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Matriz Curricular 12

por Admin publicado 16/05/2017 14h58, última modificação 13/07/2020 18h00

1° Semestre

Conhecimento e Saber

Carga Horária: 40 h
Ementa: O papel das Humanidades na epistemologia contemporânea. A busca do conhecimento como processo de humanização das relações sociais e pessoais. A ciência como interpretação do conhecimento cotidiano nas dimensões psíquica, física, social e espiritual. O ser humano, a sociedade e o meio ambiente como objetos do conhecimento. A dimensão ética da ciência e a questão do sentido da vida. A crise dos paradigmas epistemológicos modernos e a irrupção de novas sensibilidades. A suspeita e a inquietação como ferramentas para o processo de aprendizado.

Libras

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Estudo teórico e prático da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Aquisição e desenvolvimento básicos de habilidades expressivas e receptivas com ênfase no diálogo. Aspectos históricos e conceituais da cultura e identidades Surdas.  Possibilitar ao futuro docente uma compreensão aprofundada da inclusão a partir das contribuições das diferentes perspectivas educacionais, refletir sobre os espaços de inclusão dentro e além das instituições, tendo como horizonte a construção de uma postura crítica quanto aos recursos didáticos e o papel de mediador na aprendizagem de seu aluno. Abordar a surdez enfatizando o referencial sócio-antropológico que sustenta a visão ideológica da Comunidade Surda.

Políticas da Educação

Carga Horária: 80 h
Professor: Ayran Lavra Albino
Ementa: O papel do Estado nos processos educacionais: a particularidade brasileira.  Estudo dos aspectos legais, referências teóricas, princípios e diretrizes das políticas educacionais brasileiras em diferentes contextos históricos. Organização do sistema educacional brasileiro: legislação, competências federativas, níveis e modalidades de ensino. Políticas sociais e educação no Brasil. Financiamento da educação brasileira. Os PCN e as orientações internacionais na política educacional. Diretrizes curriculares para formação de professores(as). Novas realidades sociais, as reformas educativas, a organização e gestão das escolas.

Práticas Pedagógicas: Educação Inclusiva

Carga Horária: 80 h
Professor: Michele Aparecida de Sá
Ementa: Evolução histórica da Educação Especial. Políticas de educação inclusiva. Desafios e possibilidades da Educação Inclusiva no contexto brasileiro. A organização dos serviços educacionais na área de educação especial. Estudo dos processos de desenvolvimento relacionados às necessidades educativas especiais. A formação de professores para educação inclusiva. O papel da escola frente às diferenças individuais.

Psicologia da Aprendizagem

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Estudo das relações entre psicologia, aprendizagem, desenvolvimento humano e educação; análise dos fatores inerentes a este processo, tais como motivação, inteligência, memória e percepção; principais teorias da aprendizagem contemporâneas e suas implicações na prática educativa numa perspectiva crítica. Contribuições da neurociência para a compreensão dos processos de aprendizagem humana.

Tópicos em Educação e Arte

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Concepções de artes vigentes nas práticas de educação formal e não-formal. Estudo da arte como expressão da linguagem; a arte como forma de comunicação por meio do fazer (práxis) e da apreciação (fruição). A criação e produção de brinquedos e jogos pedagógicos para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Tópicos em Educação e Corporeidade

Carga Horária: 40 h
Professor: Filipe Guimarães Pinheiro
Ementa: Análise de processos de institucionalização e escolarização dos corpos. Abordagens e concepções filosóficas de educação de crianças e seus corpos. Reflexão sobre o desenvolvimento de práticas corporais, tais como jogos, esportes e brincadeiras, no contexto de instituições educativas. Conhecimento, proposição e problematização de práticas pedagógicas lúdicas.

Teorias do Desenvolvimento

Carga Horária: 80 h
Professor: 
Ementa: Abordagem crítica dos conceitos e determinantes de desenvolvimento humano. Estudo dos processos de desenvolvimento humano em seus aspectos sócio-histórico-cultural, psicomotor, cognitivo, moral e emocional. Compreensão e análise das teorias do desenvolvimento e suas implicações na educação.  Análise da relação entre educação e o ciclo vital humano e suas implicações nas práticas educacionais.

Tópicos em Temas Transversais

Carga Horária: 40 h
Professor: Ana Carolina Machado Ferrari
Ementa: Estudo das concepções de currículo no Brasil e análise específica das tendências curriculares críticas e pós-críticas. Estudo dos princípios metodológicos da organização dos conteúdos escolares: interdisciplinaridade, transversalidade e globalização dos conhecimentos; análise da organização das temáticas sociais nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na perspectiva da transversalidade. Estudo do conjunto de temas sociais propostos nos PCN: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo.

 

2° Semestre

Didática

Carga Horária: 80 h
Professor: Ayran Lavra Albino
Ementa: Estudo das concepções de currículo no Brasil e análise específica das tendências curriculares críticas e pós-críticas. Estudo dos princípios metodológicos da organização dos conteúdos escolares: interdisciplinaridade, transversalidade e globalização dos conhecimentos; análise da organização das temáticas sociais nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na perspectiva da transversalidade. Estudo do conjunto de temas sociais propostos nos PCN: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo.

Filosofia da Educação 

Carga Horária: 40 h
Professor: Ana Carolina Machado Ferrari
Ementa: Evidência e problematização da relação entre filosofia e educação; reflexão  sobre a importância da filosofia da educação e na formação do professor; discussão sobre a dimensão ética da educação; reflexão sobre ideias de algumas tendências pedagógicas (Tradicional, Renovada e Progressista) que influenciam na organização e na prática pedagógica e na gestão da educação;  possibilidades da educação no contexto das condições promotoras de transformações sociais.

Leitura e Produção de Textos 

Carga Horária: 40 h
Professor: Ana Carolina Machado Ferrari
Ementa: Estudo dos conceitos de leitura e ato interpretativo. Compreensão dos processos comunicacionais. Desenvolvimento e aplicação de leitura, produção de textos e conhecimentos linguísticos. Relações entre a norma culta e  a linguagem coloquial. Linguagem inclusiva e as interfaces com os estudos de gêneros textuais.

Metodologia da Pesquisa 

Carga Horária: 40 h
Ementa: Análise dos processos de leitura, pesquisa e redação a partir de seus fundamentos. Trabalho com diferentes tipos textuais e orientações sobre a estrutura de textos acadêmicos. A pesquisa científica e sua divulgação.

História da Educação 

Carga Horária: 80 h
Professor: Ayran Lavra Albino
Ementa: Concepção educativa na Antiguidade Arcaica grega até os dias atuais. Abordagem das relações da História e a História e Memória da Educação e das instituições escolares, com estudos das especificidades da América Latina e do Brasil; estudos de gênero e suas interfaces com a educação.

Práticas pedagógicas: educação em espaços não escolares

Carga Horária: 80 h
Ementa: A educação como processo e construção permanente. A formação do pedagogo e atuação em espaços não-escolares. Os quatro pilares da educação. A educação segundo movimentos e projetos sociais na cidade de Belo Horizonte. Integração e debate das práticas pedagógicas construídas no Estágio Curricular Supervisionado em espaços não escolares.

Seminário integrador: educação em contexto urbano

Carga Horária: 20 h
Professor: Graciete Maria Oliveira
Ementa: A disciplina aborda os conceitos de cidade e de cidadania, buscando suas relações em seus aspectos históricos, culturais e sociais, contextualizando-os, apresentando suas variantes, em diferentes tempos e espaços. A proposta é a de produzir informação e promover o debate, de modo a permitir a reflexão sobre a formação e o exercício da cidadania em diferentes espaços urbanos, em tempos atuais. Concepções de linguagem e seus reflexos nas práticas escolares. Concepção de linguagem nos parâmetros curriculares nacionais. Compreensão das relações históricas entre linguagem, língua e poder. Análise das múltiplas linguagens no espaço escolar – publicidade, rádio, cinema/TV, jogos e informática. Estudo da formação da criança e suas linguagens. Relação entre linguagem, atividade e discurso na sala de aula.

