Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Civil / Matriz Curricular

Matriz Curricular

por marcelo.figueiredo — publicado 29/08/2016 10h17, última modificação 25/09/2017 17h13

Coordenação: Derival das Graças Martins Rosa
Duração do Curso: 10 semestres
Ato de autorização: Resolução Conselho Universitário nº. 18, 06 de novembro de 2008
Reconhecimento: Portaria n° 38, de 15 de fevereiro de 2013
Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Aguardando divulgação da nota do ENADE 2014

Disciplinas: 3.680 h/a
Estágio Supervisionado: 360 h/a
Atividades Complementares: 200 h/a
Carga Horária Total do Curso: 4.240 h/a

 

1º Semestre

Introdução à Engenharia

Carga Horária: 40 h
Professor: Luiz Bandeira de Mello Braga 
Ementa: 
Sistema profissional Confea/Creas. O Senge Minas Gerais. O Crea-MG. As responsabilidades profissionais. O exercício profissional. As atribuições profissionais. Anotação de responsabilidade técnica. Salário mínimo profissional. A ética profissional. A mútua. O Sicoob Engecred. 

Introdução ao Cálculo

Carga Horária: 40 h
Professor: Tiago Silveira Gontijo 
Ementa: 
Números Reais. Produtos notáveis. Fatoração. Frações algébricas. Funções reais: Domínio, Imagem e Gráficos. Composição de Funções. Função par, ímpar, composta e cálculo da inversa. As principais funções Elementares (incluindo gráficos, equações e inequações): Linear, Quadrática, exponencial e Logarítmica.

Lógica Computacional

Carga Horária: 40 h
Ementa: 
Introdução ao estudo das operações lógicas. Bases numéricas, conversões e aplicações. Portas lógicas. Estudo das equações de saída das principais portas lógicas. Redução de equações lógicas com aplicação dos teoremas da álgebra de Boole. Montagem dos circuitos lógicos a partir das equações dadas e de algoritmos. Minitermos e desenvolvimento das equações a partir da tabela verdade de saída dos circuitos.

Desenho Técnico e Computacional

Carga Horária: 80 h
Professor: Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa
Ementa: 
Introdução ao Desenho Técnico. Conhecimento e utilização dos materiais e instrumentos utilizados para a representação gráfica do projeto. Normas e convenções da ABNT para desenho técnico. Estudo do desenho projetivo, desenho geométrico e da axonometria, isométrica e oblíqua. Projeções ortogonais. Desenho arquitetônico e das engenharias.Utilização de software CAD em Laboratório, aplicação e importância de projetos em Cad. Modelamento geométrico 2D; escrita em desenhos técnicos; uso de sistemas de camadas; formatos ABNT; blocos e hachuras; dimensionamento e cotagem; elaboração de desenhos em 2D e interpretação dos mesmos, ortográficos e cortes. Plotagem. 

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Inez Carvalho Hoffman
Ementa:
 Matrizes. Determinantes. Sistemas de equações lineares. Espaços Vetoriais: definição e exemplos. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores: soma, produto por escalar; produto interno, produto vetorial e produto misto. Estudo da reta (plano e espaço), ângulo entre retas, intersecção de retas.

Metodologia Científica

Carga Horária: 40 h
Ementa:
 Princípios da pesquisa cientifica. Planejamento de projeto de pesquisa. Abordagens qualitativa e quantitativa da engenharia. Métodos de pesquisa em engenharia: levantamento tipo survey, estudo de caso, pesquisa ação, modelagem e simulação, abordagem por processo. Métodos e técnicas para elaboração de trabalhos.

Química Geral e Inorgânica

Carga Horária: 80 h
Professor: Ana Luiza Monteiro Castanheira 
Ementa:
 Átomos e elementos; Distribuição eletrônica; Tabela periódica; Ligações químicas e forças intermoleculares; Funções inorgânicas; Reações químicas, balanceamento de equações químicas, reações de oxidação e redução; Noções de cálculos estequiométricos; Noções de eletroquímica.

 

2º Semestre

Algoritmos e Programação

Carga Horária: 80 h 
Ementa:
 Introdução ao Sistema Computacional: hardware e software. Definição de algoritmos. Tipos de dados, variáveis e constantes. Estruturas de Decisão, Introdução à Linguagem de Programação, Estrutura Condicional com Múltiplas Possibilidades de Escolha. Repetição Controlada por Variável. Repetição Condicional com teste no Início e no Final.

Cálculo I

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Inez Carvalho Hoffman
Ementa: 
Números reais. Funções de um variável real. Limite e continuidade de funções de um variável real. Derivada de funções de um variável real. Regras avançadas de derivação. Otimização de funções de uma variável. Teorema Fundamental do Cálculo.  Teorema do Valor para derivadas. Aplicações da Derivada. Regra de L’Hôpital . Noções de Integração.

Probabilidade e Estatística

Carga Horária: 80 h
Professor: Tiago Silveira Gontijo 
Ementa: 
Introdução à Estatística: descritiva e inferencial. População e amostra. Séries estatísticas. Gráficos estatísticos. Distribuição de frequência. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Correlação e Regressão Linear. Probabilidade. Distribuições discretas e contínuas: Normal, Binomial e Poisson. Teste de hipótese com uma amostra.

Saúde e Segurança do Trabalho

Carga Horária: 40 h
Professor: Adilza Condessa Dode
Ementa:
 Conceitos de segurança do trabalho e saúde na perspectiva das relações sociais de produção. O impacto do processo da organização e condições de trabalho sobre a saúde. Caracterizar os fenômenos de desgaste, doenças e sofrimento psíquico dos trabalhadores. Estudo da portaria 3214- Segurança e Medicina do Trabalho. Normas  Regulamentadoras - NR 4, 5, 6, 9, 17,10,24 . Mapas de Riscos nos Ambientes de Trabalho. Certificações de sistema de saúde e segurança do trabalho. Saúde e Segurança do Trabalho – OHSAS 18.001 e 18002.

Sociedade e Movimentos

Carga Horária: 40 h
Professor: José Aparecido de Oliveira
Ementa: 
As estruturas sociais e antropológicas do mundo moderno. As mudanças sociais contemporâneas no horizonte globalizado. A constituição do povo brasileiro, a formação da identidade nacional e os movimentos sociais. História e cultura indígena brasileira. História e cultura afro-brasileira. A relevância da etnia, da classe social e do gênero na constituição social. A crise do patriarcado e as novas configurações nas relações humanas. Um outro mundo possível a partir do exercício da cidadania e do poder compartilhado.

Física I

Carga Horária: 80 h
Professor: Luis Elvis Cano Fernandez 
Ementa: 
Dimensões e sistemas de unidades. Vetores e operações vetoriais básicas. Cinemática da partícula. Leis de Newton. Estática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação da energia. Momento linear e sua conservação. Noções de Colisões. Noções de momento angular da partícula e de sistemas de partículas. Noções de rotação de corpos rígidos.

 

3º Semestre

Equações Diferenciais A

Carga Horária: 40 h
Professor: Maria Inez Carvalho Hoffman
Ementa: 
Introdução ao Estudo das Equações Diferenciais Ordinárias: Definição. Solução geral e solução particular. Formas de aplicação das equações diferenciais .Classificação das Equações diferenciais quanto à ordem, grau e linearidade. Tipos de solução, problemas de valor inicial e de contorno. Soluções de equações diferenciais ordinárias de primeira ordem lineares, homogêneas, separáveis e exatas. Fator Integrante. Equação de Bernoulli. Aplicações de Equações diferenciais.

Ciência e Tecnologia dos Materiais

Carga Horária: 80 h
Professor: Reinaldo Borges de Oliveira Júnior
Ementa:
 Estrutura cristalina; Defeitos cristalinos; Difusão: regime estacionário e introdução ao regime não-estacionário; Tipos de materiais: metais, cerâmicos, polímeros, compósitos; Propriedades mecânicas; Ensaio de tração; Falhas: fratura, fadiga, fluência; Diagrama de fases; Microestrutura.

Sistemas de Gestão

Carga Horária: 40 h
Professor: Luiz Bandeira de Mello Braga
Ementa: A Evolução do Conceito e da prática da Qualidade, Custo da Qualidade e os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade. Gerenciamento da Qualidade Total. Visão processual das Organizações. Ferramentas de Gestão e melhoria da Qualidade. Sistema de Gestão Qualidade: normatização. Normas ISO: NBR ISO 9000 e NBR ISO14000. Processo de certificação de sistema da qualidade. Política da qualidade, indicadores e metas de melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade.

Mecânica Geral

Carga Horária: 40 h
Professor: Pedro Lana Gastelois
Ementa: 
Sistemas equivalentes de forças. Aplicação de equilíbrio de corpos rígidos. Forças distribuídas, centroides e baricentros. Momentos de inércia.

