Você está aqui: Página Inicial / Teologia / Pesquisa

Pesquisa e Iniciação Científica

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 02/03/2016 13h01, última modificação 10/06/2016 17h54

PesquisaA atividade de pesquisa tem por fim contribuir de forma complementar para a formação do Administrador, com vistas a oferecer ao mercado de trabalho um profissional dotado dos aspectos imprescindíveis a(o) empreendedor(a), relacionados à ousadia, autoconfiança, assertividade, liderança, criatividade, satisfação pessoal, entre outros, contribuindo através do contato direto do discente com seus pares em potencial.

O contato proporcionado pela realização de entrevistas diretas com empreendedores(as) (ao realizar o Trabalho Interdisciplinar no primeiro período, os discentes entrevistam um empresário e visitam uma empresa) tem o poder de permitir a observação direta do perfil característico e diversificado do profissional de sucesso, bem como dos fatores exógenos que contribuem para a sobrevivência e o sucesso dos empreendimentos, tais como, fatores locacionais relativos a especificidades regionais (de aglomeração, de acessibilidade, infraestruturas e institucionais).

Por outro lado, a atividade de pesquisa proporciona:

  • Introduzir a produção de conhecimento na formação do discente do Curso de Administração, qualificando-o também para a pós-graduação;
  • Integrar o Centro Universitário com a comunidade metropolitana, ampliando a visibilidade do Curso de Administração junto aos empreendimentos contatados pelos pesquisadores, bem como identificando interesses complementares e, permitindo aproximar sua oferta das demandas locais;
  • Contribuir para o desenvolvimento da comunidade, proporcionando qualificação do trabalho e soluções fundamentadas no conhecimento produzido e disseminado pelo Centro Universitário;
  • Encaminhar para as instituições competentes demandas infra-estruturais identificadas. Dessa forma, essa iniciativa de iniciação científica extra-curricular proporcionará ao discente uma inserção sistemática na atividade de pesquisa, desde a preparação do projeto (foco, objetivos, escolha e definição da metodologia, dimensionamento de cronograma, seleção de bibliografia de apoio, orçamento, 

etc.), com adequação às agências de financiamento, realização da pesquisa, análise e redação de relatório final, elaboração de artigo, bem como, divulgação.

Por outro lado, no âmbito da Matriz Curricular, a cada semestre os discentes se envolvem com práticas de pesquisa, seja no curso das disciplinas, na elaboração do Trabalho Interdisciplinar ou na realização do Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Trabalho de Curso (projeto e pesquisa). Essas atividades mobilizam todas as disciplinas, e acontecem no sentido de cooperar para a construção do(a) administrador(a) empreendedor(a) e pesquisador(a).

Além disso, a disciplina de Metodologia de Pesquisa proporciona ao discente o contato com os conceitos e os procedimentos necessários para a realização das pesquisas.

De todos esses esforços orientados à atividade de pesquisa, seja por meio da busca de dados primários e/ou de dados secundários, resultarão vários projetos de pesquisa de iniciação científica, bem como artigos ou matérias técnicas relacionadas com a área específica do curso.

A pesquisa também se constitui em uma das estratégias adotadas pelo Curso de Administração, com vistas a
capacitar o futuro administrador a atuar de forma transformadora sobre as organizações e a realidade da sociedade, através de atividades de aprendizado que fomentem o uso da razão, da intuição e da criatividade para a obtenção do domínio efetivo sobre os instrumentos de administração, gerência e comunicação, desenvolvendo competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e valores morais e éticos, pautados pelos princípios de cidadania e de responsabilidade social (PORTES, 2005, p. 5).

A pesquisa se enquadra na intenção do Curso de Administração de oferecer ao mercado de trabalho um profissional dotado dos aspectos imprescindíveis ao empreendedor(a), relacionados à ousadia, autoconfiança, assertividade, liderança, criatividade, satisfação pessoal, entre outros, contribuindo através do contato direto do discente com seus pares em potencial.

Acesse aqui e conheça os Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica