Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Notícias / Izabela Hendrix promove palestras em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta

Izabela Hendrix promove palestras em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta

por Isabela Carvalho publicado 18/10/2018 16h06, última modificação 18/10/2018 16h06
Izabela Hendrix promove palestras em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu no dia 15 de outubro, palestras para comemorar o Dia Nacional do Fisioterapeuta, que é celebrado no dia 13 de outubro.

Os temas das palestras foram “O uso de plataformas vibratórias na reabilitação pulmonar de pacientes com DPOC” com a professora Camila Neves, "Ventilação Mecânica" com o professor Davi Silva e "Curso de Pilates" com a professora Daniella Campos.

O Coordenador do curso, professor Rodrigo Gontijo da Cunha, falou sobre o objetivo das palestras. “A ideia do evento é comemorar o dia do fisioterapeuta com os novos profissionais que o Izabela está formando, homenagear os professores do curso e também aprimorar o conhecimento de todos”, explicou.

Uso de plataformas vibratórias na reabilitação

A palestra “O uso de plataformas vibratórias na reabilitação pulmonar de pacientes com DPOC”, ministrada pela professora Camila Neves, teve o objetivo de explicar que é a doença pulmonar obstrutiva crônica e o tratamento com o uso da plataforma vibratória.

Camila Neves falou da importância de abordar o assunto com alunos da graduação. “Por ser um instrumento novo no mercado de trabalho, a plataforma vibratória ainda é pouco popular. A ideia é apresentar aos alunos, de uma forma mais abrangente, como se utiliza esses equipamentos que eles poderão utilizar na prática atendendo aos pacientes”, contou.

Ventilação Mecânica

O professor Davi Silva falou sobre ventilação mecânica, terapia intensiva com equipamentos, como devem ser os cuidados com o paciente após alta hospitalar, como é o manuseio de equipamentos e os recursos que são utilizados pela fisioterapia com os pacientes.

Na palestra, os alunos puderam conversar sobre o tema de forma mais didática, com equipamentos e alguns recursos para entender o assunto na prática.

O palestrante falou sobre a importância de falar sobre o assunto com estudantes. “É uma forma de introduzir o acadêmico na profissão, de conhecer e pensar qual é o melhor caminho para entrada no mercado”, finalizou.

Curso de Pilates

A oficina de pilates com a professora Daniella Campos teve como objetivo informar mostrar aos alunos linguagem correta dos termos de pilates na fisioterapia, explicar sobre os métodos de pilates solo, com aparelhos e acessórios, diferenciar o pilates na fisioterapia e educação física, e introduzir os alunos na prática.

Para Daniella Campos, o tema é de grande importância para os acadêmicos em formação. “O assunto é enriquecedor e promove a valorização da área. Os alunos vão conhecer um pouco do dia a dia, da prática, dos acessórios e aparelhos usados e, assim, já terão uma ideia do que vão encontrar no mercado de trabalho”, reforçou.

O evento também contou com a apresentação musical da aluna do curso de Fonoaudiologia Mariana Rodrigues para celebrar o Dia do Fisioterapeuta.

Jogos da Fisioterapia

No sábado, dia 20, ocorrerá o encerramento das atividades em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta com jogos e atividades físicas. O evento ocorrerá na quadra do Centro Universitário, a partir de 13h.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre foto)

Dia do Fisioterapeuta