Cálculo Numérico

Carga Horária: 40 h
Ementa: Conceitos e aspectos gerais da Análise Numérica: modelagem, particularidades e erros associados. Algoritmos de solução numérica de problemas matemáticos: sistemas lineares, interpolação, ajuste de curvas, raízes de equações, integração numérica.

Cálculo II

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Inez Carvalho Hoffman 
Ementa: 
Integrais Definidas, Técnicas de integração, Cálculo de volume de sólidos de revolução, Integrais impróprias; Sequências, Séries infinitas, Testes de convergências, Séries de Taylor e Maclaurin, Séries de potências; Coordenadas polares; Seções cônicas; Superfícies cilíndricas; Superfícies quádricas.

Física II

Carga Horária: 80 h
Professor: Luis Elvis Cano Fernandez 
Ementa:
 O conteúdo proposto neste curso esta dividido em três grandes áreas da Física: termodinâmica óptica e ondas. Termodinâmica: Lei zero da termodinâmica, primeira lei da termodinâmica; quantidade de calor, calor específico, calor e trabalho. Noções da teoria cinética dos gases. Segunda lei da termodinâmica; Entropia e noções de maquinas térmicas. Oscilações e ondas: o oscilador harmônico simples, energia no movimento ondulatório, noções de oscilações forçadas e amortecidas, frequência natural de ressonância. Óptica: Noções da óptica geométrica; reflexão, lentes e espelhos, Noções da óptica ondulatória: refração, difração, interferência e polarização.

 

4º Semestre

Resistência dos Materiais I

Carga Horária: 80 h
Professor: Pedro Lana Gastelois
Ementa:
 Sistemas Isostáticos. Introdução estruturas isostáticas. Propriedades mecânicas dos materiais.Tensões e deformações nos sólidos e em elementos estruturais. Carga axial; Torção em elementos de seção circular. Flexão: esforços internos em vigas e diagramas.  

Mecânica dos Fluidos

Carga Horária: 80 h
Professor: Lucas Paglioni Pataro Faria 
Ementa:
 Propriedades dos fluidos; Fluidoestática: A equação fundamental da hidrostática, Lei de Pascal, Pressão Absoluta e Pressão Manométrica; Forças hidrostáticas em superfícies planas submersas; Equilíbrio dos corpos flutuantes; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli para fluidos ideais e reais; Perda de Carga; Ábaco de Moody; Potência fornecida por uma bomba; Escoamento fluido em um conduto de seção circular constante; Equação da Quantidade de Movimento em Regime Permanente; Análise Dimensional - Semelhança; Noções de Instrumentação para medida das propriedade dos fluidos e dos escoamentos.

Introdução à Economia

Carga Horária: 40 h
Professor: Lúcio de Souza Campos Neto
Ementa:
 Dinâmica de mercado. Empresa no mercado. Economia do país. Intervenção do Estado no mercado. Sistema econômico, fluxos da Economia, Macro e microeconomia, Oferta e Demanda de Mercado.

Cálculo III

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Inez Carvalho Hoffman
Ementa:
 Representação paramétrica de curvas. Funções vetoriais. Vetor tangente, Comprimento de arco, Curvatura. Funções de várias variáveis reais. Limite e continuidade de funções de várias variáveis reais. Derivadas parciais e funções diferenciáveis. Máximos e mínimos de funções de várias variáveis e aplicações. Planos tangentes. Derivada direcional. Gradiente. Integrais duplas.

Meio Ambiente e Consciência Planetária

Carga Horária: 40 h
Ementa:
 A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social e mental. Sociobiodiversidade, multiculturalismo e sustentabilidade: a dimensão ética e política da consciência planetária. Relações humanas e a apropriação do espaço. Os desafios de viver na cidade e o uso dos recursos naturais: a dimensão socioeconômica da consciência planetária. Salvação, natureza e criação: a dimensão transcendente da consciência planetária.

Física III

Carga Horária: 80 h
Ementa: O curso de Física III se baseia na compreensão das leis de Maxwell, para isso é proposto o desenvolvimento histórico onde abordar-se-á os seguintes itens: Lei de Coulomb (conceito de interação entre cargas); Lei de Gauss (conceito de campo elétrico); Aplicações; Corrente elétrica; Variação da corrente elétrica; Introdução à teoria de circuitos; Lei de Ohm (circuitos em série e em paralelo, uso do voltímetro e amperímetro); Lei de indução de Faraday - Lenz; Lei de Gauss para o magnetismo; Lei de Ampère - Maxwell. Aulas teóricas e práticas.

