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Pesquisa e Iniciação Científica

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 03/03/2016 18h14, última modificação 18/01/2021 16h49

O desenvolvimento do processo de ensino do Curso de Enfermagem é pautado na articulação do olhar investigativo da pesquisa e das atividades de extensão universitária, ambos com enfoques direcionados não só às necessidades da comunidade acadêmica, mas também às necessidades sociais. É um esforço coletivo que busca vencer as barreiras e entrave que inviabilizam o processo educacional como exercício pleno da cidadania e instrumento real de transformação social.

Dessa forma, a proposta de articulação ensino-pesquisa-extensão possui um amplo comprometimento com o componente humanístico social no processo de formação, evitando reduzir os estudantes a figuras anônimas e indiferentes aos contextos os quais irá vivenciar. Essa conexão deve ser dinâmica, capaz de tornar o processo de formação mais produtivo, devendo ocorrer por iniciativa tanto de docentes como de estudantes. No processo de formação, estudantes e docentes são ambos responsáveis pelos resultados e devem estar atentos à realidade externa, com habilidade para observar as demandas por ela colocadas.

Essas demandas devem repercutir na vivência acadêmica, nas relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem e na transformação dos diferentes contextos. Ou seja, frente às situações identificadas é necessária a interlocução entre o olhar acadêmico e os sujeitos inseridos naquele contexto, buscando mudança por meio de ações integradas. Assim, consegue-se alcançar objetivo essencial que é a transformação da realidade, bem como se produzem subsídios para a pesquisa e a extensão que irão fundamentar e qualificar o ensino por meio de vivências reais.

As ações que contribuem para essa articulação indissociável entre ensino-pesquisa e extensão são:

  • Estimulo à iniciação científica com vistas à preparação para pós-graduação: Promoção do envolvimento de estudantes e docentes em projetos interdisciplinares construídos com os vários cursos da Instituição e a divulgação do conhecimento através de resultados apresentados em eventos científicos e publicações;
  • Aproximação dos alunos de graduação e da pós-graduação em grupos de pesquisa, assim como aproximação dos alunos pesquisadores de áreas de formação diferentes em seminários temáticos de interesse comum;
  • Organização de espaços nas disciplinas que proporcionem o contato com a realidade viva in loco, seja em serviços de saúde, escolas, na comunidade acadêmica seja em áreas de vulnerabilidade social extramuros, estimulando o olhar investigativo para a pesquisa e a proposição de ações de extensão de acordo com a realidade e em conjunto com os sujeitos inseridos nesses espaços;
  • Apropriação das vivências nos diferentes contextos, sejam elas de extensão ou de pesquisa, para a constante reformulação do processo ensino-aprendizagem.

Para que se garanta a efetiva indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem está baseado na Política de pesquisa e de extensão do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix estabelecido pelo Plano de Desenvolvimento Institucional, no qual se estabelecem as seguintes linhas:

  • Saúde: reabilitação do indivíduo, sustentabilidade comunitária, ações preventivas na promoção da saúde, promoção da dignidade humana em relação ao acesso ao atendimento de saúde;
  • Educação: orientação pedagógica, acompanhamento do desenvolvimento integral (intelectual/psicológico) do aluno bolsista, estratégias de formação e capacitação em suporte a diferentes instituições.

Dessa forma, a formação do Enfermeiro em nossa instituição, nos três eixos ensino-pesquisa-extensão, estará permanentemente voltada ao compromisso social e à construção de um sujeito cidadão, dentro das seguintes linhas de pesquisa e orientação.

Docentes Linhas de Pesquisa
Prfª Doutora Gabriela Rossi Ferreira
  • Enfermagem Médico-cirúrgica;
  • Assistência de Enfermagem em Neonatologia e Saúde Materno-infantil;
  • Educação em Saúde;
  • Enfermagem em Saúde Pública - Epidemiologia;
  • Assistência à Saúde de Alta Complexidade;
  • Assistência em Lesões Cutâneas e Ostomias;
  • Transtornos Mentais e Comportamento Humano
Prfª Mestre Mara Martins Ribeiro
  • Saúde Coletiva;
  • Saúde do Idoso;
  • Atenção Domiciliar;
  • Saúde da Família;
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  • Lesões Cutâneas e Ostomias;
  • Políticas Públicas
Prfª Mestre Miriam De Oliveira Alves Ribeiro
  • Saúde Coletiva;
  • Saúde da Criança e Recém-nascido;
  • Cuidados Paliativos;
  • Saúde da Mulher;
  • Saúde e Estética
Prfª Mestre Alessandra Maria Cardoso Chicarelli
  • Políticas Públicas;
  • Bioética;
  • Atenção Domiciliar;
  • Saúde da Família;
  • Enfermagem em Saúde Pública - Epidemiologia;
  • Enfermagem em Saúde Mental.

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