Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Notícias / Curso de Fisioterapia organiza roda de conversa sobre o Setembro Amarelo

Curso de Fisioterapia organiza roda de conversa sobre o Setembro Amarelo

por Isabela Carvalho publicado 10/10/2018 14h22, última modificação 10/10/2018 14h22
Curso de Fisioterapia organiza roda de conversa sobre o Setembro Amarelo

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 28 de setembro, uma roda de conversa sobre o Setembro Amarelo que é uma campanha brasileira sobre a prevenção do suicídio, iniciada em 2015.

O organizador do evento e coordenador do curso, professor Rodrigo Gontijo da Cunha, contou o porquê da escolha do tema. “Esse tema está na vida dos alunos, que muitas vezes têm dificuldades financeiras e pessoais e necessitam de um momento para conversar e entrar em contato com um profissional da área”, explicou.

O evento recebeu o médico Dr. Guilherme Navarro Gontijo Rocha, que falou do contexto do suicídio na sociedade, dos sinais emitidos pelas pessoas, como evitar e para que profissional encaminhar em casos de doenças psicológicas.

O palestrante falou da importância do tema na academia e também na vida profissional. “Não fazer esse tipo de discussão no ambiente escolar é um erro. Esse é um assunto fundamental, pois a faculdade é um ambiente onde as pessoas estão sujeitas a grandes cargas emocionais, que podem deflagrar quadros psicológicos e psiquiátricos. No ambiente de trabalho existe muita pressão e estresse, por isso, essa discussão é essencial independente da área. A ideia é que a pessoa seja capaz de fazer uma autoavaliação de seus níveis emocionais e se está na hora de procurar um profissional”, finalizou.

O palestrante

Guilherme Navarro Gontijo Rocha é graduado em Medicina pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), residente em Psiquiatria pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena - CHPB-FHEMIG e Médico Plantonista do Ambulatório de Saúde Mental da Prefeitura de Congonhas.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre foto):

Roda de Conversa: Setembro Amarelo