 

5° Semestre

Ética e Cidadania

Carga Horária: 40 h
Professor: José Aparecido de Oliveira
Ementa: Relação entre ética, responsabilidade social, suas origens, concepções e abordagens. Noções de ética, moral e moralidade produzidas em sociedades, culturas e tempos diversos. A ética profissional e as diferenças entre filantropia e a responsabilidade social. As responsabilidades individuais, coletivas, cidadãs. Gestão socialmente responsável, ética e sustentável no mundo globalizado frente às questões socioeconômicas do contexto contemporâneo.

Saneamento Básico

Carga Horária: 40 h
Professor: Izabel Cristina de Matos Andrade
Ementa: O saneamento básico - saúde pública, órgãos de saneamento, serviços públicos, padrões de qualidade das águas, Parâmetros de qualidade de águas de abastecimento e águas residuárias; Concepção de sistemas de tratamento de águas de abastecimento; Concepção de sistemas de tratamento de esgotos.

Gestão de Resíduos Sólidos

Carga Horária: 40 h
Professor: Izabel Cristina de Matos Andrade
Ementa: Resíduos sólidos: conceito, classificação, composição, peso específico, geração "per capita", decomposição biológica, aspectos epidemiológicos e poluidores. Atividades de limpeza urbana: planejamento, parâmetros de projeto, segurança do trabalho e custos diretos. Acondicionamento e normas técnicas específicas. Coleta, transporte e transferência: tipos, planejamento, parâmetros de projeto e custos diretos. Resíduos sólidos da construção civil - Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS.  Tratamento dos resíduos.

Empreendedorismo

Carga Horária: 40 h
Ementa: Geração de empreendimentos de base tecnológica nas etapas de conscientização, pré-incubação, incubação e migração aos parques tecnológicos; processo de formação das bases dos empreendimentos tecnológicos; o processo de elaboração de um Plano de Negócios com Plano Tecnológico; O processo empreendedor e gerencial dos negócios tecnológicos.

 

6º Semestre

Equações Diferenciais B

Carga Horária: 40 h
Professor: Wallace Borges Cristo
Ementa: Equações diferenciais ordinárias de segunda ordem e ordem superior. Métodos para resolução de equações diferenciais de segunda ordem. Sistemas de equações Diferenciais Lineares: apresentação do problema e resolução de exemplos simples.  Transformada de Laplace. Noções de equações diferenciais parciais.

Topografia e Cartografia

Carga Horária: 80 h
Professor: André Ferreira Borges
Ementa: Apresentação do campo da Topografia, recursos e aplicações na engenharia. Sistema Internacional de Unidades aplicado à Topografia. Noções de Cartografia. Sistema UTM e Sistema Geodésico Brasileiro. Escalas. Manuseio de instrumentos topográficos.Planimetria. Ângulos e direções. Azimutes e Rumos. Determinação de Azimutes e Coordenadas. Poligonação e Irradiação. Declinação Magnética. Planialtimetria. Curvas de nível. Interpolação. Elaboração de Desenhos Topográficos. Normalização - ABNT, NBR 13.133/94 (Execução de levantamento topográfico). Cálculo de áreas e volumes. Noções de GPS. 

Mecânica dos Solos I

Carga Horária: 40 h
Professor: Edmundo Abi-Ackel
Ementa: Origem e Formação dos Solos.Análise granulométrica e Sedimentação. Índices de Consistência (Limites de Atterberg): Limite de Liquidez; Limite de Plasticidade; índice de Plasticidade. Estruturas dos Solos e Índices Físicos. Compacidade e Consistência. Identificação Tátil-Visual dos Solos. Prospecção do Subsolo. Classificação dos Solos. Solos Orgânicos e Solos Lateríticos. Compactação: Ensaio Normal de Compactação; Influência da Energia de Compactação; Estrutura dos Solos Compactados; Compactação no Campo; Compactação de Solos Granulares. Tensões nos Solos – Capilaridade: Pressão Neutra e Tensões Efetivas. Ação da Água Capilar no Solo. A Água no Solo – Permeabilidade, Fluxo Unidimensional e Tensões de Percolação. Fluxo Bidimensional: Redes de Fluxo.

Resistência dos Materiais II

Carga Horária: 40 h
Professor: Pedro Lana Gastelois
Ementa: Introdução; Tensões normais na flexão; Tensões de cisalhamento; Cargas combinadas; Transformação de tensão; Flambagem de coluna.

