Diferenciais do Curso
O curso de Fisioterapia do Izabela Hendrix se propõe a:
- Formar profissionais fisioterapeutas generalistas, aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão ampla e global, fundamentada no respeito aos princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.
- Desenvolver no aluno e futuro profissional o senso crítico e investigador, que o capacite a conquistar autonomia pessoal e intelectual, necessárias para empreender a contínua formação na sua prática profissional.
- Desenvolver no aluno e futuro profissional a habilidade de comunicação, sendo acessível ao outro, capaz de ultrapassar as barreiras culturais, compreender e ser compreendido por diferentes pessoas, grupos ou comunidades.
- Habilitar o aluno a avaliar, prescrever, ministrar e supervisionar terapia física, que objetive prevenir, preservar, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções do corpo humano, utilizando-se de meios termoterápicos, hidroterápicos, cinesioterápicos, eletroterápicos e outros meios físico-naturais, nos diversos campos de atuação em que se fizer necessário.
- Estimular o raciocínio crítico do aluno de graduação frente à realidade de uma população dotada de toda sua complexidade social, econômica e cultural e que necessita de atenção fisioterapêutica, fazendo-o identificar seus problemas e propor soluções.
- Propiciar ao aluno a compreensão do processo de trabalho em saúde, inserindo-o na equipe de trabalho e estimulando sua participação em atividades multiprofissionais.
- Capacitar o aluno a desenvolver, executar e acompanhar programas de saúde segundo diretrizes de um planejamento estratégico.
- Habilitar o aluno a trabalhar com os indicadores de qualidade de vida, incapacidade, funcionalidade, utilizando-se da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Desenvolver a habilidade de prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e seus familiares, na seqüência do processo terapêutico, mantendo a confidencialidade das informações.
- Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na área, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas, pertinentes à sua vida profissional.
- Manter controle e espírito crítico, através do rigor científico, sobre a eficácia dos recursos tecnológicos e terapêuticos, pertinentes à atuação fisioterapêutica, garantindo sua qualidade e segurança.
- Desenvolver a habilidade para a produção e o desenvolvimento de pesquisa científica, desde sua elaboração como projeto, sua execução, análise dos dados, e finalmente a elaboração de um texto, seguindo o rigor da ciência.
- Preparar o aluno para desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de prestar consultoria no âmbito de sua competência profissional.
Um dos diferenciais do curso são os estágios com supervisão dos professores fisioterapeutas:
Locais: Clínicas Integradas
Posto de Saúde Ozanam
Hospital Luxemburgo
Os estágios curriculares são previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Fisioterapia e, em seus princípios, ressalta-se o fortalecimento da articulação teoria e prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva e a interação com a sociedade. Além disso, adotam-se, como elementos orientadores na formação de recursos humanos, o conceito e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre os quais a integralidade da assistência, a intersetorialidade e a interdisciplinaridade. Assume-se, ainda, a necessidade de inserção dos estudantes em cenários de atenção básica e em espaços comunitários diversificados, desde o início da formação e ao longo de todo o período de formação, em graus crescentes de complexidade, permitindo ao estudante a participação em situações reais de vida e trabalho (REDE UNIDA, 2005).
O estágio curricular em serviços de saúde é uma estratégia de formação técnica/cidadã/ética que busca vincular o processo de ensino/aprendizagem e a realidade de atuação profissional. Constitui-se em momento privilegiado de desenvolvimento do compromisso social, de construção da identidade e autonomia profissional, de articular saberes e práticas necessárias à resolução de problemas de saúde da população num projeto social pactuado (REDE UNIDA, 2005).
Os Estágios Supervisionados acontecem no 9º e 10º períodos e proporcionam, além da prática clínica, várias atividades como: seminários teórico-práticos, palestras sobre temas de interesse nas áreas de atuação profissional, e, principalmente, objetivam capacitar o aluno para a prática assistencial e preventiva, fundamentada em seus aspectos clínico-funcionais, preparando de forma generalista o aluno para avaliação e prescrição de tratamento fisioterapêutico e realização de orientações para a prevenção de recidivas.
Os Estágios Curriculares Supervisionados serão divididos em seis núcleos distintos e interligados, pelos quais todos os alunos deverão passar obrigatoriamente. Esses seis núcleos principais abrangem as áreas de maior atuação do fisioterapeuta atualmente no Brasil. Essas atividades ocorrerão nas Clínicas Integradas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, nos Hospitais conveniados e em Centros de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com convênios e parcerias já firmadas.
Com o objetivo de implementar as diretrizes do Ministério da Saúde e do MEC no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, no que se refere à formação de fisioterapeutas engajados, conhecedores, propositores e, principalmente, qualificados para compor o quadro de profissionais efetivos do para Sistema Único de Saúde, foram articuladas parcerias com a Gestão e Serviços do Governo Municipal. Com a presença da Fisioterapia na Unidade Básica de Saúde será possível contribuir com propostas e atuação direta em conjunto com a equipe interdisciplinar do Programa Saúde da Família (PSF) no acolhimento, visita domiciliar, encaminhamentos e atividades em grupos operativos.
As disciplinas APE estão estrategicamente distribuídas ao longo do curso, anterior aos estágios curriculares. O intuito foi iniciar o aluno nas práticas de assistência nos níveis primário e secundário de atenção, seguindo a determinação das diretrizes curriculares com relação à progressão crescente dos níveis de complexidade. Reforçando, as atividades práticas do curso de Fisioterapia são desenvolvidas gradualmente desde o primeiro ano do curso. Essas atividades possuem complexidade crescente tendo as disciplinas Atividades Práticas Específicas (APE) como ponto chave. São utilizados para as atividades os laboratórios do Centro Universitário, a Policlínica-Escola, as visitas programadas em Clínicas, Hospitais e nos Centros de Saúde do Município.
De maneira geral, o estágio é supervisionado de forma presencial, em todo o tempo e em todos os campos de atividades, por docente fisioterapeuta, respeitando uma proporção de um docente para sete acadêmicos. As Clínicas Integradas destinam-se aos estágios dos alunos na área da saúde. O curso de Fisioterapia a utiliza para o atendimento de indivíduos que necessitam de cuidados fisioterapêuticos nas áreas Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Neurologia, Pediatria, Pneumologia, Cardiologia (Laboratório de Avaliação Funcional, com provas de função pulmonar), Uroginecologia e Geriatria. No Hospital, as atividades de estágio estão direcionadas para a fisioterapia respiratória (inclusive com presença nas UTIs) e fisioterapia geral (nos leitos e clínica médica).