Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia / Notícias / Alunos de Pedagogia trabalham proposta “caixa-conceito” para aplicar a didática na sala de aula

Alunos de Pedagogia trabalham proposta “caixa-conceito” para aplicar a didática na sala de aula

por Isabela Carvalho publicado 29/05/2018 16h28, última modificação 29/05/2018 16h59
O objetivo da disciplina é buscar alternativas de aprendizado para os conteúdos do dia a dia
Os alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix apresentaram, no dia 24 de maio, uma atividade que teve como objetivo trabalhar metodologias de ensino mais lúdicas. O exercício, que integra a disciplina de “Didática”, desafiou os discentes a criarem uma caixa-conceito para abordar os mais diversos temas em sala de aula.
 
De acordo com a professora da disciplina, Graciete Oliveira, o principal objetivo do trabalho é possibilitar que os alunos produzam conteúdo para contextualizar qualquer temática específica por meio da brincadeira. “A ideia é preparar o professor para trabalhar os processos de metodologias ativas, utilizando os recursos adequados para que favoreçam o aprendizado”, explica.
 
O método de caixa-conceito consiste em propor que os professores trabalhem um tema escolar utilizando uma caixa. A caixa deve explorar questões sensoriais como cores, materiais diversificados, imagens, texturas e outros recursos que prendem a atenção dos alunos facilitando a assimilação do conteúdo programático.
 
No Izabela, os alunos optaram por trabalhar temas como estações do ano, sistema solar, alfabetização e letramento, alfabetização matemática, direcionamento e lateralidade, formas geométricas e cores, associação numérica e a figura humana.
 
Para a aluna Daniela dos Santos o método “caixa-conceito” é uma ótima forma de transmitir conhecimento. “Acredito que no Ensino fundamental a melhor forma de passar um conhecimento aos alunos é através de atividades lúdicas, pois isso agrega conhecimento e prende a atenção”, explicou.
 
Boa ação

Após a apresentação dos trabalhos, as “caixas-conceito” criadas pelos alunos do Izabela Hendrix serão doadas para a Creche Vicentão, que funciona na Ocupação Vicentão, na região central de Belo Horizonte. O curso de Pedagogia do Izabela já realiza um projeto no local e as caixas serão doadas com o intuito de auxiliar na realização das atividades pedagógicas.


Confira mais fotos da apresentação (passe o mouse sobre a foto).

Caixa-conceito