Hidráulica de Condutos Forçados

Carga Horária: 80 h
Ementa: A mecânica dos fluidos na Hidráulica: sistemas de unidades; princípio da homogeneidade dimensional; propriedades físicas dos fluidos; classificação dos escoamentos; equações fundamentais do escoamento; equação fundamental da Hidrostática. Escoamento em condutos forçados simples: perda de carga (contínua e localizada); velocidades recomendadas; pré-dimensionamento de canalizações; traçado dos condutos; separação da coluna líquida e cavitação; introdução aos transientes hidráulicos. Escoamento em sistemas de condutos forçados: condutos equivalentes; condutos interligando reservatórios (problema dos três reservatórios; método do balanço de vazões); rede de distribuição de água (redes ramificadas e malhadas). Máquinas Hidráulicas: descrição e condições gerais de instalação de turbinas; descrição e condições gerais de instalação das bombas (instalação elevatória; instalação de recalque; dimensionamento econômico da tubulação); semelhança mecânica; velocidade específica. Análise dos sistemas de recalque: curvas características das bombas; curva da bomba versus curva do sistema de tubulação; operação de múltiplas bombas centrífugas (bombas em paralelo e em série); cavitação. 

Materiais de Construção Civil I

Carga Horária: 80 h
Professor: Dalter Pacheco Godinho
Ementa: Introdução à ciência dos Materiais. Materiais para Construção Civil. Aglomerados Hidráulicos e Aéreos. Agregados: Tipo e características. Concreto: Dosagem, estrutura, características das primeiras idades. Propriedades do concreto endurecido (resistência, estabilidade dimensional, durabilidade). Concretos Especiais: Tipos e características. Prática Laboratorial e/ou vídeos instrutivos: Testes de resistência do Concreto: rompimentos de corpo de prova, prisma cheio de bloco de concreto, prisma oco de bloco de concreto, slump do concreto, dentre outros. Métodos de ensaios não destrutivos: métodos esclerométricos, resistência a penetração, método de maturidade, método do ultrasson, termografia infravermelha.

Tecnologia das Construções I

Carga Horária: 40 h
Professor: Sílvio Xavier Santos
Ementa: Introdução sobre processos e técnicas construtivas na construção civil. Procedimentos legais para o início da obra. Estudos preliminares: Conceitos e definições, noções de viabilidade, dados básicos para a elaboração de elementos de anteprojeto e projeto. Implantação da edificação: Canteiro de obras, instalações provisórias, movimentação de terra e locação de obra; Fundações, Tipos e métodos executivos; Estruturas: Tipos e métodos executivos, fôrma, armação, concreto e lajes; Vedações verticais, Alvenaria: materiais utilizados e técnicas construtivas. 

 

7º Semestre

Teoria das Estruturas I

Carga Horária: 80 h
Professor: Frederico Silva Horta
Ementa: Introdução à análise estrutural. Condições de Equilíbrio. Graus de Liberdade. Tipos de Apoios. Estaticidade e Estabilidade de Estruturas Planas. Análise de estruturas isostáticas planas: vigas, pórticos, treliças e arcos. Análise estrutural de grelhas isostáticas.

Mecânica dos Solos II

Carga Horária: 40 h
Professor: Edmundo Abi-Ackel
Ementa: Tensões Verticais devidas a Cargas Aplicadas na Superfície do Terreno: Distribuição de Tensões; Aplicação da Teoria da Elasticidade. Deformações devidas a Carregamentos Verticais: Recalques; Ensaios para Determinação da Deformabilidade dos Solos; Cálculo dos Recalques; Adensamento das Argilas Saturadas. Teoria do Adensamento – Evolução dos Recalques com o Tempo: Teoria de Adensamento Unidimensional de Terzaghi. Teoria do Adensamento – Tópicos Complementares. Estado de Tensões e Critérios de Ruptura: Coeficiente de Empuxo em Repouso; Tensões num Plano Genérico; Resistência dos Solos; Critérios de Ruptura; Ensaios. Resistência das Areias. Resistência dos Solos Argilosos. Resistência Não Drenada das Argilas. Comportamento de Alguns Solos Típicos: Solos Residuais; Solos Colapsíveis; Solos Expansivos; Solos Compactados. 

