Você está aqui: Página Inicial / Teologia / Matriz Curricular

Matriz Curricular

Aconselhamento Cristão em Tempos de Crise

Professor: Manuel Alfonso Diaz Munoz
Carga Horária: 40 h (semipresenciais)
Ementa: Nessa disciplina recuperam-se os conceitos de crise a partir de teóricos de aconselhamento. Termos como sofrimento, resiliência e tanatologia também são enfocados, bem como alguns tipos de crise. Aconselhamento familiar, aconselhamento para crianças e adolescentes, bem como estudo de psicopatologias e distúrbios de personalidade são alguns dos temas enfocados pela disciplina. O curso se encerra com a temática do cuidado de cuidadores.

Atividades Complementares

Professor: Antonio Carlos Ferrarezi
Carga Horária: 200 h
Ementa: Atividades realizadas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Representação Estudantil e Práticas Ministeriais. Relatório de leituras dirigidas e orientadas. Participação em seminários, congressos, minicursos e eventos temáticos. Participação em grupos de pesquisa. Produção de textos: artigos, publicações, comunicações em congressos científicos. Atividades ministeriais em comunidades eclesiásticas e afins.

Conhecimento e Saber 

Professor: Leonor Natividade de Medeiros Campos 
Carga Horária: 40 h
Ementa: O papel das Humanidades na epistemologia contemporânea. A busca do conhecimento como processo de humanização das relações sociais e pessoais. A ciência como interpretação do conhecimento cotidiano nas dimensões psíquica, física, social e espiritual. O ser humano, a sociedade e o meio ambiente como objetos do conhecimento. A dimensão ética da ciência e a questão do sentido da vida. A crise dos paradigmas epistemológicos modernos e a irrupção de novas sensibilidades. A suspeita e a inquietação como ferramentas para o processo de aprendizado.

Direitos Humanos

Professor: Manuel Alfonso Diaz Munoz
Carga Horária: 40 h
Ementa: Fundamentação histórica, filosófica e jurídica dos Direitos Humanos. O significado do Estado Democrático de Direito. Direitos Humanos, controle social e segurança pública. Relações sociais de gênero e etnia dos sujeitos coletivos na perspectiva dos Direitos humanos. A crítica à violência e violação dos Direitos humanos na contemporaneidade. Direitos Humanos e Responsabilidade Internacional. Decisões contemporâneas dos tribunais e a proteção dos direitos humanos no cenário brasileiro.

Espírito Santo e Escatologia 

Professor: Gilmar Ferreira da Silva 
Carga Horária: 80 h
Ementa: Estudo e análise dos temas do Espírito Santo e da Escatologia, a partir da teologia exegética e das principais tradições teológicas. Compreensão da ação do Espírito Santo no mundo atual e das implicações disso para uma escatologia em realização. Interpretação dos elementos bíblico-teológicos relacionados à construção da esperança cristã. Interpretação das linguagens que as Escrituras empregam na elaboração do discurso sobre a presença do Espírito de Deus na história humana como interface fundamental entre para construção da esperança cristã. Construção de elementos que possibilitem ao estudante a construção de uma hermenêutica atualizadora como condição para fundamentação do diálogo entre pneumatologias e escatologias nos contextos latino-americanos.

Estágio Supervisionado em Diaconia 

Professor: Gilmar Ferreira da Silva 
Carga Horária: 100 h
Ementa: A disciplina Diaconia discute, no âmbito das disciplinas Sociedade e Movimentos e Missão Integral, o serviço (apoio, intervenção, articulação) oferecido pela igreja à comunidade a qual esteja integrada. Ao mesmo tempo debate tais ações ou serviços a partir das fontes da teologia cristã e percebe, então, a dimensão religiosa como constitutiva do todo complexo do ser humano. O estágio supervisionado em Diaconia visa proporcionar aos/as estudantes o contato com espaços diversificados nos quais a pratica do “serviço ao próximo” se constitua como fomento para reavaliação da missão da igreja e do diálogo ecumênico.

