Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Notícias / Izabela realiza exames preventivos e oficinas voltadas para mulheres no Outubro Rosa

por Isabela Carvalho publicado 05/11/2018 13h11, última modificação 05/11/2018 13h11

Os cursos de Enfermagem e Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveram, nos dias 25, 30 e 31 de outubro, o evento “Outubro Rosa: quem ama se cuida - conhecendo o corpo feminino”. Em parceria com o laboratório de Citologia Gênesis, os cursos realizaram, gratuitamente, exames preventivos ao câncer de útero e mama para as colaboradoras da instituição.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Miriam Ribeiro, falou sobre a importância de realizar as atividades com os alunos da graduação. “Ter a oportunidade de se praticar aquilo que e visto em aula, realizar uma coleta e ter uma experiência clínica, motiva os alunos e faz que fiquem mais ativos em relação ao curso”, explicou.

O acadêmico de enfermagem, Rogério Junior, falou sobre como a experiência ajuda a prepará-los para o mercado de trabalho. “Com essa oportunidade, temos uma construção científica grande para nossa carreira, pois realizar os exames ajuda em nossa construção profissional”, afirmou.

A estudante, Ana Carolina Bastos, explicou a importância de fazer os exames preventivos. “Os exames devem ser feito uma vez por ano e têm o objetivo de rastrear o câncer do colo de útero e mama. Mas, além disso, ele é capaz de detectar outras doenças sexualmente transmissíveis”, pontuou.

Prevenção

No dia 25 de outubro, foi feita a coleta dos exames e avaliação clínica das mamas. A coordenadora do curso de Enfermagem, Miriam Ribeiro, explicou a importância para o Izabela de promover os cuidados com a saúde feminina. “Muitas mulheres não tem a oportunidade de realizar os exames preventivos em suas cidades, seja por questões de trabalho ou até mesmo de logística. Diante disso, a proposta é que o Izabela, por meio da coleta, trabalhe a prevenção e a promoção da saúde da mulher, mostrando o olhar sensível para a causa”, informou.

Oficinas

Nos dias 30 e 31 de outubro, o curso realizou as oficinas “Prevenção do Câncer de Mama – a importância do auto-exame”, “Mitos e verdades sobre métodos contraceptivos” e “Prevenção do Câncer de colo de útero”, que foram abertas a comunidade acadêmica.

A professora do curso de enfermagem, Camila Augusta, falou sobre a importância de ministrar as oficinas e os objetivos delas. “A ideia é conscientizar a população feminina sobre a importância do rastreamento do câncer de mama e de colo de útero e como o autoexame é uma peça importante nessa conscientização. A cada ano observamos o aumento do número de casos notificados no Brasil e é importante que a mulher receba informações de como se autoexaminar para identificar uma lesão nos seios e procurar um médico, pois, quanto mais cedo ela identificar os sintomas, mais chance de se curar ela tem”, explicou.

Além das oficinas a instituição recolheu lenços para doar as mulheres em tratamento do câncer de mama, do Hospital Mario Penna.

Veja mais sobre o evento (passe o mouse sobre a foto).

outubro rosa