Você está aqui: Página Inicial / Fonoaudiologia / Notícias / Egressas de Fonoaudiologia são aprovadas em residências de hospitais mineiros

Egressas de Fonoaudiologia são aprovadas em residências de hospitais mineiros

Profissionais destacam importância do Izabela na conquista
Egressas de Fonoaudiologia são aprovadas em residências de hospitais mineiros

A dedicação do corpo docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix resulta na formação de profissionais altamente capacitados e bem-sucedidos em suas áreas de atuação. Somente nos últimos meses, pelo menos quatro egressas do curso de Fonoaudiologia foram aprovadas em residências de hospitais mineiros.

A professora Lorena Luiza Costa Rosa, coordenadora da graduação, ressalta que esses resultados não são casos isolados. “Todos os anos temos ex-alunos do curso aprovados, não só em concursos para residência em hospitais, como também em concursos públicos de Prefeituras e processos seletivos para mestrado/doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outras instituições”.

A graduação em Fonoaudiologia completou 28 anos de existência e foi pioneira em Minas Gerais, sendo durante dez anos o único curso da área em todo o estado. “Nossos egressos são reconhecidos no mercado de trabalho, não só pela formação sólida e generalista, mas também pelo caráter humanizado da mesma. Como o enfoque do curso é clínico e as oportunidades de estágio são amplas e variadas, com supervisão 100% presencial, cuidamos muito de perto desta formação ética”, destaca Lorena.

Início de trajetórias de sucesso

“O Odilon Behrens é um hospital de referência na rede do SUS e oferece um dos melhores programas de residência de Minas Gerais, portanto, acredito que a prática de minha profissão neste hospital agregará muito à minha carreira. Estou muito feliz com esta oportunidade, pois, por meio dela, poderei aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação e aprender conteúdos específicos desta área”, declara Deborah Christiny Abrante Godinho, de 27 anos, que conquistou a única vaga de residência do Hospital.

A profissional pretende se tornar uma referência e já planeja o ingresso em um programa de mestrado para continuar os estudos futuramente. Ela ressalta a importância dos docentes do Izabela para seu ingresso na residência: “O ensino transmitido durante estes quatro anos fez toda diferença para que eu alcançasse o primeiro lugar. Cheguei a brincar com algumas colegas: ‘parecia que nossas professoras tinham elaborado a prova, pois tudo que elas falaram em sala de aula estava na prova!’”.

Ana Cláudia Araújo da Silva, de 27 anos, se formou ano passado e já foi aprovada na residência do Hospital de Contagem. “Felicidade me define, estou me sentindo realizada. Sempre gostei da área infantil, em especial a Maternidade, e minhas expectativas são muito positivas, até mesmo porque é um sonho que estou realizando, almejo essa área desde do 1º período de Faculdade”, relata.

Para ela, a residência é apenas o início de sua carreira e estudos, incentivada em grande parte por professores do Izabela: “Sempre temos aqueles que nos encorajam a acreditar que somos capazes de conquistar o que desejamos. Estou sempre em busca de conhecimento!”.

Fonoaudiologia no Izabela Hendrix

O curso propõe um paradigma educacional no qual docentes e alunos têm uma comunicação interativa e ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e reflexões) capazes de mobilizar recursos cognitivos para solucionar com pertinência e eficácia situações problemas, ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais.

"O setor de Fonoaudiologia das Clínicas Integradas é muito bem equipado, com instalações amplas e confortáveis, viabilizando estágios em todas as grandes áreas da Fonoaudiologia. A Instituição estabelece também parcerias para realização de estágios extra muros, em hospitais, postos de saúde e em outras unidades de saúde públicas que desenvolvem atividades voltadas para o cuidado materno infantil", complementa a coordenadora do curso.

Saiba mais.

registrado em: ,