Estágio Supervisionado em Educação Religiosa

Professor: Gilmar Ferreira da Silva 
Carga Horária: 100 h
Ementa: A disciplina teologia da educação religiosa, no âmbito da teologia Ministerial (Prática), considera os processos de construção do conhecimento como integradores do sujeito ao seu entorno, no âmbito sociocultural. Ao mesmo tempo debate tais processos a partir das fontes da teologia cristã e percebe, então, a dimensão religiosa como constitutiva do todo complexo do ser humano. O estagio supervisionado em Educação Religiosa visa proporcionar aos/as estudantes o contato com espaços diversificados (interdisciplinares) nos quais a pratica da “Educação Religiosa” na e a partir da esfera da fé cristã se constitua como fomento para reavaliação da missão histórica da igreja e do diálogo ecumênico.

Exegese e Teologia da Literatura Joanina e das Cartas Gerais

Professor: Luiz Felipe Xavier
Carga Horária: 80 h
Ementa: Estudo da Literatura Joanina e das Cartas Gerais. Seleção e análise de perícopes específicas. Exercício do grego bíblico e da metodologia exegética histórico-literária. Capacitação dos estudantes para a compreensão do sentido de cada texto escolhido e para utilização adequada dos mesmos na elaboração teológica evangélica latino-americana.

Exegese e Teologia dos Escritos

Professor: Ebenezer da Silva Melo Júnior  
Carga Horária: 80 h
Ementa: Estudo dos Escritos. Seleção e análise de textos considerados como expoentes de temas teológicos fundamentais. Exercício das noções do hebraico bíblico e da interlocução de apreciações hermenêuticas políticas, culturais e epistemológicas oriundas do contexto atual. Instrumentação dos estudantes na produção de sentido e aplicação nas comunidades locais.

Estruturas Eclesiásticas

Professor: Gilmar Ferreira da Silva 
Carga Horária: 40 h
Ementa: A disciplina estuda os diversos modelos de estruturas eclesiásticas e os documentos que fortalecem as práticas missionárias das comunidades. O estudo das estruturas nas primeiras comunidades cristãs, a partir dos fundamentos bíblicos teológicos e pastorais, possibilita uma análise crítica das atuais estruturas eclesiásticas, de suas práticas pastorais e do modelo de evangelização das igrejas. A disciplina apresenta como referencial teórico os documentos, as pastorais e a estrutura de igrejas Históricas, Pentecostais/Neo-pentecostais e Igrejas Livres. A pesquisa de campo permite ao estudante conhecer e analisar diversas estruturas eclesiásticas e o direciona ao desenvolvimento de seu projeto de extensão e de observação para a realização do estágio supervisionado. Aborda, além da teoria, instrumentos práticos para a compreensão e elaboração de projetos e de planos de ação, a partir das necessidades estruturais.

Fundamentos da Teologia Prática

Professor: Antonio Carlos Ferrarezi
Carga Horária: 40 h
Ementa: Fundamentação teórica da Teologia Prática e aprofundamento de seus aspectos metodológicos. Integração dos elementos hermenêutico-exegéticos e histórico-sistemáticos da práxis fundamentada na fé cristã numa perspectiva interdisciplinar. Reflexão sobre o contexto sociocultural latino-americano como "lugar teologal".

Grego Bíblico Instrumental

Professor: Ebenezer da Silva Melo Júnior
Carga Horária: 80 h
Ementa: Estudo do Grego Bíblico. Alfabetização, transliteração, leitura, elementos fundamentais da gramática e elementos de morfologia. Estudo do vocabulário. Conhecimento e utilização das ferramentas instrumentais: livros, softwares e sites.

