Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Civil / Notícias / Semana das Engenharias exibe projeto para melhoria do trânsito entorno do Izabela

por Isabela Carvalho publicado 20/12/2018 18h01, última modificação 20/12/2018 18h01

A Semana das Engenharias do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, realizada em novembro, apresentou o trabalho “Implantação de pontos de embarque e desembarque para vans - Izabela Hendrix”, visando à eliminação de filas duplas e aglomeração de veículos no período noturno. O projeto foi realizado pelos estudantes do curso de Engenharia Civil, Christiane Caroline, Lais Cristina, Luísa Guido, Michel Barbosa, Tamira Cordeiro e Thaiane Neves.

O professor da matéria de Engenharia de Transportes, Lúcio Campos, falou sobre o objetivo do trabalho desenvolvido e como é importante para o Izabela Hendrix promover eventos onde os estudantes possam colocar em prática o que veem na teoria. “A ideia do projeto foi desenvolver melhorias para os meios de transporte, sendo apresentado através de banner científico. A instituição possibilita aos discentes vivenciarem um evento de apresentação de trabalhos acadêmico-científicos, em que percebem a importância de saber apresentar o conteúdo pesquisado e proposto, mostrando nosso compromisso de capacitar os alunos para o mercado”, afirmou.

A acadêmica Thaiane Neves, uma das idealizadoras do projeto, falou sobre como apresentar um projeto na Semana das Engenharias foi significativo. “Adquirimos experiência em todas as pesquisas realizadas, principalmente sobre as condições que a prefeitura exige em seu manual de práticas de estacionamento, que foi a referência principal do nosso projeto. Além de que, apresentar na Semana das Engenharias aumentou o engajamento de todos os alunos que faziam parte do grupo, ampliando a vontade e o compromisso de fazer um trabalho relevante”, pontuou.

Segundo Thaiane, no decorrer do projeto os estudantes perceberam que mudanças simples poderiam ajudar no fluxo do trânsito. “O que chamou atenção no decorrer do trabalho foi que com apenas algumas alterações nas imediações do Izabela Hendrix, podemos melhorar muito as condições do trânsito local”, finalizou.

O trabalho também considerou os critérios estabelecidos no manual de práticas de estacionamento de Belo Horizonte, publicado em 2010 pela Prefeitura em conjunto com a BH Trans.