Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Notícias / Izabela Hendrix recebe atleta para falar sobre esporte para amputados

Izabela Hendrix recebe atleta para falar sobre esporte para amputados

por Isabela Carvalho publicado 03/12/2018 15h33, última modificação 03/12/2018 15h33
Izabela Hendrix recebe atleta para falar sobre esporte para amputados

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 21 de novembro, uma palestra para discutir sobre as superações que o esporte proporciona para os amputados, que foi ministrada pelo ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados, Tadeu Mitraud. 

O coordenador do curso de Fisioterapia, Rodrigo Gontijo, falou que o palestrante explicou sobre sua jornada no esporte. “Na palestra, Tadeu falou sobre a sua vida e o futebol de amputados e como ele, atualmente, motiva a prática de esportes para as pessoas que tenham deficiência”, pontuou.

 Na palestra, Tadeu falou ainda sobre o trabalho da Associação Mineira de Desportos para Amputados (AMDA) e a dinâmica do futebol para amputados.

 Conheça a AMDA

Associação Mineira de Desporto para Amputados (AMDA) é uma Associação dirigida por pessoas com deficiência, em atividade desde 2003, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cujos objetivos se caracterizam pelo desenvolvimento de ações voltadas para pessoas com deficiência.

 Sobre o esporte

O futebol de amputados é praticado desde 1985 em diversos países, inclusive com realizações de campeonatos internacionais. É considerada uma variação do futebol onde podem participar apenas os jogadores que não tem uma perna (ou parte dela) usando muletas como extensão do braço. 

No Brasil, este esporte surgiu em 1989. Desde então, a equipe de futebol de amputados brasileiro participa das competições mundiais, tendo colocações sempre entre os quatro melhores times. No campeonato mundial de 2001, o Brasil sagrou-se tricampeão. A Associação Mineira de Desporto para Amputados estava representada na ocasião, com atletas de alto rendimento. O goleiro da AMDA, durante três anos foi considerado o melhor do mundo.

Saiba mais sobre o evento (passe o mouse sobre a foto). 

 palestra sobre esporte para amputados