História e Teologia Moderna

Professor: Antonio Carlos Ferrarezi 
Carga Horária: 40 h
Ementa: Estudo da história da Igreja e do pensamento teológico cristão do período pós- reforma até o século XIX. Ênfase na tradição protestante-evangélica, suas principais correntes, teorias hermenêuticas e formulações teológicas. Análise teológico- filosófica do ambiente eclesiástico. O problema religioso na Filosofia Moderna e o questionamento do cristianismo em Hegel, Feuerbach, Bauer, Marx, Kierkgaard.

História e Teologia Contemporânea 

Professor: Luiz Felipe Xavier 
Carga Horária: 40 h
Ementa: Estudo da história da Igreja e do pensamento teológico cristão do século XX aos dias atuais. Ênfase na tradição protestante-evangélica, suas principais correntes, teorias hermenêuticas e formulações teológicas, visando à análise da sua importância e influência na Igreja e teologia latino-americanas. Esta abordagem apontará as aproximações e os afastamentos da teologia e a cultura, especialmente com o Iluminismo. O curso terminará focalizando a teologia no contexto pós- moderno e os desafios desse novo tempo ao fazer teológico.

Homilética 

Professor: Antonio Carlos Ferrarezi
Carga Horária: 80 h
Ementa: Unindo teoria e prática, o curso oferece orientações claras sobre os princípios gerais da comunicação, sobre retórica, os principais tipos de mensagens (temática, biográfica, textual e expositiva), sobre as vantagens da mensagem expositiva frente às demais e sobre os passos para a elaboração e pregação desta mensagem. Uma vez expostas tais orientações, dá-se início à prática pública da pregação de uma mensagem expositiva que será ouvida e criticada visando o aperfeiçoamento homilético.

Introdução às Ciências da Religião 

Professor: Manuel Alfonso Diaz Munoz
Carga Horária: 40 h
Ementa: Análise teórica dos conceitos básicos para a compreensão dos fenômenos religiosos: mito, rito, símbolo, magia, sacrifício, possessão, sagrado e profano. Caracterização das principais manifestações religiosas do Brasil - Catolicismo, Religiões Afro-brasileiras e Indígenas, Kardecismo e Umbanda, Protestantismo e Pentecostalismo - e das grandes religiões mundiais: Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Islamismo. Estudo de temas contemporâneos das Ciências da Religião em diálogo com a Teologia: ateísmo e niilismo, secularização e reencantamento do mundo, religião e alienação, fundamentalismo e intolerância.

Introdução à Teologia

Professor: Luiz Felipe Xavier 
Carga Horária: 40 h
Ementa: Esta disciplina se localiza no campo das introduções sistemáticas. Vsa preparar o estudante para o estudo da Teologia apontando em como ela se relaciona com a fé, a vida, o ministério integral da Igreja, o mundo contemporâneo, a realidade brasileira, a evangelização e como se organiza como estudo acadêmico. Outro tema do qual ela trata é a questão da metodologia teológica e sua importância em vistas de discutir a relação e especificidade das várias áreas da teologia, a saber: Teologia Bíblica e Exegética, Teologia Sistemática e Teologia Prática. Ela conclui com estudos temáticos da doutrina cristã, em função mesma de iniciar o estudante nas suas principais discussões.

Libras

Professor: Laysa Maria Akeho
Carga Horária: 40 h
Ementa: Estudo teórico e prático da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Aquisição e desenvolvimento básicos de habilidades expressivas e receptivas. O alfabeto manual e os números. Introdução ao vocabulário, pronomes pessoais, verbos, adjetivos e estruturação gramatical. A importância da expressão corporal e conversação. Abordar a surdez enfatizando o referencial sócio-antropológico que sustenta a visão ideológica da comunidade surda.

Liturgia 

Professor: Antonio Carlos Ferrarezi
Carga Horária: 40 h
Ementa: A relação teoria-prática litúrgica requer contínua análise e avaliação críticas. Não se pode estudar Liturgia sem essa dimensão nem pretender produzir material litúrgico sem o conhecimento dos fundamentos bíblico-teológicos da liturgia e sem a visão da dimensão pastoral da prática litúrgica. Há uma proposta litúrgica herdada do movimento metodista, que precisa ser contextualizada e re-elaborada de acordo com o "Plano para a Vida e Missão da Igreja", para que a Liturgia seja espaço de afirmação da vida e da fé das comunidades e veículo de integração e comunhão das pessoas que crêem em Jesus Cristo na busca do caminho da unidade.

