Engenharia de Avaliações e Perícias. Estrutura da Avaliação. Tópicos Básicos de Matemática Financeira. Avaliação de Imóveis Urbanos. Avaliação de Glebas Urbanizáveis. Arbitragem de Aluguéis. Perícias na Engenharia Civil. Patologias em Edificações. Perícia Judicial e Elaboração de Laudos.

Ser humano e Globalização

Carga Horária: 40h
Ementa: Globalização e suas tendências. Política internacional e processos migratórios. Ciência, tecnologia e sociedade. Inovação tecnológica. Tecnologias de Informação e Comunicação. Políticas públicas em diferentes vertentes: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa e meio ambiente. Responsabilidade social no setor público, privado e terceiro setor.

Mecânica dos Solos II

Carga Horária: 40h
Ementa: Tensões Verticais devidas a Cargas Aplicadas na Superfície do Terreno: Distribuição de Tensões; Aplicação da Teoria da Elasticidade. Deformações devidas a Carregamentos Verticais: Recalques; Ensaios para Determinação da Deformabilidade dos Solos; Cálculo dos Recalques; Adensamento das Argilas Saturadas. Teoria do Adensamento – Evolução dos Recalques com o Tempo: Teoria de Adensamento Unidimensional de Terzaghi. Teoria do Adensamento – Tópicos Complementares. Estado de Tensões e Critérios de Ruptura: Coeficiente de Empuxo em Repouso; Tensões num Plano Genérico; Resistência dos Solos; Critérios de Ruptura; Ensaios. Resistência das Areias. Resistência dos Solos Argilosos. Resistência Não Drenada das Argilas. Comportamento de Alguns Solos Típicos: Solos Residuais; Solos Colapsíveis; Solos Expansivos; Solos Compactados.

Planejamento e Gestão Obras

Carga Horária: 80h
Ementa: Introdução. Planejamento e programação de obras. Estrutura Analítica do Projeto. Orçamentação da obra. Planejamento do tempo da obra: curva ABC, cronogramas de Gantt, diagramas PERT/CPM. Controles da obra: decisões do escopo, sistemas de controle, aceleração de projetos. Organização administrativa de um canteiro de obras. Acompanhamento geral do andamento da obra. Apropriação e controle na construção. Administração de materiais na obra. Administração de pessoal na obra. Equipamentos na obra. Transporte e movimentação na obra. Contabilidade na obra. Organização do trabalho.

Tópicos Especiais II

Carga Horária: 40h
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia Civil ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias. A ementa será detalhada quando da definição dos tópicos pelos docentes selecionados para a disciplina.

Trabalho de Conclusão de Curso I

Carga Horária: 40h
Ementa: Oferecer ao estudante recursos metodológicos capazes de auxiliá-lo na construção e produção de um saber crítico e na materialização e apreensão de novos conceitos em Engenharia Civil. Elaborar um diagnóstico vivenciado em uma organização de acordo com o alinhamento da necessidade da empresa e área de interesse do aluno. Conceituar as etapas de construção do TCC e para a construção da pesquisa. Destacar a importância da pesquisa na formação profissional. Apresentar os principais elementos da Metodologia Científica, tendo o aluno como participante ativo do processo de produção do conhecimento. Assimilar novos conhecimentos científicos, através da leitura e análise de artigos científicos, dissertações, teses referentes à temática do projeto; c. Adquirir habilidade na elaboração de textos através da confecção do Projeto de TCC.

 

10º Semestre

Estruturas Metálicas

Carga Horária: 80h
Ementa: Aços Estruturais – Propriedades e Perfis Usuais. Ações e Segurança das estruturas. Barras tracionadas. Barras comprimidas. Barras à flexão simples– Esforços na alma; Deslocamentos. Barras de aço sob combinação de esforços solicitantes. Parafusos e barras rosqueadas. Soldas. Bases de Pilar.

Cidadania e Sociodiversidade

Carga Horária: 40h
Ementa: Ética, cidadania e democracia. As mudanças sociais contemporâneas: o horizonte urbano x rural. Meio ambiente e sustentabilidade. As relações de trabalho numa economia global. Consumo, arte e cultura. Sociodiversidade e multiculturalismo: tolerância/intolerância. Patriarcado, sexualidade, gênero e novas formações familiares. Relações étnico-raciais: História e cultura indígena  brasileira. História e cultura afrodescendente.

Projeto de Obras

Carga Horária: 80h
Ementa: Leitura de projetos arquitetura e estrutural. Compatibilização de projetos. Plantas, Cortes, detalhes executivos. Seminários de tecnologia de projetos voltados para a produtividade nos canteiros. Implantação de um projeto arquitetônico no terreno – in site. Implantação da superestrutura de concreto armado na obra. Análise de tipos de formas em geral, cálculo e projeto de escoramento, tipos de fechamento de esquadrias janelas e porta pronta. Projetos de produção: esquadrias, romaneio, porta pronta, contra piso, kits de instalações, dentre outros.

Planejamento Urbano e Regional

Carga Horária: 40h
Ementa: Abordagem teórica e instrumental do espaço urbano como expressão das relações sociais, políticas e econômicas. Processo de planejamento urbano do Brasil, instrumentos da legislação urbanística que regulam a função social da cidade, crescimento e planejamento urbano e sua influência, evolução e apropriações na produção do espaço. Importância da legislação urbanística na prática profissional, noções de administração municipal e questões urbanas contemporâneas: globalização e fragmentação; conturbação; metropolização; inclusão/exclusão urbana; noções público/privado; diversidade/desigualdade socioespacial. Instrumentos contemporâneos de intervenção urbanística.

Optativa II

Carga Horária: 40h
Ementa: Conjunto de disciplinas a serem ofertadas para composição da formação do aluno. Estas seguirão características de formação complementar e serão definidas pelo colegiado do curso. Sua oferta se dará por demanda de matrícula dos discentes do curso. A ementa será detalhada quando da definição dos tópicos pelos docentes selecionados para a disciplina.

Pavimentação

Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos e parâmetros básicos em pavimentação. Estudos geotécnicos aplicados à pavimentação. Estudos geotécnicos para o projeto de pavimentos. Materiais usados em pavimentação. Projeto e construção de pavimentos flexíveis. Projeto e construção de pavimentos rígidos.

Drenagem Urbana

Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução à Drenagem Urbana. Bases metodológicas para a drenagem urbana: aspectos introdutórios, noções de base, medidas de controle. Formulação de Planos Diretores de Drenagem Urbana: definição da chuva de projeto: Curvas Intensidade x Duração x Frequência (Curvas IDF). Determinação da chuva efetiva: Método Racional e Método do Número da Curva (Método do CN ou do SCS). Sistemas de drenagem: conceitos; microdrenagem e macrodrenagem; terminologia básica. Dimensionamento de sistemas de microdrenagem: sarjetas, bocas de lobo, caixas de ligação, poços de visita. Técnicas Compensatórias: conceituação geral, detenção dos escoamentos (disposição no local, controle de entrada, detenção in situ, detenção a jusante); retardamento da onda de cheia; polders.

Trabalho de Conclusão de Curso II

Carga Horária: 40h
Ementa: Finalizar o desenvolvimento do projeto iniciado na disciplina de TCC I. Promover a aplicação dos conhecimentos obtidos pelo aluno durante o curso, de forma a encaminhar a resolução de problemas que possibilitem aquisição de experiência prática na sua área de atuação profissional. Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa. Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação. Despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas. Estimular a construção do conhecimento coletivo e a interdisciplinaridade. Estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido. Fazer defesa final do trabalho perante banca examinador.

Disciplinas Optativas e Tópicos Especiais


Abaixo é apresentada a oferta das disciplinas optativas e tópicos especiais: 

  • Libras (40h);
  • Inglês Instrumental (40h);
  • Aeroportos (40h);
  • Ferrovias (40h);
  • Portos e Vias Navegáveis (40h);
  • Obras de Saneamento (40h);
  • Sistemas de Abastecimento de Água (40h);
  • Obras Hidráulicas (40h);
  • Sistemas Hidráulicos Urbanos (40h);
  • Alvenaria Estrutural (40h);
  • Fundações Especiais (40h);
  • Geologia Aplicada à Engenharia (40h);
  • Obras de Terra (40h);
  • Projetos Especiais (40h);
  • Acústica, Iluminância e Térmica (40h);
  • Incorporação de Edifícios (40h);
  • Gestão Financeira (40h);
  • Gestão Estratégica de Pessoas (40h);
  • Plataforma BIM – Modelagem da Informação da Construção (40h);
  • Pontes (40h).