Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Notícias / Aluna de Fisioterapia ministra palestra sobre neurociência da dor

Aluna de Fisioterapia ministra palestra sobre neurociência da dor

No dia 13 de dezembro, a aluna do 8º período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Arianne Ferreira, ministrou a palestra com o tema “Educação e neurociência da dor”.

Ariane explicou sobre os objetivos de abordar o tema. “A ideia da palestra é mostrar os aspectos que envolvem a dor. A gente acha que a dor existe só quando há lesão, mas não é isso. Queremos aumentar o conhecimento das pessoas sobre a dor e como tratá-la. Fizemos um trabalho de indução e emoção e avaliamos se o limiar de dor se alterou. Induzimos emoções e observamos se a tolerância de dor nas pessoas aumentou ou diminuiu”, disse.

De acordo com a estudante, estudar a dor é muito importante, pois é um tema que está na vida de todas as pessoas. “Em todas as áreas da Fisioterapia vamos tratar alguém que tem dor. A dor crônica é uma das doenças mais incapacitantes e que gera milhões de gastos para os cofres públicos. Precisamos aprender melhor como lidar com a dor. Existem estudos que mostram que demora cerca de 17 a 24 anos entre uma evidência científica e a atuação na prática clínica. Por isso, precisamos diminuir esse tempo para melhorar o tratamento dos pacientes”, reforçou.

O assunto também foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante.