Você está aqui: Página Inicial / Fonoaudiologia / Corpo Docente

Corpo Docente

Para acessar ao currículo lattes basta clicar no nome do docente.

 

  •  Cecilia Maria Carvalho Soares de Oliveira - Mestre em Ciências da Saúde , especialista em Saúde Coletiva, especialista em Saúde da Família, especialista em Educação a Distância , especialista e Administração Pública Municipal. Atualmente é coordenadora de tutoria da Universidade de São Paulo (UNIFESP), coordenadora de curso na modalidade de ensino a distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tutora de curso de extensão em saúde bucal - Canal Minas Saúde - SES, consultora na área de educação e saúde - EDUCARE Ltda, cirurgiã dentista da atenção básica da Prefeitura Municipal de Vespasiano M.G. Possui experiência em gestão e docência nas áreas de Saúde Coletiva; gestão de serviços de saúde, promoção de saúde, saúde bucal , odontologia hospitalar. recursos humanos, administração de serviços e processos.

 

  • Cristiane Bueno Sales - Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix (2005). Pós graduação em Audiologia - Ênfase em Diagnóstico Audiológico - pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix (2010). Mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto - UFMG. Atualmente é fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Coordenadora do Programa de Atenção à Saúde Auditiva do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Docente do curso de Fonoaudiologia do Instituto Metodista Izabela Hendrix. As principais áreas de atuação são Linguagem e Audição: Realização de Exames Audiológicos; (Re) Habilitação Auditiva; Seleção, Verificação e Adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) e Implante Coclear (IC).

 

  • Cristina Lúcia de Oliveira Moraes  - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991) e mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor titular -Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. , atuando principalmente no seguinte tema: peptides vasoactive.

 

  • Gustavo Nunes Tasca Ferreira - Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1998), especialização em Ortopedia e Esportes pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1999) e mestrado em Ciências da Reabilitação, também pela UFMG (2004). Atualmente é coordenador do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, professor adjunto e coordenador do CEP da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana. Tem experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade e desempenho muscular.

 

  • Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa - Graduada (1998), Mestre (2003) e Doutora (2011) em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Atualmente é docente e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, onde já atuou como coordenadora do Curso. Membro do grupo de pesquisa NUPESC, da Escola de Enfermagem da UFMG. Docente no Curso de medicina e de Enfermagem do UNI BH, tendo atuado também em cargos de gestão acadêmica no UNI BH em 2014. Docente em Curso de Pós-graduação da PUC MG e GANEP de SP. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral. Tem experiência na atenção à saúde do adulto e do idoso em condições clínicas e cirúrgicas, agudas e crônicas. Trabalha principalmente nos seguintes temas: prevenção e controle de agravos à saúde, procedimentos de enfermagem no adulto e no idoso, tratamento de feridas, terapia nutricional enteral e parenteral, saúde sexual e direitos sexuais, sistematização e humanização da assistência. Metodologia da Pesquisa. 

 

  • Laysa Maria Akeho - Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialização em Psicologia da Educação: psicopedagogia preventiva pela Pontifícia Univeridade Católica de Minas Gerais (2005) e mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2013). Finaliza especialização em Psicologia Clínica: existencial e gestáltica pela Faculdade de Estudos Superiores de MInas Gerais (FEAD). Possui ProLibras para docência em ensino superior (2010) e estudou Libras na ASMG_BH. Atualmente é integrante do projeto de extensão Inclusão Social e Educacional de Pessoas com Deficiência no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e nesta instituição é docente nos cursos de Licenciatura (Pedagogia, Música, Ciências Biológicas, Educação Física), Fonoaudiologia, Teologia, direito e Enfermagem. Ministra disciplinas de LIBRAS, P.P.Educação Inclusiva, Tópicos especiais em educação e linguagem, P.P projetos interdisciplinares, Psicologia da Aprendizagem e Teoria do desenvolvimento. É Psicóloga clínica bilíngue (Libras/Português-Português/Libras) de orientação Fenomenológico-Existencial. Nos últimos anos, atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Inclusão, língua de sinais, psicologia e fenomenologia. Aprovada em Concurso Público para atuar como professora de Libras na UFVJM (DOU de 01/10/2014).

