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Extensão

O princípio da indissociabilidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão é fundamental na produção acadêmica. Na relação entre Ensino e Extensão alunos (as) e professores (as) constituem-se sujeitos do ato de aprender. Pode-se afirmar que, na democrática dinâmica de ir-e-vir que caracteriza a Extensão, o saber acadêmico retorna ao Centro Universitário reelaborado. Assim, a Extensão, como via de integração entre a IES e a sociedade, constitui-se como elemento capaz de operacionalizar a relação teoria e prática, já estabelecida no projeto do Curso de Pedagogia através de disciplinas como as Práticas Pedagógicas e o Estágio Curricular Supervisionado. A Extensão se constitui como um dos espaços acadêmicos que oportunizam a realização de atividades de caráter interdisciplinar no curso assim como intercursos. 

A Extensão, assim como a Pesquisa, ocorre quando a produção de conhecimento é capaz de transformar a comunidade local, a sociedade, favorecendo a busca de melhoria de qualidade de vida, de superação de situações de desigualdades e de exclusão, transformando também os processos instituídos de construção e transmissão de conhecimentos. Nesse sentido, cumpre afirmar que não cabe à instituição e ao Curso de Pedagogia, em especial, simplesmente a guarda de conhecimentos que foram construídos historicamente e que hoje se constituem patrimônio científico e cultural da humanidade. Por outro lado, é preciso ir além da guarda de tais conhecimentos, superar a concepção tradicional de educação que reduz o ensino à transmissão e reprodução de conhecimentos.

Assim, para que os conhecimentos possam ser construídos, desenvolvidos, significados, dotados de sentido por quem deles faz uso, é preciso que possam ser problematizados, constituindo possibilidades para a inovação, o aperfeiçoamento, o re-desenho numa perspectiva de contribuição para a ampliação dos que já existem. E, aqui, a dimensão da Pesquisa é inevitável. Então, mais do que um ensino para a pesquisa é preciso que se proporcione um ensino com pesquisa. Nessa perspectiva, a dimensão da Extensão ajuda a dotar o conhecimento de sentido, quando promove na sua reflexão o pensar sobre a dimensão ético-cidadã daquilo que se ensina e que se aprende. Por isso, a Extensão pode se constituir, quando bem entendida em seu sentido, numa sala de aula ampliada, com todas as possibilidades políticas e pedagógicas de ensinar e de aprender ética e cidadania.

Com base nas reflexões acima, o Curso de Pedagogia entende seu compromisso de participação nas políticas institucionais voltadas às ações afirmativas, à saúde e à educação, através de programas e projetos próprios ou articulando-se com outros cursos de licenciatura e/ou bacharelado, privilegiando a articulação do ensino com os programas e projetos de Extensão, com as linhas do Núcleo de Formação Docente (Formação de Professores\as, Práticas Pedagógicas e História e Memória da Educação) e com a linha de pesquisa vinculada à área dos
Direitos Humanos e Educação (específica do curso de Pedagogia).