Alunos de Pedagogia trabalham proposta “caixa-conceito” para aplicar a didática na sala de aula
O objetivo da disciplina é buscar alternativas de aprendizado para os conteúdos do dia a dia

De acordo com a professora da disciplina, Graciete Oliveira, o principal objetivo do trabalho é possibilitar que os alunos produzam conteúdo para contextualizar qualquer temática específica por meio da brincadeira. “A ideia é preparar o professor para trabalhar os processos de metodologias ativas, utilizando os recursos adequados para que favoreçam o aprendizado”, explica.
O método de caixa-conceito consiste em propor que os professores trabalhem um tema escolar utilizando uma caixa. A caixa deve explorar questões sensoriais como cores, materiais diversificados, imagens, texturas e outros recursos que prendem a atenção dos alunos facilitando a assimilação do conteúdo programático.
No Izabela, os alunos optaram por trabalhar temas como estações do ano, sistema solar, alfabetização e letramento, alfabetização matemática, direcionamento e lateralidade, formas geométricas e cores, associação numérica e a figura humana.
Para a aluna Daniela dos Santos o método “caixa-conceito” é uma ótima forma de transmitir conhecimento. “Acredito que no Ensino fundamental a melhor forma de passar um conhecimento aos alunos é através de atividades lúdicas, pois isso agrega conhecimento e prende a atenção”, explicou.
Boa ação
Após a apresentação dos trabalhos, as “caixas-conceito” criadas pelos alunos do Izabela Hendrix serão doadas para a Creche Vicentão, que funciona na Ocupação Vicentão, na região central de Belo Horizonte. O curso de Pedagogia do Izabela já realiza um projeto no local e as caixas serão doadas com o intuito de auxiliar na realização das atividades pedagógicas.
Confira mais fotos da apresentação (passe o mouse sobre a foto).
