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Pesquisa e Iniciação Científica

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 04/03/2016 11h29, última modificação 10/06/2016 17h51

A partir do 1º semestre de 2002, com o novo currículo em vigor, a disciplina Metodologia de Pesquisa passou a proporcionar ao aluno o
conhecimento inicial sobre o método científico, a oportunidade de observação do rigor no que diz respeito à estrutura de projetos de pesquisa por meio da leitura de artigos científicos e as normativas da legislação e ética referentes à pesquisa com seres humanos.

Com o objetivo de estimular os docentes a incorporarem os discentes nos trabalhos de pesquisa, em 2002 foi implementado o Programa de Iniciação Científica (PROBIC) do curso de Fonoaudiologia. A cada ano do programa eram abertas cinco vagas. O resultado nos últimos quatro anos foi a produção de 20 trabalhos apresentados nas jornadas acadêmicas e em congressos científicos.

Nesta época, o modelo adotado para o desenvolvimento dos projetos do PROBIC foi delimitado pela área de atuação ou campo de interesse do pesquisador responsável. Assim, os temas dos projetos estiveram e deverão manter-se ancorados nas áreas da Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva e Voz. 

Ao final do ano de 2006, a nova reitoria empossada determinou que professores contratados em regime de tempo integral apresentassem projetos de pesquisa e/ou extensão. Tal medida resultou em um número considerável de projetos aprovados, os quais encontram-se em desenvolvimento no ano de 2007, contando cada qual com alunos bolsistas e voluntários. A perspectiva é de que, a cada ano, sejam finalizados e apresentados novas pesquisas e trabalhos de extensão, garantindo ao aluno possibilidades amplas de participação nos mesmos ao longo da graduação.

Além destas oportunidades, o aluno do curso de Fonoaudiologia desenvolve, a partir do sétimo período, seu trabalho de conclusão de curso. O projeto de pesquisa referente ao mesmo é submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e o trabalho final à banca examinadora. A aprovação do trabalho pela banca constitui condição indispensável à obtenção do título de bacharel em Fonoaudiologia. O trabalho de
conclusão do curso é desenvolvido individualmente, de acordo com as normas institucionais, garantindo a autonomia intelectual do aluno. A versão final do trabalho é entrgue sob a forma de artigo científico, facilitado as publicações.

Projeto em andamento sob a coordenação de docente do curso de Fonoaudiologia:

Título: Promoção da leitura: criação de software voltado para o desenvolvimento da habilidade de leitura em escolares
Professor coordenador: Dra. Luciana Mendonça Alves (Fonoaudióloga)
Professor participante: Ms. Michele Aparecida Sá (Pedagoga)
Este projeto conta com a participação de 2 acadêmicos monitores do curso de Fonoaudiologia e 3 voluntários.

 

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