Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Notícias / Aluna de Fisioterapia ministra palestra sobre neurociência da dor

Aluna de Fisioterapia ministra palestra sobre neurociência da dor

Aluna de Fisioterapia ministra palestra sobre neurociência da dor

No dia 13 de dezembro, a aluna do 8º período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Arianne Ferreira, ministrou a palestra com o tema “Educação e neurociência da dor”.

 Ariane explicou sobre os objetivos de abordar o tema. “A ideia da palestra é mostrar os aspectos que envolvem a dor. A gente acha que a dor existe só quando há lesão, mas não é isso. Queremos aumentar o conhecimento das pessoas sobre a dor e como tratá-la. Fizemos um trabalho de indução e emoção e avaliamos se o limiar de dor se alterou. Induzimos emoções e observamos se a tolerância de dor nas pessoas aumentou ou diminuiu”, disse.

 De acordo com a estudante, estudar a dor é muito importante, pois é um tema que está na vida de todas as pessoas. “Em todas as áreas da Fisioterapia vamos tratar alguém que tem dor. A dor crônica é uma das doenças mais incapacitantes e que gera milhões de gastos para os cofres públicos. Precisamos aprender melhor como lidar com a dor. Existem estudos que mostram que demora cerca de 17 a 24 anos entre uma evidência científica e a atuação na prática clínica. Por isso, precisamos diminuir esse tempo para melhorar o tratamento dos pacientes”, reforçou.

 O assunto também foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante.