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Pesquisa e Iniciação Científica

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 04/03/2016 12h55, última modificação 10/06/2016 17h52

Em discussões para a elaboração do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), foi estabelecida uma visão mais consistente do endereçamento das políticas acadêmicas, desencadeando o processo de definição das Linhas Curriculares Institucionais (LCIs). Para tal, o currículo foi entendido em sua visão macro, conforme o consagrado nessa área de conhecimento: isto é, tudo o que se produz no Centro
Universitário Metodista Izabela Hendrix com a intencionalidade educativa.

Assim, as LCI’s orientam o percurso de todos os cursos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As mesmas compõem as grandes ênfases curriculares institucionais que refletem, em síntese, qual é a intenção e missão da Educação Superior na Metodista de Minas. As linhas, dentro das vocações da casa, expressam ao mesmo tempo os reflexos da história (o instituído) e o presente (instituído-instituinte), sinalizando o rumo que se quer imprimir às ações (instituinte de um “novo” instituído).

As LCI’s não se confundem com as Linhas de Pesquisa. Por serem mais amplas, as LCI’s abarcam as Linhas de Pesquisa, mas também estende suas ações às linhas do ensino e da extensão. As linhas Curriculares Institucionais que ficaram definidas e aprovadas no CONSUN foram:

a) Saúde Integral e Coletiva;
b) Modos de Vida Criativos e Sustentáveis;
c) Processos Educativo-Culturais socialmente responsáveis. (licenciaturas)

O Núcleo de Formação de Docentes vem contribuindo, com seu trabalho para a consolidação da LCI Processos Educativos-Culturais socialmente responsáveis. Trabalho este que deu origem a uma área de concentração de estudos, pesquisa e extensão do Núcleo de Formação Docente denominada de: Educação em contexto urbano.

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