Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Notícias / Enfermagem realiza aula magna sobre ética no cuidar

Enfermagem realiza aula magna sobre ética no cuidar

por Isabela Carvalho publicado 31/08/2018 15h14, última modificação 31/08/2018 15h09
Enfermagem realiza aula magna sobre ética no cuidar
Com o objetivo de formar profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho e preocupados com o bem-estar dos pacientes, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou no dia 30 de agosto uma aula magna com o tema “Ética no Processo do Cuidar”. A aula, que reuniu alunos de todos os períodos do curso e profissionais da área da saúde em geral, foi ministrada pelo professor e doutor e Bioética, Julio Cesar Santana.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Miriam Ribeiro, falou sobre a importância de se discutir ética com profissionais em formação. “A ética é fundamental principalmente para o profissional da área de saúde. Ele precisa saber o que é da sua autonomia, quais são suas responsabilidades. O processo de cuidar dentro da enfermagem é muito amplo e, mais do que nunca, precisamos da ética, da postura e da boa conduta dos profissionais”, reforçou.

O palestrante, Julio Santana, destacou que é fundamental pensar sempre no ser humano no processo de cuidar. “É importante discutir a questão ética no processo do cuidar porque ela lida com a questão que se esbarra na dignidade humana. Apesar das melhorias tecnológicas e na estrutura física dos espaços, é preciso ter sensibilidade humana, entender o outro na sua subjetividade, pois, do contrário, algo pode ficar fragmentado”, explicou.

Ainda de acordo com o palestrante, discutir o processo do cuidar na academia ajuda a formar profissionais mais conscientes e responsáveis. “É preciso se colocar no lugar do outro, pensar em ‘como você gostaria de ser cuidado?’. Discutir isso na academia forma profissionais com uma consciência mais fortalecida e amadurecida. Hoje a gente vê um mundo em tudo é muito rápido, muito mecânico e frio.
As pessoas não param para conversar e a gente não pode perder a nossa essência”, reforçou Julio.

Nesse sentido, a professora do curso de Enfermagem, Camila Santos, reforçou a importância do tema para a academia. “O evento tem o caráter de promove uma discussão mais ampliada sobre a ética do cuidado de enfermagem. Acho importante a gente discutir isso, pois nos faz refletir sobre vários aspectos da nossa prática profissional e do nosso papel enquanto academia na formação ética, humana e no desenvolvimento reflexivo do profissional a ser formado na instituição”, finalizou.

O palestrante

Julio Cesar Santana é doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - São Paulo (2014) e coordena cursos de graduação e pós-graduação na área, atua como escritor e pesquisador.

Veja mais fotos dos evento (passe o mouse sobre a foto):

Aula Magna Enfermagem