Tópicos em Educação e Linguagem

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Concepções de linguagem e seus reflexos nas práticas escolares. Concepção de linguagem nos parâmetros curriculares nacionais. Compreensão das relações históricas entre linguagem, língua e poder. Análise das múltiplas linguagens no espaço escolar – publicidade, rádio, cinema/TV, jogos e informática. Estudo da formação da criança e suas linguagens. Relação entre linguagem, atividade e discurso na sala de aula.

Estágio Curricular Supervisionado: Espaços não escolares

Carga Horária: 50 h
Ementa: Dinâmica de inserção na realidade social e laboral própria da área educacional e em espaços não escolares. Possibilita aos/as acadêmicos/as do Curso a articulação de conteúdos pedagógicos com experiências cada vez mais complexas e abrangentes para a construção de referências teórico-metodológicas na docência e na gestão de processos educativos; oportuniza reflexões, análise e interpretação de dados, fatos, situações e diálogo com os diferentes autores e teorias estudados.

 

3° Semestre

Alfabetização e letramento

Carga Horária: 120 h
Ementa: Alfabetização e letramento: conceituação e perspectiva histórica. Dimensões política e sócio-cultural da história da alfabetização no Brasil. Evolução dos conceitos de alfabetização no Brasil: situação atual e perspectivas. Os métodos tradicionais de alfabetização: estudo e debate. Teorias e práticas sobre a aquisição da linguagem escrita. Psicogênese da língua escrita e seus impactos na discussão contemporânea sobre alfabetização.  Desenvolvimento da escrita na criança. Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças, jovens e adultos.  Perspectiva sócio e psicolinguística da leitura e da escrita e suas implicações na prática pedagógica de alfabetização. Conceitos de leitura, escrita e produção de sentido. Conceituação: diferentes abordagens das dificuldades escolares da leitura e da escrita.  Estratégias de leitura e práticas de produção textual.

Educação Infantil

Carga Horária: 40 h
Ementa: Abordagem histórica da Educação Infantil no Brasil. Teorias clássicas  e as concepções de infância e de educação das crianças.  Diferentes concepções de infância e propostas educacionais. Reflexão sobre propostas pedagógicas  para a Educação Infantil  no Brasil: legislação, políticas públicas e experiências. Análise dos fundamentos, currículos e programas pedagógicos para a Educação Infantil. Relações entre o lúdico, desenvolvimento, aprendizagem e a educação escolar.

Jogos, brinquedos e brincadeiras

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Estudo sobre brincadeiras e jogos como recursos pedagógicos no desenvolvimento integral das capacidades da criança. Análise da brincadeira e dos jogos, como forma de interação social, (perspectiva criadora, voluntária e consciente) e como linguagens que promovem a criatividade e a imaginação das crianças.

Literatura infanto-juvenil 

Carga Horária: 40 h
Professor: Ebenezer Da Silva Melo Junior  
Ementa: Características e funções da produção literária para crianças e jovens; estudo dos diversos gêneros literários e o panorama histórico da literatura infantil e infanto-juvenil; análise da formação do leitor na escola, a escolarização da literatura infantil e infanto-juvenil, a produção e a seleção literária para crianças e jovens e as relações entre literatura e outras produções culturais para crianças e jovens.

Metodologias e Práticas do ensino de Linguagens

Carga Horária: 80 h
Professor: 
Ementa: Concepções de linguagem recorrentes nas práticas de educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reflexões sobre as práticas de linguagem oral, leitura e produção escrita. Estudos sobre as diferentes linguagens verbais e outras linguagens. Análise de propostas pedagógicas para o ensino de linguagens (PCN, Propostas Pedagógicas no âmbito Estadual e Municipal) e suas abordagens didático-metodológicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Práticas pedagógicas: Educação Infantil 

Carga Horária: 80 h
Professor: Michele Aparecida de Sá
Ementa: Estudo das políticas públicas, a gestão e a formação docente para a Educação Infantil; problematização das práticas pedagógicas nessa etapa da Educação Básica; integração às práticas de Estágio Curricular Supervisionado.

Práticas pedagógicas: Educação Básica

Carga Horária: 80 h
Professor: Ana Carolina Machado Ferrari
Ementa: Dimensão política e construção democrática do Projeto Pedagógico. Estudo da organização do sistema de ensino e gestão do trabalho educativo. Participação em vivências de gestão dos processos educativos na Educação Básica. Desenvolvimento de situações sócio-formativas para a docência na educação básica. Aspectos legais e especificidades do(a) profissional nos diversos níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Ser Humano em Relações

Carga Horária: 40 h
Ementa: A compreensão integral do ser humano a partir da alteridade e dos fenômenos sociais. Análise das estruturas macro-sociais que regulam as relações e práticas humanas, e das disposições micro-sociais subjacentes aos processos grupais e às subjetividades. A formação da identidade humana como processo social dinâmico em busca de emancipação coletiva e individual. A identidade e os padrões de gênero, corporeidade e etnia. As condições e possibilidades de humanização e desumanização diante dos conflitos contemporâneos em torno de ética, bioética, minorias, diálogo e mercado. Dimensão transcendente do ser humano, entre realidade e destino.

Estágio Curricular Superv: Educação Infantil

Carga Horária: 100 h
Professor: Ana Carolina Machado Ferrari
Ementa: Dinâmica de inserção na realidade social e laboral própria da área educacional. Possibilita aos/as acadêmicos/as do Curso a articulação de conteúdos pedagógicos com experiências cada vez mais complexas e abrangentes para a construção de referências teóricometodológicas na docência e na gestão de processos educativos; oportuniza reflexões, análise e interpretação de dados, fatos, situações e diálogo com os diferentes autores e teorias estudados.

 

4° Semestre

Metodologias e Práticas: Ciências Naturais

Carga Horária: 120 h
Professor: Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano
Ementa: Reflexões sobre a natureza do conhecimento científico e científico escolar. A importância e as contribuições da educação científica para a formação do cidadão. O desenvolvimento do pensamento científico e a compreensão do mundo. As pesquisas, as atividades e os temas atuais para o ensino de Ciências.

Metodologias e Práticas: Ciências Sociais

Carga Horária: 120 h
Professor: Ana Carolina Machado Ferrari
Ementa: Ensino da História e da Geografia na educação infantil e  anos iniciais do ensino fundamental. Estudo dos conceitos básicos e específicos de cada área, levando em conta a relação entre o saber histórico e a construção do espaço geográfico; promove reflexão sobre os objetos de estudo das áreas de História e Geografia e o domínio dos conceitos fundamentais utilizados; Reflexão, análise crítica sobre as práticas de ensino vigentes na educação nos anos iniciais.  Perspectivas de mudanças curriculares e adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares envolvendo a História e Geografia e outras áreas do conhecimento. A história e cultura afro-brasileira e africana (conforme o Art. 26ª da Lei 9394/1996 e do Parecer CNE/CP 003/2004); o entorno sócio-histórico-cultural dos alunos da educação infantil e anos iniciais da Educação Fundamental, em diferentes realidades do meio urbano, do campo, das nações indígenas, dos remanescentes de quilombos.

Metodologias e Práticas: Matemática

Carga Horária: 120 h
Ementa: A Matemática como uma produção cultural humana. Desenvolvimento de projetos de ensino em matemática através de alternativas metodológicas e didáticas. Reflexão sobre a seleção e a estruturação dos conteúdos para as diferentes etapas da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos,  tendo em vista aspectos psicogenéticos, filosóficos, históricos e metodológicos.  Estudo de conteúdos matemáticos direcionados para a aquisição de competências básicas necessárias á vivencia no cotidiano. O raciocínio lógico-matemático em situações problemas envolvendo: códigos numéricos, números naturais, medidas e grandezas mensuráveis, diagramas, escritas numéricas, geometria, calculo mental e operações fundamentais. Produção de materiais e procedimentos didáticos na perspectiva da descoberta dos conhecimentos matemáticos. Planejamento e avaliação do ensino de Matemática.

