Você está aqui: Página Inicial / Fonoaudiologia / Notícias / Fonoaudiologia realiza mais uma edição dos “Seminários Clínicos”

Fonoaudiologia realiza mais uma edição dos “Seminários Clínicos”

por Isabela Carvalho publicado 14/06/2018 17h26, última modificação 15/06/2018 11h05
Evento é realizado semestralmente e proporciona aos alunos um espaço de discussão e compreensão da prática
Fonoaudiologia realiza mais uma edição dos “Seminários Clínicos”
Com o objetivo de apresentar trabalhos científicos que ajudam a compreender a prática fonoaudiológica, o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no último sábado (9), mais uma edição dos Seminários Clínicos. A atividade, que é realizada semestralmente, está prevista no Projeto Pedagógico do curso e tem a intenção de dar a oportunidade aos discentes do último ano da graduação de apresentar e discutir casos clínicos atendidos por eles.

Além da apresentação de casos clínicos, o Seminário também sempre recebe um palestrante que aborda um tema relacionado ao curso. Este ano, a convidada foi a jornalista e escritora Mariana Rosa, que ministrou uma palestra com o tema “Deficiência e cuidado: uma perspectiva amorosa”. Mariana é autora do livro e do blog “Diário da Mãe da Alice”, é Embaixadora Mineira da ONG Prematuridade e voluntária do movimento LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade).

A palestra
Refletir a deficiência de outra perspectiva foi a proposta do bate-papo conduzido por Mariana. A jornalista e escritora é mãe da Alice, de 5 anos, que nasceu prematura, passou por 145 dias de UTI Neonatal e teve paralisia cerebral. A proposta da palestra foi mostrar aos alunos a importância dos cuidados com uma pessoa com deficiência do ponto de vista de quem vivencia este dia a dia de perto como mãe de uma criança deficiente.

Mariana e Alice na época de internação na UTI Neonatal
Em uma palestra que emocionou os convidados, Mariana contou um pouco da sua história, compartilhou vivências junto à Alice e falou, principalmente, sobre a importância de proporcionar às pessoas com deficiência a experiência de inclusão social. “É preciso entender que a deficiência está na interação, em como essa pessoa se insere no mundo. É fundamental entender a deficiência para além de uma característica biológica, mas como uma característica humana”, explicou.

Mariana falou também sobre o papel dos profissionais da saúde no cotidiano de uma pessoa com deficiência. “A prática de vocês é uma forma de cuidado e cuidar é um exercício de responsabilidade”, explicou.

Após a palestra, os alunos puderam fazer perguntas, considerações e ainda participaram do sorteio de dois exemplares do livro “Diário da Mãe da Alice”.

Casos Clínicos
Em seguida, os alunos assistiram a apresentação de quatro casos clínicos de alunos do último ano do curso. De acordo com a professora e coordenadora do curso, Lorena Rosa, os seminários são uma oportunidade de troca de conhecimentos e preparação para a prática da profissão. “É um trabalho multidisciplinar, com a presença de todos os professores do curso e aberto aos alunos de todos os períodos. É uma oportunidade de troca de conhecimentos e compreensão da prática fonoaudiológica”, explicou.

Nesta edição dos Seminários foram apresentados os seguintes trabalhos:
  1. Camila Araújo – Tema: Deficiência Auditiva
  2. Taís Ferreira – Tema: Ambulatórios de fala e audiologia
  3. Vanessa Nany Batista de Souza – Tema: Linguagem Escrita
  4.  Raphaela Gomes Gonçalves – Tema: Disfunção Neuromotora Infantil

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Seminários Clínicos - Fonoaudiologia