Você está aqui: Página Inicial / Música / Programas e Projetos

Programas e Projetos

por kesia.ventura — publicado 04/11/2015 13h54, última modificação 05/11/2015 14h56

Os projetos de extensão buscam oferecer aos alunos do curso de licenciatura em música, a oportunidade de vivenciar a prática de ensino em uma instituição de ensino básico, o Colégio Metodista Izabela Hendrix, além da disciplina curricular estágio supervisionado, durante a graduação.

Formar professores reflexivos e produtores de conhecimento baseados em suas próprias experiências práticas e, em contrapartida, oportunizar aos participante do projeto uma experiência musical efetiva, independente do local de atuação é a proposta do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Objetivo geral:

Oportunizar aos alunos do curso de Licenciatura em Música a prática docente inserida no contexto do ensino regular por meio da realização de oficinas de prática instrumental, complementando as atividades realizadas na disciplina de educação musical oferecida de forma curricular, com a prática instrumental.

Objetivo específico:

- Capacitação dos alunos do curso de licenciatura em música para docência na prática musical em grupo; 
- Complementar, através da prática instrumental, o trabalho de educação musical realizado no ensino regular; 
- Desenvolver nos alunos da educação básica a habilidade e fluência na prática instrumental e vocal por meio da realização de oficinas; 
- Permitir, aos alunos do colégio, o contato com as diferentes culturas musicais através do repertório escolhido para a prática instrumental; 
- Produção de material didático para oficinas instrumentais no ensino regular;

Justificativa:

A formação dos educadores musicais para a prática de ensino na educação básica tem sido um assunto bastante discutido atualmente demonstrando necessidade de uma formação cada vez mais associada às realidades sociais escolares, preparando os futuros educadores musicais para uma prática de ensino condizente com o cotidiano da escola. 

Objetivando proporcionar a seus alunos um ensino de Tempo Integral com a tradicional qualidade característica do Colégio Metodista Izabela Hendrix, no ano de 2009 sua grade do ensino regular passou por uma reformulação. Visando contribuir com as alterações propostas, tendo em vista proporcionar aos alunos do colégio um ambiente de integração e socialização por meio da prática coletiva, a vivência da prática musical no próprio ambiente escolar, bem como tendo em conta a presença do colégio e do centro universitário no mesmo ambiente, essa proposta tem o intuito de dar uma oportunidade de inserção dos alunos do curso de Licenciatura em Música por meio de um projeto de extensão visando a prática docente supervisionada durante o mesmo, ao contrário da prática atual que tem se pautado em modelos tradicionais, concentrando estas atividades ao final do curso, proporcionando maior integração e convivência entre ambos, minimizando o distanciamento da formação docente e o sistema de ensino da educação básica conforme destaca o parecer do CNE/CP 009/2001.

Metodologia:

Participarão do projeto docentes do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, quatro acadêmicos/as extensionistas cursando a partir do 2º período da graduação do Curso de Licenciatura em Música. 

Inicialmente, serão selecionados alunos/as que apresentem fluência em algum instrumento musical e/ou canto, bem como experiência prévia no ensino de música. 

Após a seleção, os extensionistas/estagiários passarão por encontros iniciais para apresentação da proposta de ensino do colégio e adequação do projeto à dinâmica escolar visando ao bom andamento do mesmo. 

Dentre as ações previstas encontram-se: 

- Realização semanal de oficinas de Musicalização, Flauta Doce, Percussão e Prática Musical Coletiva para os alunos regulares do Colégio Metodista Izabela Hendrix;
- Produção e pesquisa de material de apoio para as oficinas;
- Produção científica das atividades realizadas durante o primeiro e segundo semestres.

CORAL IZABELA HENDRIX

O projeto consiste em participação na prática de canto coral, de maneira aberta e gratuita à comunidade, com ensaios semanais e apresentações em eventos.

Coordenação do Projeto:

2012 - 2013: Profa. Débora Andrade
2013 - 2014: Prof. Neylson Crepalde

Objetivo Geral: Proporcionar a prática de canto coral à comunidade do CEUNIH e de seu entorno.

Objetivo Específico: Proporcionar maior integração, socialização, contato e acesso à arte do canto coral.

Metodologia: Ensaios semanais noturnos; apresentações eventuais conforme demanda.

Maiores informações podem ser obtidas aqui: http://www.izabelahendrix.edu.br/novo/exmonitoria.php

Projeto de extensão "Oficina de Práticas Musicais do Colégio Izabela Hendrix"

O projeto consiste em uma parceria técnica para realização de oficinas de prática instrumental, realizada entre o Curso de Licenciatura em Música e o Colégio, ambos pertencentes ao Instituto Metodista Izabela Hendrix.

Coordenação do Projeto:
2009 - 2010: Profa. Scheila Lima e Prof. Leonardo Barreto
2011: Prof. Guilherme Castro
2012 -2014: Prof. Avelar Jr.
Carga horária semanal: 20 horas

Monitoria e PINA (Programa Institucional de Nivelamento Acadêmico)

O Curso de música do Izabela Hendrix possui um programa de Monitoria constante e semestral, principalmente para as disciplinas Teoria e Percepção Musical, Flauta doce e Percussão, como forma de auxílio complementar à formação dos alunos com mais dificuldades e de promover um nivelamento das habilidades específicas requeridas pelo curso. Além disso semestralmente, promove mini-cursos de Nivelamento em Teoria e Percepção Musical, também como forma de prover maior inclusão aos alunos com mais dificuldades nessa área. Tudo isso é oferecido de forma gratuita. Assim, questões relativas às habilidades específicas podem ser tratadas de maneira inclusiva, com o aluno já participando do curso, sem que haja necessidade de prova de habilidade específica no Vestibular. Maiores informações podem ser obtidas aqui: http://www.izabelahendrix.edu.br/novo/exmonitoria.php