Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Civil / Notícias / Alunos de Engenharia Civil visitam fábrica de cimento Cauê

Alunos de Engenharia Civil visitam fábrica de cimento Cauê

por Isabela Carvalho publicado 21/06/2018 17h20, última modificação 21/06/2018 17h20
A visita teve o objetivo de conhecer o processo de produção do cimento e suas características
Alunos de Engenharia Civil visitam fábrica de cimento Cauê
Clique na foto para ampliar

Cerca de 30 alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix visitaram, no dia 16 de junho, a Intercement – Cimento Cauê, em Pedro Leopoldo/MG. A visita, que foi organizada pelo professor Edmundo Abi-Ackel, reuniu alunos de diversos períodos e que cursam matérias diferentes.

De acordo com o professor Edmundo, o objetivo foi conhecer o processo de produção do cimento Portland, suas características e aspectos relacionados à durabilidade das estruturas de concreto armado.

Nesse sentido, o professor destacou a importância de se conhecer bem as especificações do material que os engenheiros vão trabalhar no futuro. “O engenheiro civil, na sua atividade de especificar produtos e serviços, depende exclusivamente do mercado fornecedor de materiais e a sua aplicação. Na academia o engenheirando* tem acesso a determinados processos de cálculo e conhecimento de materiais e ensaios laboratoriais. As visitas técnicas a fornecedores de materiais visa criar pontes entre este engenheirando com o mercado fornecedor, sem o qual inexiste construção civil”, explicou.

O aluno do 10º período do curso, Francis Lavoratti, reforçou que a visita é uma oportunidade criação de um vínculo entre a empresa e os estudantes. “É importante ter em mente que ninguém trabalha sozinho e é fundamental criar essas relações também no mercado de trabalho. Esse tipo de contato amigável com uma empresa que será nossa fornecedora no futuro é imprescindível, pois, se em algum momento precisarmos de um suporte técnico, vamos saber a quem recorrer”, explicou.

Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos, a dinâmica da fábrica, o controle de qualidade, os laboratórios de testes e amostras, salas de controle e outras fases da produção do cimento.

*Engenheirando: nomenclatura usada para falar do estudante que está no último ano do curso de engenharia.