Hidráulica de Escoamento Livre

Carga Horária: 80 h
Ementa: Características Básicas dos Escoamentos Livres: escoamentos livres e forçados; parâmetros geométricos e hidráulicos característicos; variação da pressão e da velocidade. Energia e Controle Hidráulico: regimes de escoamento; o número de Froude; caracterização do escoamento crítico; ocorrência do regime crítico (controle hidráulico); transições. Escoamento Uniforme: caracterização; equação de Manning; cálculo do escoamento uniforme (verificação do funcionamento hidráulico, dimensionamento hidráulico, seções circulares); coeficiente de rugosidade de Manning; coeficiente de rugosidade para seções compostas. Software para dimensionamento hidráulico. Escoamento Gradualmente Variado: caracterização do escoamento gradualmente variado; análise das linhas d’água; cálculo da linha d’água no escoamento gradualmente variado; cálculo em condições de vazão não definida. Escoamento Bruscamente Variado: caracterização do escoamento bruscamente variado; ressalto hidráulico; força específica. Princípios de Hidráulica Fluvial: escalas e dinâmica da configuração dos sistemas fluviais; processos de formação do canal fluvial (transporte de sedimentos, características do leito fluvial, tensão de arraste, ábaco de Shields); quantificação do transporte de sedimentos; morfologia do leito e do canal fluvial em escala local; morfologia dos sistemas fluviais. Estruturas Hidráulicas de Condução: canais; pontes; bueiros. Estruturas Hidráulicas de Reservação e Controle: barragens; vertedores; dissipadores de energia.

Materiais de Construção Civil II

Carga Horária: 40 h
Professor: Edmundo Abi-Ackel
Ementa: Materiais Metálicos. Materiais Cerâmicos. Pedras, Madeiras, Polímeros e Plásticos; Vidros; Tinta; Asfalto.Objetivo:Estudo dos diversos materiais de construção, através de sua obtenção, propriedades, características e utilização, para conhecimento e aplicação.

Tecnologia das Construções II

Carga Horária: 40 h
Professor: Sílvio Xavier Santos
Ementa: Execução dos serviços de impermeabilização. Montagem das esquadrias. Execução das coberturas. Execução dos revestimentos de pisos, paredes e tetos. Execução de serviços relativos aos projetos: elétrico, telefônico, hidrossanitário, incêndio, gás liquefeito de petróleo (GLP) e complementares. Execução dos serviços de pintura. Procedimentos para entrega da obra e Manual do Proprietário/Usuário.

Instalações Hidráulicas Prediais

Carga Horária: 40 h
Professor: Derival das Graças Martins Rosa
Ementa: Instalações Prediais de Água Fria. Instalações Prediais de Água Quente. Instalações Prediais de Esgoto Sanitário. Instalações Prediais de Águas Pluviais. Instalações Prediais de Combate ao Incêndio. Instalação Predial de Gás.

Projeto de Obras

Carga Horária: 80 h
Professor: Edmundo Abi-Ackel
Ementa: Leitura de projetos arquitetura e estrutural. Compatibilização de projetos. Plantas, Cortes, detalhes executivos. Seminários de tecnologia de projetos voltados para a produtividade nos canteiros.Implantação de um projeto arquitetônico no terreno – in site.Implantação da superestrutura de concreto armado na obra. Análise de tipos de formas em geral, cálculo e projeto de escoramento, tipos de fechamento de esquadrias janelas e porta pronta.Projetos de produção: esquadrias, romaneio, porta pronta, contra piso, kits de instalações, dentre outros.

 

8º Semestre

Teoria das Estruturas II

Carga Horária: 80 h
Professor: Frederico Silva Horta
Ementa: Análise de estruturas estaticamente indeterminadas: método das forças. Análise de estruturas cinematicamente indeterminadas: método dos deslocamentos, processo de Cross. Técnica da rigidez direta. Elementos finitos de barras: treliças, vigas e pórticos. Noções de teoria da elasticidade bidimensional. Elementos finitos para elasticidade bidimensional. Noções de teoria de placas. Elementos finitos para placas.

Hidrologia Aplicada

Carga Horária: 40 h
Ementa: Introdução à hidrologia. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico global, superficial e subterrâneo. Bacia hidrográfica (aspectos gerais; hidrograma; características físicas; tempo de concentração). Precipitação (formação e tipos de precipitação; pluviometria: pluviômetros, pluviógrafo, pluviômetros automáticos e radares meteorológicos; preenchimento de falhas; análise de consistência dos dados; precipitação média espacial; variações nas precipitações). Vazões nos cursos d’água (formação das vazões; escoamento direto e escoamento de base; fluviometria; curvas-chave; análise dos dados fluviométricos: fluviograma e curva de permanência). Estatística aplicada. Regularização de vazões em reservatórios. Hidrograma Unitário (aspectos gerais; proporcionalidade; superposição; convolução; obtenção do HU em uma bacia com dados de chuva e vazão; HU Sintético – triangular e adimensional do SCS; HU para chuvas de diferentes durações; limitações).

Estradas

Carga Horária: 40 h
Professor: Dalter Pacheco Godinho
Ementa: Estabelecimento e utilização das estradas. Escolha do melhor traçado. Projeto geométrico de rodovias. Interseções. Projeto de Terraplenagem. 

Estruturas em Concreto Armado

Carga Horária: 80 h
Professor: Cláudio Lineu Pereira Peixoto
Ementa: Introduz os conceitos, fundamentos, histórico, características mecânicas e reológicas do concreto; aborda o estudo dos aços empregados na construção civil, as bases de seus dimensionamentos; destaca os elementos de cisalhamento, flexão normal simples, aderência, ancoragem e emendas de barras de armação. Vigas: flexão normal simples, cisalhamento. Lajes retangulares. Lajes especiais: nervurada, cogumelo. Punção. Torção. Pilares: compressão simples, flexão normal composta, flexão oblíqua composta. Deformação por flexão. 

Instalações Elétricas Prediais

Carga Horária: 40 h
Professor: Jeferson Inácio Lopes
Ementa: Projeto de instalações elétricas prediais: definições, simbologia,previsão e localização de cargas elétricas, quadro de cargas,cálculo de demanda, dimensionamento de eletrodutos e condutores, luminotécnica, aterramento elétrico, proteção contra sobrecargas, curto-circuitos e SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Projeto de instalações telefônicas: definições, simbologia, esquemas e dimensionamento de tubulações e cabos (entrada, primária e secundária), rede interna: distribuição e blocos terminais. Aula teórica e prática no laboratório de instalações elétricas.

Planejamento e Gestão de Obras

Carga Horária: 80 h
Professor: Derival das Graças Martins Rosa
Ementa: Introdução. Planejamento e programação de obras: requisitos, fases, enfoques. Estrutura Analítica do Projeto: criação, desenvolvimento, interação com a planilha de quantidades e preços. Orçamentação da obra: insumos, composições do preço, BDI. Planejamento do tempo da obra: curva ABC, cronogramas de Gantt, diagramas PERT/CPM. Controles da obra: decisões do escopo, sistemas de controle, aceleração de projetos. Organização administrativa de um canteiro de obras. Acompanhamento geral do andamento da obra. Apropriação e controle na construção. Administração de materiais na obra. Administração de pessoal na obra. Equipamentos na obra. Transporte e movimentação na obra. Contabilidade na obra. Organização do trabalho.

Engenharia de Transportes

Carga Horária: 40 h
Professor: Lúcio de Souza Campos Neto
Ementa: Introduz os fundamentos dos sistemas de transporte e a importância para a economia. Intermodalidade, multimodalidade e operador multimodal. Aborda os subsistemas rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário e dutoviário; capacidade e custos dos meios de transportes.

 

9° Semestre

Trabalho de Conclusão de Curso I

Carga Horária: 80 h
Ementa: Orientação para elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estruturas de Madeira

Carga Horária: 40 h
Professor: Edmundo Abi-Ackel
Ementa: Madeira estrutural. Barras axialmente tracionadas. Barras axialmente comprimidas. Barras à flexão simples, à flexão oblíqua e a flexão composta. Ligações.

Fundações e Conteções

Carga Horária: 80 h
Professor: Cláudio Lineu Pereira Peixoto
Ementa: Investigações geológico-geotécnicas: SPT, CPT, CPTU, Dilatômetro, Pressiômetro, Provas de carga. Classificação das fundações. Determinação da capacidade de carga dos solos para fins de fundações. Determinação de recalques de fundações rasas e profundas. Grupos de estacas. Monitoramento da cravação de estacas. Proteção de fundações. Estruturas de contenção: tipos e dimensionamento. Escavações. Paredes diafragma. Cortinas atirantadas. Terra Armada.

Estruturas de Aço

Carga Horária: 80 h
Professor: Elizeth Rodrigues Machado
Ementa: Aços Estruturais – Propriedades e Perfis Usuais. Ações e Segurança das estruturas. Barras tracionadas. Barras comprimidas. Barras à flexão simples– Esforços na alma; Deslocamentos. Barras de aço sob combinação de esforços solicitantes. Parafusos e barras rosqueadas. Soldas. Bases de Pilar.

Pavimentação

Carga Horária: 40 h
Professor: Dalter Pacheco Godinho
Ementa: Conceitos e parâmetros básicos em pavimentação. Estudos geotécnicos aplicados à pavimentação. Estudos geotécnicos para o projeto de pavimentos. Materiais usados em pavimentação. Projeto e construção de pavimentos flexíveis. Projeto e construção de pavimentos rígidos.

