Você está aqui: Página Inicial / Design de Interiores / Estágios

Estágios

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 14/07/2021 16h37

As práticas de extensão nesse projeto pedagógico estão intimamente relacionadas às práticas de ensino e de pesquisa, conformam uma rede e estão fundamentalmente implicadas com a economia, com a cultura e com os processos ecológicos em questão (em escala local, regional ou maior e seus cambiamentos) nas suas diferentes esferas de produção (do artesanal à produção industrial de objetos/interfaces entre o homem e o meio).

Pensamos a extensão intrínseca às práticas de ensino, isto é, há uma organicidade estrutural entre as atividades realizadas nas disciplinas teóricas, práticas, tecnológicas e a extensão. Propomos uma fusão entre essas experiências dentro das possibilidades e flexibilidades de cada campo. A abordagem de situações-problemas reais como temas a serem desenvolvidos nas disciplinas nos evocam e possibilitam que esses sejam tratados no campo da extensão, posto que nascem de necessidades da realidade. A idéia é que “sala de aula” e extensão se sobreponham às atividades de pesquisa e constituam um só corpo.

Esse conjunto de agenciamentos que constituem as situações reais são problematizadas pelos professores e estudantes que transitam por entre a escola, os setores de produção - a indústria, oficinas, “fabriquetas”, as comunidades, ou seja, cambiam entre o espaço da escola e o contexto onde essas situações ocorram. Uma vez que essas sejam problematizadas nas disciplinas do curso tanto na teoria quanto na prática, grupos menores de discentes e docentes se reorganizam afim de aprofundarem suas pesquisas e construírem projetos e proposições criativas a darem respostas mais efetivas e precisas às demandas específicas de cada situação. Esperamos assim, contribuir para um processo de construção do conhecimento não encerrado nos limites da escola, mas fazendo dessa uma potencializadora de dispositivos que estendam as possibilidades de ação dos estudantes na sociedade. Essa proposta requer uma atenção especial às suscetibilidades do meio, bem como uma habilidade na captação de parceiros das mais diferentes esferas.

Para acessar a página do Núcleo de Estágio e Orientação Profissional clique aqui.