Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Notícias / Izabela Hendrix realiza II Fórum de Enfermagem

Izabela Hendrix realiza II Fórum de Enfermagem

por Isabela Carvalho publicado 14/05/2019 12h17, última modificação 14/05/2019 12h17
Izabela Hendrix realiza II Fórum de Enfermagem

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realiza o II Fórum de Enfermagem com o tema “Os desafios da Enfermagem para a prática com qualidade e humanização”. O evento, que é voltado a alunos do curso e demais interessados, ocorre nos dias 14 e 15 de maio, no campus Praça da Liberdade.

Dentro do tema central, o evento irá discutir subtemas como humanização do parto, segurança do paciente, importância do currículo Lattes, atuação do enfermeiro nos dias de hoje e a judicialização na saúde.

O fórum é organizado pela coordenadora do curso de Enfermagem, professora Miriam Ribeiro, e pelas professoras Camila Augusta, Gabriela Rossi e Mara Martins. 

II FÓRUM DE ENFERMAGEM

“Os Desafios da Enfermagem para a Prática com Qualidade e Humanização”

14 de maio (terça-feira) –Multimídia 4 
19h- Enfª Vanessa Aveline
Palestra: Humanização do Parto
Graduada em Enfermagem pela PUC/MG (2011). Pós-graduada em Obstetrícia e Neonatologia pela IEP Santa Casa/BH. Doula formada pelo GAMA/SP em 2008. Multiplicadora do Parto Normal – Secretaria de Saúde de Belo Horizonte. Mediadora das rodas da ONG Bem Nascer por 6 anos. Fundadora e Sócia do MG Doulas. Atua na Saúde da Mulher e da Criança há 10 anos, com práticas assistenciais baseadas em evidências científicas.

20h30 – Coffebreak
21h – Mesa Redonda: Egressas do Izabela Hendrix e o mercado de trabalho

 

15 de maio (quarta-feira - manhã) - Multimídia 4
8h – Enfª Juliana Silveira
Palestra: Qualidade da Assistência e Segurança do Paciente
Graduada em Enfermagem pela PUC/MG (2008). Pós MBA em Liderança pelo Ibmec (2018). Especialista em Gestão de Saúde pelo MBA Executivo em Administração na FGV/MG (2017), especialista em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências pela ENSP/Fiocruz (2017), especialista em Qualidade no Serviço de Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas/MG (2014). Certificada no Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA. Avaliador do SGQ metodologia ONA pela Instituição Acreditadora Det Norske Veritas Certificadora – DNV. Colaborador da Câmera Técnica COREN MG. Docente nos cursos de Pós-Graduação no IEP SCBH e Pitágoras. Gerente da Qualidade no Grupo Santa Casa BH, membro do Comitê de Gerenciamento de Risco Assistencial, Núcleo de Segurança do Paciente e Serviço de Efetividade Clínica. Gestora Executiva do projeto do DRG. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em urgência e emergência em Pronto Atendimento e Pronto Socorro, gestão da qualidade, gestão de risco, gestão hospitalar.

09h30 – Coffebreak
10h – Dra. Juliana Hermont de Melo
Palestra: O exercer da Enfermagem no século XXI
Advogada, professora de ética, bioética e biodireito no magistério superior há 17 anos tanto a graduação quanto na pós-graduação para as três áreas do conhecimento. graduada em direito, especialista em direito e bioética pela PUC/MINAS, mestre em teologia moral pela FAJE Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG.

15 de maio (quarta-feira – noite) Multimídia 4
19h - Msc.Cláudia Barbosa Assunção
Palestra: A importância do Currículo Lattes na saúde
Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. Participou do Programa de vocação Científica - PROVOC no laboratório de Pesquisas Clínicas, Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ em (2005). Atuou como Apoio Técnico no laboratório de Micologia no Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (2011-2013) onde também foi aluna de Iniciação Científica e trabalhou com diagnóstico de leishmaniose, hanseníase, micoses sistêmicas e superficiais e taxonomia de fungos (2013). Mestre em Bioinformática, Departamento de Bioquímica e Imunologia, Laboratório de Genética e Bioquímica LGB pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG orientada pela Prof. Dra Andréa Macedo no qual caracterizou computacionalmente proteínas hipotéticas de Trypanosoma cruzi (2014-2016). Atualmente é doutoranda no Laboratório de Micologia do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte-IEP-SCBH orientada pela Prof. Dra Rachel Basques Caligiorne. Atua buscando marcadores moleculares por meio das ferramentas de bioinformática, para o desenvolvimento de testes diagnósticos de micoses sistêmicas, leishmaniose e hanseníase. Estuda a filogenia e evolução de quinases nos fungos negros tema se sua tese. Colabora em outros trabalhos na busca de marcadores para diagnóstico de câncer por detecção de polimorfismos. Participa da equipe de gerenciamento de descarte de resíduos do laboratório, treinando novos alunos e estagiários quando ao descarte correto de resíduos. É professora dos cursos de aperfeiçoamento da escola técnica Genoma, lecionando para alunos do curso de enfermagem nas disciplinas de nefrologia e oncologia.

20h30 – INTERVALO
21h – Bernardo Augusto Ferreira Duarte
Palestra: A Judicialização na Saúde
Mestre em Direito Público Especialista em Direito Constitucional Assessor de Gabinete na Procuradoria da República em Minas Gerais Professor de Direito Constitucional e Teoria do Direito Aprovado no Concurso de Defensor Público em Pernambuco