Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Pesquisa

Pesquisa e Iniciação Científica

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 04/03/2016 13h26, última modificação 10/06/2016 17h49

Desde o início do curso o corpo discente é estimulado a participar de programas de Iniciação Científica e atividades de Pesquisa. No curso de Fisioterapia a pesquisa é estimulada por programas específicos e ao longo do curso incluindo as disciplinas Atividades Práticas Específicas. A Instituição divulga, semestralmente, editais específicos para a iniciação científica nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes dos cursos de graduação. Cabe ressaltar que com a criação do núcleo de biociências (NBC) os projetos de pesquisa e extensão assumiram, cada vez mais, um cunho interdisciplinar, voltado a questões relativas a missão institucional da saúde coletiva.

Para fomentar a pesquisa a Instituição investe continuamente no aprimoramento de seus laboratórios, adquirindo equipamentos que são utilizados nas atividades práticas das disciplinas da graduação e nos projetos de pesquisa. As atividades de pesquisa ajudam a fixar o aluno ao curso, aproximando-o da realidade científica da profissão. Este envolvimento contribui com a tríade ensino, pesquisa e extensão, indispensável na formação de profissionais competentes e envolvidos com as questões sociais e científicas da profissão.

Em termos de linhas de pesquisa, o presente projeto não pretende assumir um direcionamento específico. Uma das razões para isso é a diversidade de possibilidades que o Laboratório de Avaliação Funcional (LAF) proporciona aos docentes e discentes do curso, por meio de seus equipamentos. Vale ressaltar que, além do LAF, a própria clínica integrada, com seu fluxo de atendimento aos pacientes de diversas áreas, apresenta-se como um campo a ser explorado para este fim.

Entretanto, uma linha de pesquisa que certamente terá espaço privilegiado nas discussões é a da Saúde Pública, pelo próprio envolvimento deste projeto pedagógico com as questões relacionadas com o profissional da saúde inserido no SUS e, particularmente, pela preocupação com a inserção da Fisioterapia no mesmo.

Acesse aqui e conheça os Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica