Você está aqui: Página Inicial / Teologia / Diferenciais do Curso

Diferenciais do Curso

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 20/02/2016 13h30, última modificação 03/03/2016 12h54

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix é mantido pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix, vinculado à Igreja Metodista. O movimento metodista surgiu como renovação da Igreja Anglicana, na Inglaterra, na primeira metade dos anos 1700, durante a Revolução Industrial, dentro da Universidade de Oxford. Dali expandiu-se para outros continentes, tendo, ao lado de suas Igrejas, uma escola e organizações de promoção humana. A Igreja Metodista revela, desde as suas origens, a concepção teológico-filosófica de unidade entre a prática da fé e a formação educativa para a vida social. A atuação educacional da Igreja Metodista não tem interesse pecuniário, nem desejo de proselitismo. Antes, é uma fidelidade para com sua vocação histórica e missionária.

O Curso de Teologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix foi criado em relação de continuidade com as características do seu projeto institucional e da história da Igreja Metodista, ou seja, a confessionalidade evangélica localizada no segmento protestante, a partir de uma postura ecumênica protestante e seriamente preocupada com a transformação da realidade sócio-histórica.

Este curso possui como principal característica o diálogo intermitente com o segmento evangélico na região metropolitana de Belo Horizonte, cuja população é de 4.8 milhões de habitantes. Aproximadamente 22% dessa população confessa a fé protestante, e, dentre eles, a maioria identifica suas origens nos movimentos avivalistas e pentecostais que surgiram entre as denominações protestantes a partir do final do séc. XVIII, na Europa e América do Norte. O Curso de Teologia proposto procurará se organizar de modo interdenominacional, atendendo a uma enorme variedade de igrejas, denominações e organizações cristãs. Proporá, ainda, inserir em sua reflexão e ação a preocupação com a realidade brasileira e latinoamericana e seus problemas, não somente de ordem religiosa, mas social, política e cultural.