Você está aqui: Página Inicial / Design de Interiores / Matriz Curricular

Matriz Curricular

Carga Horária Total do Curso: 1680h

 

1º Período

Atualmente não existe mais turma neste período para este currículo. Os professores aqui atribuídos são baseados nos módulos ministrados anteriormente

 


Conhecimento e saber
Professor: Leonor Natividade De Medeiros
Carga Horária: 40h/a
Ementa:
O papel das Humanidades na epistemologia contemporânea. A busca do conhecimento como processo de humanização das relações sociais e pessoais. A ciência como interpretação do conhecimento cotidiano nas dimensões psíquica, física, social e espiritual. O ser humano, a sociedade e o meio ambiente como objetos do conhecimento. A dimensão ética da ciência e a questão do sentido da vida. A crise dos paradigmas epistemológicos modernos e a irrupção de novas sensibilidades. A suspeita e a inquietação como ferramentas para o processo de aprendizado.

 

Estúdio Básico de Criação
Professor: Paulo Waisberg
Carga Horária: 80h/a
Ementa:
Ensinar e desenvolver processos de concepção apresentando, experimentando e discutindo o uso de diversas ferramentas de representação gráfica bi e tridimensionais.

 

Estúdio de Ergonomia e Representação I
Professor: Maria Lucia M de Oliveira
Carga Horária: 120h/a
Ementa:
Desenvolver e aplicar métodos de percepção e representação espacial partindo das relações corpo-objetos-ambiente habitado. Ensinar meios para representar estas relações em desenhos normativos e geométricos. Considerar a representação e/ou apresentação tri-dimensional como parte do processo de elaboração de uma linguagem abstrata espacial.

 

História das Artes e do Design I
Professor: Carla Alessandra Carvalho Brag
Carga Horária: 40h/a
Ementa:
Conceituação básica para a compreensão da arte e do design como conhecimento e linguagem para a cultura contemporânea. Abordagem histórica do percurso da arte e do design no Ocidente e seu rebatimento na cultura brasileira. Ênfase na construção histórica do designer partindo de referências locais, regionais, nacionais e latino-americanas comparadas ao seu contexto mundial. Ênfase nos momentos, autores e obras relevantes para o design. Enfoque comparativo entre a arte, o design e o artesanato.

 

Manipulação de Imagem
Professor: Flavio Queiroz De Oliveira
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Manipular imagens em meios digitais e apresentar técnicas básicas de captura e exibição.

 

Materiais e processos
Professor: Monica Azevedo Smits de Campos
Carga Horária:  40 h/a
Ementa:
Os materiais como elementos estruturais do projeto de design: usos e potencialidades. Os materiais e sua dimensão sensorial: textura, cor, sensações, etc. Pesquisa dos materiais: investigação dos materiais nas obras dos arquitetos e designers. Aplicação dos materiais ao projeto de interiores, mobiliário, superfícies e paisagismo. Processos, tecnologia e métodos de aplicação dos materiais.

 

Teoria da cor
Professor: Sander Justino Neves
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
A linguagem básica das cores e sua aplicação no projeto de design. Desenvolvimento dos conceitos de cor-luz e cor-pigmento, de suas formações e variações. Estudos sobre a cor e sobre o uso da cor através da história, considerando os aspectos biofísicos, psicológicos e culturais. O uso da cor no design contemporâneo.

 

Tópicos Optativos I
Professor: Marcos Nobre de Lima
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Sensibilização ao universo do Design de Interiores em suas questões mais contemporâneas, despertando um espírito crítico e investigativo a partir de procedimentos de observação, vivência e experimentação do meio ambiente construído.
Através de exercícios práticos, desenvolver as noções fundamentais relativas a conhecimentos e habilidades necessários para a criação de Projetos de Design. Aplicação de metodologias para a elaboração conceitual e para o desenvolvimento de processos criativos na área de Design de Interiores.

 

2º Período

 

Estúdio de Ergonomia e Representação II
Professor: Maria Lucia M de Oliveira
Carga Horária: 120 h/a
Ementa:
Explorar e experimentar as relações corpo-objeto-ambiente  numa abordagem sensorial a partir da ergonomia dos objetos. Desenvolver as ferramentas de representação bi-dimensional, em especial o desenho técnico.

