Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Notícias / Atuação da enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS) será o tema central do I Fórum de Enfermagem

Atuação da enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS) será o tema central do I Fórum de Enfermagem

Atuação da enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS) será o tema central do I Fórum de Enfermagem

No próximo dia 11, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoverá o I Fórum de Enfermagem. O evento, que terá como tema “O enfermeiro protagonista do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS)”, ocorrerá em duas partes: a primeira será na parte da manhã, na Sala de Multimídia 1, e a segunda parte será na parte da noite, na Sala de Multimídia 4.

O fórum será gratuito e não é necessário se inscrever.

Palestras:

Manhã

Horário: das 08h às 09h40
Local: Sala de Multimídia 1
Tema: Os desafios do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde

Palestrante: Mestre Michelle Timóteo da Silva
Enfermeira graduada pelo IMIH
Especialista em Saúde da Família - UnB
Mestre em Saúde Pública - UFMG
Enfermeira na Prefeitura Municipal de Sabará desde 03/2013 e atual Coordenadora da Atenção Primária à Saúde em Sabará.

Horário: das 10h às 11h40
Local: Sala de Multimídia 1
Tema: Conhecimento, Ética e Coragem

Palestrante: Dr. Wiliam Teixeira Rodrigues.
Enfermeiro Fiscal Coren-MG / Assessor da Diretoria / Coordenador do Departamento de Fiscalização (Defis) do Coren-MG.
Bacharel em Enfermagem pela UNIMONTES.
Intensivista pela Fundação São Camilo.
Experiência na Coordenação do Defis, Saúde da Família, UTI e Clínica Médica e Cirúrgica.


Noite

Horário: das 19h às 20h30
Local: Sala de Multimídia 4
Tema: Práticas Integrativas e Complementares: um novo olhar sobre saúde

Palestrante: Especialista Thiago Moreira
Graduado em Nutrição pela UFOP. Especialista em Psicodrama Sócio Educacional e Organizacional pela Faculdade Novos Horizontes e IMPSI. Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura e Terapias Tradicionais (ABACO). Curso de formação em Fitoterapia Aplicada a Nutrição pela Gran Nutrille e o Curso de Formação em Homeopatia pela IHOM (Instituto de Homeopatia).

Horário: das 21h às 22h
Local: Sala de Multimídia 4
Tema: O atual cenário da Sífilis, HIV e Hepatites Virais no Brasil e a experiência de Betim/MG no enfrentamento dessas infecções

Palestrante: Dra. Yara Alvarenga Drumond
Graduada (1989) em Farmácia pela UFMG com Habilitação em Análises Clínicas-Bioquímica (1990). Possui Mestrado (1994) e Doutorado em Farmacologia (2000) pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e Especialização em Fisiologia. Cursou Farmácia Clínica na Universidad de Chile (1997) e Farmacovigilância pela Organização Mundial de Saúde (1998). Foi professora Adjunta de Farmacologia da PUC/MG (2001-2008). Professora titular de Farmacologia do Centro Universitário Newton Paiva (1999-2014). Trabalhou como Assessora da Superintendência de Assistência ao SUS do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte (2004-2009). Foi assessora da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES/MG (2009-2013) e Farmacologista do Núcleo de Assessoria Técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG), 2003-2009. Atua desde 2009 como farmacologista da CFT da SES/MG, foi presidente e membro da Comissão de Ensino do CRFMG. Desde 2007 é professora do Curso de Medicina da Unifenas-BH e Referência Técnica do Programa Municipal IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Betim (desde 2015).


Para mais informações: