Você está aqui: Página Inicial / Música / Notícias / Música realiza mais uma edição do seminário do curso

Música realiza mais uma edição do seminário do curso

por Isabela Carvalho publicado 08/07/2019 18h36, última modificação 08/07/2019 18h36
Música realiza mais uma edição do seminário do curso

O curso de Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, nos dias 28 de junho e 1º de julho, mais uma edição do seminário que ocorre semestralmente. Esse semestre, o evento contou com um workshop especial, realizado pelo integrante do grupo do Barbatuques, professor Charles Raszl, além das apresentações artísticas dos alunos do curso no segundo dia.

O coordenador do curso de música, professor Neylson Crepalde, falou sobre a realização de mais uma edição do seminário. “Esse é o evento mais importante do curso de música, porque gera a oportunidade de trazer profissionais de relevância no cenário musical do Brasil e do mundo. Além disso, o evento dá aos alunos a oportunidade de apresentar para toda a comunidade a produção de conhecimento artístico que está sendo feita ao longo do curso. O evento também é importante, pois todo músico vive em função do momento da performance. Por isso, os alunos têm grande expectativa para a apresentação dos trabalhos em que podem se expressar”, explicou.

Workshop Especial

No primeiro dia do evento, os alunos participaram de um workshop apresentado pelo músico Charles Raszl, que comentou sua participação no evento. “O workshop apresentado é de música corporal, na gestualidade das danças brasileiras. A oficina agrega no sentido do espírito de grupo, de comunidade e um desdobramento técnico, uma explicação de como realizar um ritmo e fazer a associação com a manifestação popular”, comentou.

A professora do curso de música, Marina Brukers, falou sobre o palestrante convidado e a contribuição do evento na carreira dos alunos do curso. “Além de ter um trabalho de percussão corporal, o que se destaca no trabalho dele é a interdisciplinaridade de abordar canto, atividade teatral, dança e ritmos brasileiros. Acredito que essa junção de estilos acrescenta aos alunos, porque a arte se completa”, explicou.

Apresentação dos alunos

O segundo dia do seminário, contou com a apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos ao longo do semestre. Foram realizadas apresentações de teclado, violão, percussão e canto. Os estudantes do curso tiveram a oportunidade de se apresentar para seus convidados, amigos e familiares.

A aluna do 5° período do curso Liliana Silvestre comentou sobre a apresentação. “A apresentação é o resultado dos estudos que foram realizados no início semestre, então é muito importante por ser o nosso trabalho. A expectativa sempre é grande, porque vêm familiares, amigos e é uma alegria compartilhar isso com eles”, afirmou.

A estudante do 3° período Dorothy Ferreira falou sobre a importância do seminário. “Acredito que esse seminário seja um dos eventos mais importantes da faculdade, por promover o intercâmbio não apenas entre os alunos, mas do aluno com a comunidade, com os familiares e amigos. É importante celebrar a evolução a cada processo nosso aqui dentro da faculdade”, comentou.

Samuel André, aluno do 2°período, falou sobre importância do seminário e a contribuição das apresentações na vida acadêmica. “A importância é mostrar o trabalho de cada um e aplicar as competências e modalidades do curso, como a área de percussão e instrumento arranjador harmônico. Além de conhecer mais da música, não só a teoria, mas a prática”, finalizou.

O seminário de música ocorre semestralmente, desde 2008, e é parte do fechamento do semestre acadêmico.