Você está aqui: Página Inicial / Fonoaudiologia / Extensão

Extensão

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 04/03/2016 11h31, última modificação 08/04/2016 15h19

 

As ações de extensão, de ensino e de pesquisa são concebidas de maneira articulada, visando uma formação contextualizada às questões sociais atuais. Desta forma, as práticas extensão no Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix deverão ser fundamentadas em ações permanentes para o desenvolvimento de:

 

Ações de acolhimento, boas-vindas e motivação dos alunos ingressantes por meio do Projeto Acolher, da Aula Inaugural e do Trote Solidário.

Projeto Acolher: ação dos alunos veteranos do curso de Fonoaudiologia de receber os alunos calouros e apresentar aos mesmos as instalações físicas da instituição, no primeiro dia de aula.

Aula Inaugural: ministrada por profissional convidado ou representante da instituição no início do semestre letivo. Tem por objetivo o acolhimento dos novos alunos e a abordagem de assuntos de interesse da Fonoaudiologia com áreas afins, proporcionando um contato inicial destes com possíveis campos de trabalho e com a instituição. 

Trote Solidário: atividade cultural ou científica que visa à integração dos calouros dos cursos da área de saúde envolvendo-os em ações de apoio comunitário e cidadania, tais como campanhas de doação de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, livros, dentre outros, os quais serão destinados aos usuários das Clínicas-escola e demais assistidos pela Fundação Metodista.

Ambientes de estímulo à interdisciplinaridade: 

  • Seminários: deverão ser programados dois seminários por ano. No primeiro semestre serão feitas discussões clínicas de casos atendidos na(s) Clínica(s)-escola. Neste evento poderão ser discutidos casos clínicos com atendimento multidisciplinar. No segundo semestre ocorrerá a apresentação de pesquisas em andamento ou concluídas por docentes e discentes da instituição. O propósito destasatividades é proporcionar espaços de estudo que propiciem a atuação inter e multidisciplinar (seja essa interdisciplinaridade intra-curso ou inter-cursos).
  • Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia: evento anual que conta com apresentações de trabalhos científicos de acadêmicos de Fonoaudiologia e palestras de profissionais convidados.
  • Jornada Acadêmica Integrada Izabela Hendrix: realizada a cada dois anos, com apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos deste Centro Universitário, além de palestras de profissionais convidados e apresentações culturais. O objetivo é estabelecer a integração entre os cursos e promover ações integradas de pesquisas científicas, desenvolvendo o pensamento crítico, reflexivo e criativo, associando os conteúdos teóricos desenvolvidos às discussões científicas e clínicas.
  • Campanhas: Semana da Voz; Semana da Fala, Semana da Audição, Semana da Linguagem: são promovidas semestralmante ações educativas específicas junto à comunidade, as quais buscam a promoção da saúde da comunicação humana e garantem o engajamento do aluno em atividades de responsabilidade social. 
  • Oferecimento de cursos de extensão com certificação, de forma a permitir maior flexibilidade na formação e ampliação do conhecimento.
  • Apoio a eventos sem fins lucrativos como o Fórum Mineiro de Implante Coclear.
  • Favorecimento de habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, fortalecendo a articulação da teoria com a prática e valorizando a pesquisa e a atuação individual e coletiva, por meio de Programas de Saúde Coletiva e Ocupacional no Instituto Metodista Izabela Hendrix (Centro de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); nas Creches Metodistas; em asilos, nas unidades municipais de educação infantil (UMEIs) e unidades básicas de saúde (UBES), além de outras escolas da rede pública.
  • Estabelecimento de parceria com o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (SINPRO MINAS) na área de Saúde Ocupacional, com vistas à atenção primária à saúde vocal dos professores.
  • Ação integrada dos cursos da área de saúde junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Projeto Posso Ajudar? Izabela Hendrix, seguindo as diretrizes de humanização do SUS.
  • Atividades de educação continuada, com a implementação de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
  • Ações de estimulação, orientação, acompanhamento e avaliação das Atividades Complementares realizadas pelos alunos, de acordo com a regulamentação específica.


Projeto em andamento sob a coordenação de docentes do curso de Fonoaudiologia:

Título: Qualidade de vida em deficientes auditivos usuários do Sistema de Frequência Modulada
Professora coordenadora: Dra. Luciana Mendonça Alves (Fonoaudióloga)
Professora participante: Ms. Cristiane Bueno Sales (Fonoaudióloga)
Este projeto conta com a participação de 2 acadêmicos monitores do curso de Fonoaudiologia e 2 voluntários