 

10º Semestre

Trabalho de Conclusão de Curso II

Carga Horária: 40 h
Ementa: Orientação para elaboração da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Integração de Projetos de Engenharia

Carga Horária: 40 h
Professor: Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa
Ementa: Projetos integrados de Engenharia auxiliados por computador. Análise de projetos. Exemplos de um projeto integrado. Estudos de caso. Fluxo de projetos de um empreendimento civil. Execução de um projeto de fundação profunda e seus impactos no canteiro quanto a logística, segurança e desenhos. Análise das falhas de um projeto de superestrutura em concreto armado quando a falhas de desenho, falhas normativas, incompletudes, melhorias do projeto para construtibilidade. Projetos de fachadas, análise sob a ótica das superestruturas, interface com especificações de qualidade e desempenho. Projeto de sistemas construtivos de alvenaria estrutural racionalizada e parede de concreto. Projeto aplicado para instalações hidrossanitárias para uma construção racionalizada. Visita em obra. 

Acústica, Iluminância e Térmica

Carga Horária: 40 h
Professor: Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa
Ementa: Introdução. Projetos de Acústica, Iluminância e Térmica. Norma de desempenho. Requisitos do usuário. Critérios e métodos de avaliação. Desempenho: térmico, acústico, lumínico. Projetos especiais. Principais tipos de uso. Aplicação de projetos de acústica, iluminância e térmica em empreendimentos especiais. Laudos e testes comprobatórios.

Pontes

Carga Horária: 40 h
Professor: Denise Aparecida Barbosa
Ementa: Conceitos Gerais; Classificação das Pontes; Elementos para Elaboração de Projetos; Normas Técnicas de Projeto; Ações nas Pontes; Sistemas Estruturais; Processos Construtivos; Seções Transversais; Lançamento da Estrutura; Cálculo da Superestrutura das Pontes Rodoviárias (Longarinas, Transversinas e Lajes do Tabuleiro - Caso de Duas Vigas Principais em Seção Aberta); Mesoestrutura; Infraestrutura.

Noções de Direito

Carga Horária: 40 h
Ementa: Noções gerais de direito: Acepções da palavra Direito; breve conceito de Direito. Direito Objetivo e Direito Subjetivo; Direito e Moral; Caracteres do Direito. Direito Civil: Personalidade e Capacidade; Fatos e Atos Jurídicos; Direito de Propriedade; Propriedade Industrial; Propriedade Intelectual. Direito do Trabalho: Conceitos de Empregado e Empregador; Direito Coletivo do Trabalho; Direito Individual do Trabalho. Legislação Profissional Administrativo: Administração Pública; Atos Administrativos; Contratos Administrativos; Poder de Polícia; Propriedade Pública; Intervenção no Domínio Econômico e na Propriedade Privada. Código de defesa do consumidor. 

Drenagem Urbana

Carga Horária: 40 h
Ementa: Introdução à Drenagem Urbana. Bases metodológicas para a drenagem urbana: aspectos introdutórios, noções de base, medidas de controle. Formulação de Planos Diretores de Drenagem Urbana: definição da chuva de projeto: Curvas Intensidade x Duração x Frequência (Curvas IDF). Determinação da chuva efetiva: Método Racional e Método do Número da Curva (Método do CN ou do SCS). Sistemas de drenagem: conceitos;microdrenagem e macrodrenagem; terminologia básica. Dimensionamento de sistemas de microdrenagem: sarjetas, bocas de lobo, caixas de ligação, poços de visita. Técnicas Compensatórias: conceituação geral, detenção dos escoamentos (disposição no local, controle de entrada, detenção in situ, detenção a jusante); retardamento da onda de cheia; polders.

Planejamento Urbano e Regional

Carga Horária: 40 h
Professor: Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa
Ementa: Abordagem teórica e instrumental do espaço urbano como expressão das relações sociais, políticas e econômicas. Processo de planejamento urbano do Brasil, instrumentos da legislação urbanística que regulam a função social da cidade, crescimento e planejamento urbano e sua influência, evolução e apropriações na produção do espaço. Importância da legislação urbanística na prática profissional, noções de administração municipal e questões urbanas contemporâneas: globalização e fragmentação; conturbação; metropolização; inclusão/exclusão urbana; noções público/privado; diversidade/desigualdade socioespacial. Instrumentos contemporâneos de intervenção urbanística.