Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia / Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

Os egressos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix estarão habilitados\as, como profissionais, para a atuação na docência, na gestão educacional e na produção e difusão do conhecimento do campo educacional, em instituições escolares e não-escolares, bem como em organizações governamentais e não-governamentais, instituições públicas e privadas, programas e projetos que tenham como foco a Educação Infantil, os anos iniciais do Ensino Fundamental, o Ensino Médio na modalidade Normal, a Educação Profissional e os cursos de formação de populações de etnias e culturas específicas.

Este docente estará, ainda, habilitado para contribuir profissionalmente em outras áreas nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam necessários, possuindo também domínio para atuar com diversos recursos tecnológicos.

Assim, espera-se que o egresso do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix apresente conhecimentos, habilidades e competências próprias que envolvam as dimensões de uma atuação político- pedagógica, instrumentalizando-se para a reflexão sobre as relações sociais, com capacidade para uma leitura crítica das demandas da realidade, garantindo participação igualitária, atenção à diversidade, solidariedade e oportunidades de inclusão, conforme as políticas afirmativas da Instituição.

Desenvolver competências e habilidades específicas nas áreas de:
Docência, de modo que o licenciado em Pedagogia possa compreender, cuidar e educar a criança da Educação Infantil, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social; fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria, reconhecendo e respeitando as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos; ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; dominar as tecnologias da informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição 
educativa, a família e a comunidade.

Gestão educacional em diferentes espaços escolares e não-escolares, de modo que o licenciado em Pedagogia possa atuar em planejamento, administração, coordenação, acompanhamento e avaliação de planos e projetos pedagógicos assim como na formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na educação.

Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional de modo que o licenciado em Pedagogia possa realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre os alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências escolares e não- escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre pesquisas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas. 

Dentre as competências exigidas pelas funções que irá desenvolver como docente, prioritariamente, deve:

  • atuar com ética em relação aos diferentes significados e práticas educativas, apreendidas nas experiências multiculturais que caracterizam a dinâmica da sociedade brasileira;

  • construir diálogos entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, desenvolvendo uma atitude investigativa.

  • atuar na promoção da aprendizagem e na contribuição para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e adultos, estudantes com necessidades educacionais especiais ou não, nos diferentes espaços de educação, escolares e/ou não- escolares;

  • desenvolver atividades pedagógicas nas diferentes formas de gestão educacional, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico, bem como de projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares; 

  • utilizar diferentes tecnologias educacionais, possibilitando a transformação da informação em conhecimento e garantindo a relação indissociável entre teoria e prática;

  • fortalecer os processos democráticos na vida escolar internamente e na relação escola/comunidade;

  • demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

  • identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;