Ser Humano em Relações 

Professor: Sander Justino Neves 
Carga Horária: 40 h (semipresenciais)
Ementa: A compreensão integral do ser humano a partir da alteridade e dos fenômenos sociais. Análise das estruturas macro-sociais que regulam as relações e práticas humanas, e das disposições micro-sociais subjacentes aos processos grupais e às subjetividades. A formação da identidade humana como processo social dinâmico em busca de emancipação coletiva e individual. A identidade e os padrões de gênero, corporeidade e etnia. As condições e possibilidades de humanização e desumanização diante dos conflitos contemporâneos em torno de ética, bioética, minorias, diálogo e mercado. Dimensão transcendente do ser humano, entre realidade e destino.

Sociedade e Movimentos

Professor: José Aparecido de Oliveira 
Carga Horária: 40 h (semipresenciais)
Ementa: As estruturas sociais e antropológicas do mundo moderno. As mudanças sociais contemporâneas no horizonte globalizado. A constituição do povo brasileiro, a formação da identidade nacional e os movimentos sociais. A relevância da etnia, da classe social e do gênero na constituição social. A crise do patriarcado e as novas configurações nas relações humanas. Um outro mundo possível a partir do exercício da cidadania e do poder compartilhado.

TCC: Orientação e redação

Professor: Antonio Carlos Ferrarezi
Carga Horária: 40 h
Ementa: Pesquisa, produção e redação de um artigo científico, sob a orientação de professores, nas áreas de Teologia Bíblico-exegética, Teologia Sistemática ou Teologia Prática/Ministerial, a partir de projeto anteriormente construído na disciplina de TCC – Projeto e pesquisa.

TCC: projeto e pesquisa 

Professor: Gilmar Ferreira da Silva
Carga Horária: 40 h
Ementa: Busca de compreensão dos requisitos necessários para a elaboração de projeto de pesquisa monográfica em Teologia. Orientação sobre os aspectos formais às orientações prévias em relação ao conteúdo do relatório final de pesquisa. Detalhamento dos aspectos relativos à pesquisa bibliográfica e questões de ordem metodológica.

Teologia do Serviço Diaconal

Professor: Luiz Felipe Xavier 
Carga Horária: 40 h
Ementa: A disciplina pretende oferecer um espaço de diálogo acerca das ações ou serviços da comunidade eclesial em si mesma bem como em seu entorno. Pretende-se também desenvolver substrato teórico para que tais ações se desenvolvam como práxis promovendo a conscientização das comunidades de fé acerca da eficácia e eficiência de seus serviços. Concebe como "lugar teologal" o contexto sociocultural latino-americano.

Tópicos em Protestantismo no Brasil

Professor: Antonio Carlos Ferrarezi
Carga Horária: 40 h
Ementa: O Protestantismo de Imigração e o Protestantismo de Missões. A inserção do Protestantismo no Brasil. A inserção dos presbiterianos, batistas e luteranos no Brasil. O desenvolvimento do Metodismo no Brasil: As primeiras missões da Igreja Metodista e o seu desenvolvimento, no Século XX.

Tópicos em Teologia Prática

Professor: Antonio Carlos Ferrarezi
Carga Horária: 40 h
Ementa: A disciplina pretende ampliar o debate a respeito da teologia prática como campo de construção de saber "teologal". Entende que novos desafios à práxis, a partir marco teológico do “Reino de Deus”, são propostos contínua e intensamente no cenário mundial e em específico na América Latina. Tais desafios necessitam ser tratados como elementos fundamentais para elaboração de teologias de caráter interdisciplinar.