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Pesquisa e Iniciação Científica

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 03/03/2016 17h55, última modificação 14/07/2021 16h31

Para uma proposta pedagógica que se faz com ênfase na realidade regional e brasileira afetada pelas subjetividades atuais propomos como práticas de pesquisa a abordagem de situações empíricas do cotidiano local como campo para onde convergem a crítica e as proposições/invenções do designer de móveis. Se o objetivo da teoria é alterar a prática ou questioná-la, a abordagem de situações-problema presentes em nossa sociedade busca construir uma crítica propositiva, fundamentada pelas experiências do mundo real onde esses profissionais irão atuar.

Tais estudos desenvolvem-se por entre os fluxos da teoria e da prática; a história atualizada por um devir de uma dada experiência, as observações empíricas problematizadas pelo conhecimento teórico devidamente atualizado. Nessa direção, faz-se necessários desenvolver convênios, parcerias com o poder público, com setores da economia privada, universidades (privilegiando-se a interdisciplinaridade) ou demais instituições de ensino, cooperativas, ONGs, grupos organizados da sociedade civil elencando-se possibilidades diversas de associações de acordo com a especificidade da situação e da abordagem que se pretende.

O objetivo maior é de se criar um campo de reflexão, prospecção e debate animado pela heterogeneidade de devires do cotidiano da nossa sociedade para quem os estudantes apresentam planos de ações, proposições, invenções respondendo ou problematizando as demandas endereçadas.

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