Práticas Pedagógicas: anos iniciais do ensino fundamental

Carga Horária: 80 h
Professor: Graciete Maria de Oliveira
Ementa: Estudo das políticas públicas, a gestão e a formação docente para os Anos Iniciais; problematização das práticas pedagógicas nessa etapa da Educação Básica; integração às práticas de Estágio Curricular Supervisionado.

Seminário integrador: formação de professores

Carga Horária: 20 h
Professor: Graciete Maria de Oliveira
Ementa: Organização do trabalho pedagógico na escola e a atuação do pedagogo na sala de aula. A questão básica é a organização do trabalho pedagógico na escola, o Projeto Político-Pedagógico e a perspectiva da sala de aula, resgatando o eixo central do Projeto do Curso, ou seja, a teoria e a prática pedagógica do educador. A reflexão sobre a sala de aula, nesta ótica, facilita a compreensão e o desenvolvimento do trabalho coletivo, na execução do currículo. Estuda o processo de ensino-aprendizagem e sua contextualização histórica e social, analisando suas formas de organização.

Sociedade e Movimentos 

Carga Horária: 40 h
Professor: José Aparecido De Oliveira
Ementa: A crise e renovação da sociedade ao longo da história. As ciências clássicas na análise da sociedade. Análise social nas ciências emergentes da arte e das teorias do conhecimento. A complexidade da organização social através dos tempos. A sociedade, o governo e os movimentos populares. A questão dos direitos humanos. Os modelos de organização social e os caminhos da construção de uma sociedade mais justa e solidária. Espaços urbanos, democracia e planejamento social. Diálogos, conflitos e relações internacionais e o processo de globalização solidária.

Estágio Curricular Supervisionado: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Carga Horária: 100 h
Professor: Ana Carolina Ferrari
Ementa: Dinâmica de inserção na realidade social e laboral própria da área educacional. Possibilita aos/as acadêmicos/as do Curso a articulação de conteúdos pedagógicos com experiências cada vez mais complexas e abrangentes para a construção de referências teóricometodológicas na docência e na gestão de processos educativos; oportuniza reflexões, análise e interpretação de dados, fatos, situações e diálogo com os diferentes autores e teorias estudados.

 

5° Semestre

Avaliação

Carga Horária: 40 h
Professor: Ebenezer Da Silva Melo Junior  
Ementa: Perspectiva histórica da avaliação: características da avaliação em diferentes contextos históricos, políticos e sociais brasileiros. Discussão sobre as dimensões quantitativa e qualitativa da avaliação. Influência de fatores intra e extraescolares nos processos avaliativos. Os casos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Programme for Internacional Student Assessment (PISA). Implicações políticas desses sistemas: transparência. Pressupostos, conceitos e articulação da avaliação com a prática pedagógica. Instrumentos avaliativos: construção, aplicação e análise dos resultados. O processo de avaliação e auto-avaliação discente e docente.

Educação de Jovens e Adultos

Carga Horária: 80 h
Professor: Ayran Lavra Albino  
Ementa: Pressupostos históricos e teóricos da educação de jovens e adultos no Brasil. Possibilidades e limites das propostas  de alfabetização de jovens e adultos no Brasil; O papel do educador na Educação de Jovens e Adultos e os saberes indispensáveis à sua prática.  Objetivos, conteúdos, metodologias, materiais didáticos e avaliação na educação de jovens e adultos. Projetos interdisciplinares para o ensino-aprendizagem na EJA.   A heterogeneidade do contexto atual da EJA no Brasil. Andragogia – a facilitação da aprendizagem do trabalhador.

Educação e novas tecnologias

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação, bem como as implicações pedagógicas e sociais desse uso. Elaboração de material audiovisual.