 

Estúdio Intermediário de Interiores
Professor:  Camila Marques Zyngier
Carga Horária: 120 h/a
Ementa:
Desenvolver intervenções em interiores experimentando os diversos instrumentos de concepção e visualização do espaço. Considerar o processo individual do aluno desenvolvendo uma postura crítica que o permita usar as ferramentas que são mais adequadas para o desenvolvimento e comunicação da idéia de intervenção.

 

História das Artes e do Design II
Professor: Camila Marques Zyngier
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Construção de livre repertório histórico artístico que poderá abranger épocas e movimentos culturais passados e contemporâneos quaisquer, desde que, partindo de uma relação atual do aluno e do professor com o design no seu cotidiano. Revelar momentos históricos que permitam ao aluno compreender e avaliar as principais questões apresentadas pelo design contemporâneo. Estudar a história das artes, arquitetura e urbanismo e design brasileiros inseridos no contexto mundial.

 

Materiais e processos em interiores
Professor: Paulo Roberto Duarte Luso
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
As fases da construção de um edifício com ênfase nos materiais como elementos estruturantes do projeto de interiores. Processos, tecnologia e métodos de aplicação dos materiais de acabamento e decoração.

 

Meio Ambiente e Consciência Planetária
Professor:  Manuel Alfonso Diaz Munoz
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social e mental. Sociobiodiversidade, multiculturalismo e sustentabilidade: a dimensão ética e política da consciência planetária. Relações humanas e a apropriação do espaço. Os desafios de viver (n)a cidade e o uso dos recursos naturais: a dimensão socioeconômica da consciência planetária. Salvação, natureza e criação: a dimensão transcendente da consciência planetária.

 

Tópicos Optativos II
Professor: Carla Alessandra Carvalho Brag
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Introdução à prática projetual relacionada ao campo do Design de Interiores. Resolução de problemas projetuais envolvendo a pesquisa de mercado e a o desenvolvimento de processos de criação. Construção de vocabulário técnico pertinente à área profissional. . Construção de técnicas de apresentação de projetos.

 

Tópicos Optativos III
Professor: Sander Justino Neves
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Despertar e qualificar a visão mercadológica, com ênfase nas oportunidades de mercado para a área do Design de interiores. Refletir sobre inovações de empresas nacionais e internacionais que conquistaram seus objetivos a partir de uma visão empreendedora.

 

3º Período

 

Design e paisagem
Professor:Ana Maria da Silva Wagner
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Conhecimento dos aspectos gerais da botânica, dos diversos tipos de vegetação ornamental e das técnicas de jardinagem. Conhecimento e utilização de elementos construídos para as áreas externas (pérgulas, fontes, pisos, mobiliário). Metodologia do planejamento paisagístico.
Desenvolvimento de projeto para área externa residencial com ênfase nas características funcionais, técnicas e estéticas.

 

Estúdio Avançado de Interiores I
Professor: Maria Lucia M de Oliveira
Carga Horária: 120 h/a
Ementa:
Elaborar propostas e desenvolver intervenção em interiores. Trabalhar a construção de temas a partir de conceitos elaborados em discussões e exposições coletivas. Os conceitos deverão ser respostas objetivas às questões que permitem uma investigação mais incisiva da contribuição profissional do Designer de Interiores para a sociedade brasileira contemporânea.

 

Luminotecnia
Professor:Marcos Nobre De Lima
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Investigação das necessidades do usuário com relação a iluminação dos espaços. Desenvolver no aluno a capacidade de dimensionar adequadamente os equipamentos de iluminação com vistas a atender com eficiência as diversas necessidades humanas. Conhecimento dos projetos dos principais lighting designers. Desenvolvimento da capacidade crítica do aluno com relação ao emprego da iluminação. Investigação da relação luminotecnia / custo-benefício nos projetos residenciais, comerciais e institucionais. Aplicação dos conhecimentos de luminotecnia nos projetos de interiores/cenografia e decoração.

 

Teoria da Consumo
Professor: Renato Barbosa Fontes
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Estudar o processo de produção, distribuição, circulação e consumo de bens e serviços. Observar os padrões sociais e culturais das trocas e escolhas. Lidar com o comportamento humano e apresentar modelos básicos referentes ao comportamento do consumidor e do produtor que dão suporte às teorias de oferta e demanda do mercado, operando em concorrência perfeita. Discutir os padrões de consumo a partir dos modos de vida (Sociologia Urbana). Investigar, explorar e conceituar uma economia criativa.

 

Tópicos Optativos IV
Professor: Natália Achcar Monteiro Silva       
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Utilização de instrumentos informáticos com ênfase à arquitetura, ao urbanismo e ao design. Conceitos de computação gráfica e suas aplicações em CAD (computer aided design). Metodologia de desenvolvimento de projetos em sistemas assistidos por computador. Criação, armazenamento e manipulação de desenhos bidimensionais. Representação de forma e dimensão. Convenções e normalização. Utilização, de elementos gráficos na interpretação e solução de problemas.

 

4º Período

 

Conforto Ambiental
Professor: Rogerio Mori De Sena
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Noções de conforto térmico ambiental aplicado ao design de interiores. Bioclimatologia humana: clima e exigências humanas quanto ao conforto térmico. Propriedades termo físicas dos materiais e componentes da construção. Controle térmico de ambientes, condicionamento de ar e ventilação. Noções de conforto sonoro aplicado ao design de interiores. Meios de controle do som: planejamento e disposição de isolamento acústico (enfraquecimento e absorção do som); projeto acústico de ambientes internos. Noções de conforto ambiental luminoso aplicado ao design de interiores: estudo do controle da luz nos edifícios com ênfase no estudo da luz natural e suas características físicas.  Planejamento para a luz e métodos de projeto visando conforto.

 

Desenho e Gestão da Produção em Interiores
Professor: Paulo Roberto Duarte Luso Dos Santos
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Elaborar desenho aplicado à prática executiva considerando as linguagens existentes nos diversos setores de produção. Elaborar desenhos sucintos e objetivos, criar interfaces de comunicação envolvendo desde o micro-executor autônomo até uma linha de produção industrial. Discutir desdobramentos na aplicação da linguagem representacional ao executar, orçar, encomendar, comprar, etc. Estudo da gestão e execução do projeto em interiores. Diálogo com diversos profissionais responsáveis pela execução dos projetos. Contratação, orçamento e acompanhamento dos processos executivos das intervenções em interiores.

 

Design de mobiliário
Professor: Camila Marques Zyngier
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Desenvolvimento de projeto de mobiliário, com ênfase nos aspectos técnicos, funcionais e estéticos. Análise e reflexão sobre a exequibilidade do projeto, garantindo sua integridade, detalhes e técnicas de serralheria e marcenaria. Ética e responsabilidade ambiental e ecológica dos designers de ambientes.

 

Legislação e prática profissional
Professor: Maria Lucia M de Oliveira
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Organização das práticas profissionais: montagem de escritórios, relação com fornecedores, clientes e outros profissionais. Elaboração de propostas, contratos. Código de Defesa do Consumidor: relações entre cliente e designer. Direito Autoral. Programação visual, elaboração de currículos e portfólios. Ética profissional. Organizações profissionais.

 

Estúdio Avançado de Interiores II
Professor: Maria Lucia M de Oliveira
Carga Horária: 120 h/a
Ementa:
Elaborar proposta e desenvolver intervenção sob tema livre, à escolha do aluno. Trabalhar todas as etapas do projeto, da concepção ao detalhamento técnico executivo.

 

Psicologia Ambiental
Professor: Manuel Alfonso Diaz Munoz
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Estudar o comportamento humano na relação com o meio ambiente ordenado e definido pelo homem. Verificar a influência que o ambiente exerce sobre as pessoas, as relações que com ele estabelecem, o modo como as pessoas agem, reagem e se organizam. Verificar e discutir a contribuição das intervenções do design para a manutenção e/ou potencialização das relações sociais.

 

Teoria do Design
Professor:Josana Matedi Prates Dias
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Introdução à teoria do design com o objetivo de despertar a capacidade de crítica e reflexiva dos alunos. Os fundamentos teóricos do projeto e sua interpretação. Discussão sobre os procedimentos metodológicos do design. O design como manifestação sócio-cultural.

 

Tópicos Optativos V
Professor: Sander Justino Neves
Carga Horária: 40 h/a
Ementa:
Despertar e qualificar a visão mercadológica, com ênfase nas oportunidades de mercado para a área do Design de interiores. Refletir sobre inovações de empresas nacionais e internacionais que conquistaram seus objetivos a partir de uma visão empreendedora.