Alunos de Engenharia Civil visitam fábrica de cimento Cauê
Cerca de 30 alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix visitaram, no dia 16 de junho, a Intercement – Cimento Cauê, em Pedro Leopoldo/MG. A visita, que foi organizada pelo professor Edmundo Abi-Ackel, reuniu alunos de diversos períodos e que cursam matérias diferentes.
De acordo com o professor Edmundo, o objetivo foi conhecer o processo de produção do cimento Portland, suas características e aspectos relacionados à durabilidade das estruturas de concreto armado.
Nesse sentido, o professor destacou a importância de se conhecer bem as especificações do material que os engenheiros vão trabalhar no futuro. “O engenheiro civil, na sua atividade de especificar produtos e serviços, depende exclusivamente do mercado fornecedor de materiais e a sua aplicação. Na academia o engenheirando* tem acesso a determinados processos de cálculo e conhecimento de materiais e ensaios laboratoriais. As visitas técnicas a fornecedores de materiais visa criar pontes entre este engenheirando com o mercado fornecedor, sem o qual inexiste construção civil”, explicou.
O aluno do 10º período do curso, Francis Lavoratti, reforçou que a visita é uma oportunidade criação de um vínculo entre a empresa e os estudantes. “É importante ter em mente que ninguém trabalha sozinho e é fundamental criar essas relações também no mercado de trabalho. Esse tipo de contato amigável com uma empresa que será nossa fornecedora no futuro é imprescindível, pois, se em algum momento precisarmos de um suporte técnico, vamos saber a quem recorrer”, explicou.
Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos, a dinâmica da fábrica, o controle de qualidade, os laboratórios de testes e amostras, salas de controle e outras fases da produção do cimento.
*Engenheirando: nomenclatura usada para falar do estudante que está no último ano do curso de engenharia.