Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Notícias / Fisioterapia discute publagia no esporte

Fisioterapia discute publagia no esporte

por Isabela Carvalho publicado 05/06/2019 12h53, última modificação 05/06/2019 16h06
Fisioterapia discute publagia no esporte

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 28 de maio, uma roda de conversa com o tema “Pubalgia no esporte”. O evento foi realizado em parceria com a Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe).

O coordenador do curso de Fisioterapia, Rodrigo Gontijo, falou sobre importância de se discutir o assunto e da relação do Centro Universitário com a Sonafe. “A publagia é uma doença que atinge jogadores de futebol e outros atletas. Trazer a Sonafe, que é um órgão dentro da Fisioterapia que trabalha com a área de esporte, é importante para informar os alunos e aproximá-los comunidade externa,” comentou.

O professor do curso de Fisioterapia, Marco Túlio Saldanha, falou sobre o objetivo da palestra. “A Sonafe tem a política fazer reuniões mensais há muitos anos, é uma forma dos sócios se aproximarem da nova geração de estudantes. Além disso, é importante para nossos alunos perceberem  que o curso extrapola os limites da sala de aula”, explicou.

Pubalgia no esporte

O fisioterapeuta do Cruzeiro Esporte Clube, Eduester Lopes, falou sobre a doença sobre o diagnóstico e tratamento da pubalgia. “Acredito que esse seja um tema muito recorrente. A ideia é discutir esses fatores e mostrar o que a fisioterapia tem feito em relação ao tratamento, cirurgia e pós operatório, por exemplo”, comentou.

O médico ortopedista, CarlosVassalo, explicou a importância de debater o tema. “O diagnóstico e tratamento corretos são fundamentais para corrigir a lesão. Além disso, isso permite que as pessoas consigam solucionar o problema e voltar a realizar suas atividades físicas”, explicou.

O fisioterapeuta do Clube Atlético Mineiro, Bruno Leite, falou sobre como o evento ajuda a preparar os estudantes para a atuação profissional. “Acho de grande valia sempre discutir os temas do cotidiano profissional porque a gente acaba aprendendo com os colegas e esclarecendo as dúvidas dos estudantes. Acredito que os estudantes de hoje são afortunados por terem a oportunidade de participar de discussões como essa e sempre incentivo que elas ocorram”, pontuou.

Sonafe

O diretor da Regional Minas Gerais da Sonafe, Raphael Salgado, falou sobre a importância da palestra para fisioterapia esportiva. “De maneira geral é um tema bastante recorrente praticamente em todos os esportes e, o que buscamos é levar conhecimento em relação à fisioterapia esportiva para o público de Minas Gerais e aos alunos para que possam despertar o interesse pela área”, declarou.

O fisioterapeuta e diretor científico da Sonafe/MG, Thiago Ferreira, falou sobre o próprio das reuniões. “A ideia é disseminar o ensino sobre fisioterapia ortopédica e esportiva e, para isso, reunimos profissionais que estão no mercado, juntando acadêmicos e clínicos, com o intuito para proporcionar aos alunos um contato mais próximo com o que eles vão vivenciar no dia a dia”, explicou.

O evento reuniu profissionais, acadêmicos e estudantes de diversas instituições de Belo Horizonte.