 

  • Lorena Luisa Costa Rosa - Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1992). Especialista em Voz pelo CFFa. e Mestre em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2004). Professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, onde atua desde 2005. Foi membro e Diretora Secretária do 1 Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia 6a. Região. Sócia proprietária da Bemdito: Voz e Expressividade.Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Voz, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia de voz, competência comunicativa e docência.

 

  • Luciana Mendonça Alves - possui graduação em Fonoaudiologia, título de especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo CFFa, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado no Laboratoire Parole et Langage - Université de Provence - Aix en Provence - França. É colaboradora do Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) do HC-UFMG. Atualmente é professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem escrita e oral e fonoaudiologia educacional, nas áreas clínica, organizacional, pesquisa e docência.

 

  • Maria Elizabeth Siqueira LemosGraduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) é mestra e doutora em Ciências da Saúde, Área de Concentração: Saúde da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Medicina - UFMG. Professora adjunta, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atua em Psicologia Clínica com ênfase em Sistemas Familiares, trabalha com adultos, adolescentes, crianças. Suas pesquisas atuais são nas áreas de educação em saúde.

 

  • Rachel Ferreira Loiola - Fonoaudióloga graduada em 2000 pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, consultora de imagem pessoal e comunicação. Ministra há 15 anos cursos e treinamentos na área de desenvolvimento e comunicação humana, imagem pessoal e autoestima. Concluiu mestrado (2004) em linguística pela UFMG na linha de pesquisa "Linguagem, cognição e Cultura" e doutorado (2014), também pela UFMG, em "Análise do Discurso" sobre autoimagem corporal da mulher brasileira. É professora universitária desde 2003 nas áreas de neurologia, metodologia de pesquisa, dentre outras. Utiliza, em suas abordagens, o vestuário como discurso comunicativo revelando as comunidades pelas quais cada indivíduo se filia. Na Fonoaudiologia atua especificamente na reabilitação da linguagem de pacientes adultos e idosos e no resgate da autoimagem/ autoestima corporal após lesões neurológicas adquiridas.

 

  • Raquel Moreira Guimarães - possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) (1998), Especialização (Pós Graduação) em Fisioterapia Neurológica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2000) e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB) (2005). Atualmente é professora do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: condicionamento aeróbico, qualidade de vida, fortalecimento muscular, Acidente Vascular Encefálico e Doença de Parkinson. 

 

  • Rodrigo Gontijo Cunha - Doutor em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba, com bolsa CAPES (2007). Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2004). Especialização em Medicina Chinesa - Acupuntura (2004). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica NEPEB na Universidade Federal de Minas Gerais. Professor em tempo integral no Instituto Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte MG ministrando as disciplinas Anatomia, Anatomia aplicada a Fisioterapia, Anatomia aplicada a Biomedicina, Fisiologia do exercício, Estágio Fisioterapia em ortopedia, Diagnóstico por imagem, Saúde Pública, Fisioterapia Preventiva, Seminários, Fisioterapia em Ergonomia, Exames Complementares, Trabalho de conclusão de curso I e II para Biomedicina, Supervisão fisioterapia em estágio em Saúde Pública. Tem experiência na área de anatomia, ortopedia/traumatologia, saúde pública e geriatria. Professor do curso de Segurança do Trabalho Pronatec no Pitágoras. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atua na área de Engenharia Biomédica nos projetos com Interface cérebro máquina, biomecânica, investigando oscilações cerebrais, registradas no couro cabeludo relacionadas à imagética motora e prática mental no amputado.

 

  • Rodrigo Itaboray Frade - É Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG), Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG) e Especialista em Ensino de Astronomia (UFOP). Graduou-se em Física (UFMG) em 2002. Atualmente, é Editor Gerente do periódico Formação@Docente (ISSN 2237-0587), presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e professor de Tempo Integral do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, lecionando disciplinas nas áreas de Educação, Física Aplicada e Matemática Aplicada. Na educação básica, tem experiência em Ensino de Física e Ciências. No ensino superior, tem lecionado disciplinas e desenvolvido pesquisas envolvendo a aplicação da Física e de Métodos Matemáticos e Científicos nos diferentes campos das Biociências.

 

  • Valdemir Silva - Possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1983), especialização em Morfologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1988), especialização em Biologia Geral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1986) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2003). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Professor Municipal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:softwares educacional, conhecimento, aprender a aprender.

 

  • Vanessa Ferreira Mariz - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialização em Audiologia Clínica pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia(2006) e Mestrado em Ciências da Saúde- Área de Concentração : Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.