Pesquisa e Iniciação Científica
Em discussões para a elaboração do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), foi estabelecida uma visão mais consistente do endereçamento das políticas acadêmicas, desencadeando o processo de definição das Linhas Curriculares Institucionais (LCIs). Para tal, o currículo foi entendido em sua visão macro, conforme o consagrado nessa área de conhecimento: isto é, tudo o que se produz no Centro
Universitário Metodista Izabela Hendrix com a intencionalidade educativa.
Assim, as LCI’s orientam o percurso de todos os cursos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As mesmas compõem as grandes ênfases curriculares institucionais que refletem, em síntese, qual é a intenção e missão da Educação Superior na Metodista de Minas. As linhas, dentro das vocações da casa, expressam ao mesmo tempo os reflexos da história (o instituído) e o presente (instituído-instituinte), sinalizando o rumo que se quer imprimir às ações (instituinte de um “novo” instituído).
As LCI’s não se confundem com as Linhas de Pesquisa. Por serem mais amplas, as LCI’s abarcam as Linhas de Pesquisa, mas também estende suas ações às linhas do ensino e da extensão. As linhas Curriculares Institucionais que ficaram definidas e aprovadas no CONSUN foram:
a) Saúde Integral e Coletiva;
b) Modos de Vida Criativos e Sustentáveis;
c) Processos Educativo-Culturais socialmente responsáveis. (licenciaturas)
O Núcleo de Formação de Docentes vem contribuindo, com seu trabalho para a consolidação da LCI Processos Educativos-Culturais socialmente responsáveis. Trabalho este que deu origem a uma área de concentração de estudos, pesquisa e extensão do Núcleo de Formação Docente denominada de: Educação em contexto urbano.
Acesse algumas pesquisas interessantes da área de Música:
- Produção cultural: o consumo cultural e de extensão universitária
- A música como processo de humanização hospitalar
- Editorial: o papel da educação na integração social
- A importância da cultura afro-brasileira dentro das escolas
- A produção musical e o processo de musicalização por meio de softwares de gravação
- A relação entre o repertório e a tessitura vocal de idosas integrantes de um coral em Belo Horizonte: um estudo de caso
- A utilização de recursos da computação para a prática de flauta doce no ensino regular
- A música como recurso para o desenvolvimento do projeto de humanização realizado no Hospital Municipal Odilon Behrens
- Educação musical no ensino fundamental: formação de educadores musicais para a prática docente instrumental na educação básica
Acesse aqui e conheça os Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica