Você está aqui: Página Inicial / Enfermagem / Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 02/09/2021 14h35

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do seu curso (Resolução CNE/CES 3 de 7 de novembro de 2001), tem como perfil, o enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com visão interdisciplinar, com competências e habilidades para atender e intervir sobre os problemas/situações de saúde – doenças mais prevalentes na paisagem epidemiológica nacional observando as situações regionais mais necessitadas e as dimensões biopsicossociais dos determinantes de cada caso, atuando como agente de mudança.

Sua atuação deve entrelaçar a responsabilidade social e o compromisso com a cidadania analisando os problemas e procurando soluções sempre como promotor da saúde integral do ser humano, posicionando eticamente em defesa dos direitos individuais e coletivos. Reconhecendo seu papel de educador atuando como multiplicador de conhecimento, produzindo-o e transmitindo-o.

Na formação do graduando, trabalham-se as competências que lhe permitam atualização contínua e permanente para que possa acompanhar as transformações e inovações de sua realidade profissional. Além de competências humanísticas, que são introduzidas com a finalidade de diferenciar as competências específicas (técnicas), isto é, próprias da atuação do Enfermeiro como um profissional especializado. Elas estão ligadas à capacidade de lidar com as inúmeras variáveis possíveis de se considerar quando as pessoas estão envolvidas, e são desenvolvidas em disciplinas do curso e atividades ao longo do curso, utilizando como estratégias de ensino-aprendizagem diferentes metodologias ativas.

A formação do Enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício da profissão e deve atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe. As competências, no Curso de Enfermagem são trabalhadas durante toda a formação do futuro profissional enfermeiro por meio de conteúdos programáticos interdisciplinares e atividades, além de participação dos estudantes em projetos de extensão e de pesquisa.

Assim, o curso de Enfermagem Izabela Hendrix, objetiva formar um profissional que possa interagir no processo saúde-doença de acordo com o quadro sanitário e perfil epidemiológico nacional e de sua base de atuação. Um enfermeiro capaz de assumir o compromisso e responsabilidade social direcionando seu trabalho para um enfoque multidisciplinar e interdisciplinar, em busca de constante atualização, diante do mundo globalizado.

Aliando o desafio proposto pela visão institucional os novos enfermeiros estarão preparados para novas articulações e, principalmente, novas posturas: tais como pensar criticamente; tomar decisões; ser líder; atuar em equipe- multiprofissional; planejar estrategicamente para contínuas mudanças; administrar e gerenciar os processos de trabalho em saúde e a equipe de enfermagem; aprender e ensinar permanentemente; defender a saúde individual e coletiva; atuar sob a luz das diretrizes do SUS.