Filosofia da Educação no Brasil 

Carga Horária: 40 h
Professor: Ana Carolina Machado Ferrari
Ementa: Evidência e problematização da  relação entre filosofia e educação; Estudos da Filosofia da Educação por meio das obras de clássicos do pensamento moderno e contemporâneo; Reflexão  sobre a importância da filosofia da educação na formação do professor na educação brasileira; a Filosofia da Educação no Brasil; problemas filosóficos da contemporaneidade e suas relações com uma Filosofia do Educar em construção.

Pedagogia Social

Carga Horária: 80 h
Ementa: Tendências atuais da Pedagogia Social. Concepções e práticas da pedagogia social. Análise da área de atuação do Pedagogo social e sua integração às redes sociais. Estudo do objeto da Pedagogia Social: socialização do indivíduo, trabalho social,  educação para a paz para os Direitos Humanos.

Práticas Pedagógicas: EJA

Carga Horária: 80 h
Professor: Ayran Lavra Albino
Ementa: Estudo e análise de gestão e práticas pedagógicas de inclusão de jovens e adultos no sistema educacional; integração às Práticas de Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos.

Seminário integrador: práticas pedagógicas

Carga Horária: 20 h
Professor: Graciete Maria de Oliveira
Ementa: Investigação e análise crítica de experiências pedagógicas em diferentes instituições educativas, contextualizadas segundo aspectos históricos, políticos e culturais. Observação de situações educativas no espaço escolar e problematização a partir da realidade investigada. A partir da entrada no campo de pesquisa – instituição educacional – reconstruir o problema da investigação, redefinir objetivos, recriar a proposta metodológica e o cronograma, concretizando a relação dialógica no desenvolvimento de pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa.

Meio ambiente e consciência planetária

Carga Horária: 40 h
Ementa: A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social, espiritual e mental. A relevância da área de saber do curso para a composição de um mundo sustentável em termos ambientais. O debate “natureza versus criação”, rumo a uma consciência planetária espiritual. O cuidado, a saúde, a cura e a salvação da vida como objetivo do estudo universitário. Pesquisas científicas relacionadas ao meio ambiente no universo da área do saber dos Núcleos Arte e Tecnologia, Biociências, Educação, e Humanidades.

TCC: Projeto e Pesquisa

Carga Horária: 40 h
Professor: Michele Aparecida de Sá
Ementa: Definição de tema de pesquisa. Elaboração do problema e dos objetivos da pesquisa. Metodologia de pesquisa (coleta e análise de dados). Construção do projeto de pesquisa. Socialização dos projetos e dos conhecimentos produzidos na pesquisa.

Estágio Curricular Supervisionado: Educação de Jovens e Adultos

Carga Horária: 100 h
Professor: Ayran Lavra Albino
Ementa: Dinâmica de inserção na realidade social e laboral própria da área educacional. Possibilita aos/as acadêmicos/as do Curso a articulação de conteúdos pedagógicos com experiências cada vez mais complexas e abrangentes para a construção de referências teóricometodológicas na docência e na gestão de processos educativos; oportuniza reflexões, análise e interpretação de dados, fatos, situações e diálogo com os diferentes autores e teorias estudados.

 

6° Semestre

Currículo e Cultura 

Carga Horária: 80 h
Professor: Ebenezer Da Silva Melo Junior  
Ementa: A construção histórica e social dos conceitos de currículo e cultura;  teorias do currículo; concepções de conhecimento e conhecimento escolar; diversidade cultural e currículo; os conteúdos e a construção de identidades. Análise das relações entre poder, ideologia e diferentes formas de estruturação do currículo, da seleção de conteúdos programáticos e da organização do ensino.

