Perfil do Egresso
O curso propõe preparar o profissional de design com uma visão humanística, capaz de desenvolver projetos de design de interiores adequados às diversas necessidades humanas, que buscam, a partir de demandas da comunidade, contribuir para um processo de transformação social, atento à diversidade cultural brasileira.
No campo específico de atuação, o profissional designer de interiores estará apto a intervir em práticas socioeconômicas e culturais, nos interiores das estruturas ambientais da cultura urbana, de uma forma efetiva com consciência, ética e responsabilidade em suas ações. Para tanto, ele terá:
- Domínio da linguagem gráfica, como forma de expressar os conceitos e soluções dos seus projetos;
- Visão sistêmica do processo de projetação, permitindo a articulação e a síntese dos conhecimentos das áreas relacionadas ao campo do design de interiores, aplicando-os na sua prática profissional;
- Capacidade de interagir com profissionais de diferentes formações – arquitetos, paisagistas, artistas plásticos, engenheiros e outros– no exercício da sua prática profissional;
- Domínio das diversas etapas do desenvolvimento de projetos de design de interiores e de sua execução: pesquisa, conceituação, elaboração do programa de necessidades, elaboração do projeto (do anteprojeto ao projeto executivo), detalhamentos e elaboração do memorial descritivo;
- Conhecimentos dos materiais e suas técnicas de execução, para o seu emprego correto em cada situação apresentada;
- Capacidade de pesquisar e conhecer novos materiais e tecnologias;
- Capacidade de projetar e acompanhar a execução de mobiliários para os espaços considerando os fatores históricos, estéticos, ambientais, os processos produtivos e as manifestações regionais;
- Conhecimento das normas técnicas de acessibilidade para a sua aplicação nos projetos de interiores e de mobiliários;
- Conhecimento histórico, socioeconômico e cultural dos diversos períodos da história das artes e do design;
- Conhecimento da produção dos principais designers de interiores, de mobiliário, de superfícies e de paisagistas;
- Conhecimento básico do funcionamento de um escritório de design, incluindo a elaboração de propostas e contratos de acordo com a legislação brasileira, principalmente o Código de Defesa do Consumidor;
- Capacidade de atuar com ética nas suas relações com clientes, fornecedores, empregados e outros profissionais;
- Responsabilidade ambiental.