Gestão Educacional

Carga Horária: 80 h
Professor: Ayran Lavra Albino
Ementa: O Estado e as Políticas Públicas da Educação. Compreensão do processo de organização e gestão educacional (educação básica e suas modalidades e processos de gestão educacional em outros espaços) enquanto unidade vinculada a um sistema de ensino. Problemas do cotidiano dos espaços educativos e alternativas de solução baseadas nos fundamentos da política e da gestão educacional (administração, supervisão, orientação e inspeção). Reflexão sobre gestão democrática e suas interfaces com as práticas educativas. Discussão, construção e implementação do projeto político-pedagógico.

Práticas Pedagógicas: Gestão Educacional

Carga Horária: 80 h
Professor: Michele Aparecida de Sá
Ementa: Práticas Pedagógicas dos espaços de gestão educacional. Reflexão sobre gestão democrática e suas interfaces em espaços escolares e não escolares. Discussões sobre a gestão de processos pedagógicos. Participação em vivências de gestão dos processos educativos. Desenvolvimento de situações sócio-formativas para a atuação em espaços de gestão Pedagógica.

Projetos pedagógicos interdisciplinares

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Pedagogia de projetos: concepções e abordagens teóricas. Reflexão sobre os conceitos de integração curricular: interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, multidisciplinaridade. Projetos de trabalho: conceituação origem, fundamentação, finalidades. Metodologia em elaboração de projetos. Organização de projetos de trabalho interdisciplinar. Diferentes tipos de projetos. O papel do professor e a atividade dos alunos. Formas de trabalho pedagógico e curricular com projetos em sala de aula.

Seminário integrador: história e memória da educação

Carga Horária: 20 h
Professor: Graciete Maria de Oliveira
Ementa: A ênfase recai sobre a caracterização e organização da escola e da atuação do pedagogo nesse espaço. É relevante que essa organização e esse funcionamento não se limitem aos aspectos formais e legais, mas que sejam objetos temáticos de análise, de crítica, de contextualização e de (re)elaboração. Assim, os componentes curriculares têm também por fundamento a relação teoria/prática numa perspectiva histórica. O estudo da escola e sua organização adquirem um caráter mediador no processo de construção do conhecimento em relação a sua estrutura e seu funcionamento.

Sociologia da Educação 

Carga Horária: 80 h
Ementa: Compreensão da relação existente entre Sociologia e  Educação. Reflexões sobre processos ideológicos, hegemônicos de poder e de controle sobre a educação. Aprofundamento de estudo das teorias sociológicas na análise da organização da instituição escolar e das práticas educativas. Estudo dos processos de exclusão e de inclusão em processos educativos. Análise da realidade social e as controvérsias dos Direitos Humanos.

Trabalho de Conclusão de Curso: pesquisa e educação

Carga Horária: 40 h
Professor: Michele Aparecida de Sá
Ementa: Promoção da prática de pesquisa nas linhas de pesquisa do núcleo de Formação Docente e dos respectivos cursos. Discussão, planejamento e realização do Trabalho de Conclusão de Curso.  Apresentação e socialização dos conhecimentos produzidos na pesquisa.

Estágio Curricular Supervisionado: Gestão escolar

Carga Horária: 50 h
Professor: Ayran Lavra Albino
Ementa: Dinâmica de inserção na realidade social e laboral própria da área educacional. Possibilita aos/as acadêmicos/as do Curso a articulação de conteúdos pedagógicos com experiências cada vez mais complexas e abrangentes para a construção de referências teórico-metodológicas na docência e na gestão de processos educativos; oportuniza reflexões, análise e interpretação de dados, fatos, situações e diálogo com os diferentes autores e teorias estudados.

Atividades Complementares

Carga Horária: 200 h
Professor: Michele Aparecida de Sá
Ementa: Atividades Complementares (ACCC's) são ações extracurriculares realizadas pelo aluno com o objetivo de adquirir conhecimentos de forma independente. Visam estimular a realização de estudos transversais, opcionais, de interdisciplinaridade e de permanente atualização profissional específica, sobretudo, nas relações profissionais, nas ações de pesquisa e de ensino que associem teoria e prática e nas ações de extensão desenvolvidas junto à sociedade com vistas à consolidação do perfil do formando desejado pelo curso.